Breaking News
Home / Biologia / Flora no Brasil

Flora no Brasil

PUBLICIDADE

Flora Brasileira

Quando falamos na flora brasileira, nos referimos a uma das maiores biodiversidades do planeta. Segundo projeções, o Brasil abriga níveis excepcionais de biodiversidade, com flora  estimada em 41.000 espécies.

Isso se deve, inclusive, aos mais diversos biomas existentes no País, que o configuram como um lugar com características únicas e muito distintas conforme a região estudada.

São seis biomas: Cerrado, Caatinga, Amazônia, Mata Atlântica, Pantanal e Pampas.

Cada bioma apresenta características que os tornam único, com espécies vegetais que, muitas vezes, só ocorrem neles. Essas espécies são, portanto, chamadas de espécies endêmicas. Entre os biomas, podemos destacar o Cerrado, conhecido como a savana brasileira, com cerca de dez mil espécies de vegetais que já passaram por identificação.

Também há a Caatinga, caracterizada por espécies vegetais adaptadas a condições de clima seco e quente, com plantas rústicas, apresentando espinhos e ausência de folhas. Outro bioma é a Amazônia, considerada a maior floresta tropical do mundo, apresentando vegetação arbórea. Este bioma é muito importante, pois auxilia na formação de “rios voadores”, por conta da evapotranspiração, ou seja, a transpiração feita pelas árvores, que auxiliam na formação de nuvens, as quais atuam no regime pluviométrico de outras regiões.

O Brasil também conta com o bioma Mata Atlântica, com mais de 20 espécies registradas, muitas das quais são endêmicas, sendo considerada um hotspot. Por hotspot se entende uma região considerada com uma grande riqueza biológica e níveis de ameaça de destruição muito grande. A Mata Atlântica faz parte de outras 33 regiões do planeta consideradas como um hotspots.

Flora do Brasil

Outro bioma é o Pantanal, uma das maiores planícies alagadas do mundo,contando com vegetais provenientes de outros biomas, com poucas espécies endêmicas. O Brasil também apresenta o bioma Pampas, caracterizado por uma flora com espécies vegetais com predominância de gramíneas, sendo possível encontrar também cactáceas e leguminosas.

É importante destacar que a flora brasileira corre grandes riscos, por conta dos avanços da urbanização, desmatamento, queimadas, falta de fiscalização, expansão agrícola, entre outras ações antrópicas (do ser humano).

Juliano Schiavo
Escritor, jornalista, biólogo e mestre em Agricultura e Ambiente

Referências Bibliográficas

ALEIXO, Alexandre Luis Padovan et al. Mudanças climáticas e a biodiversidade dos biomas brasileiros: passado, presente e futuro. 2010.

PINTO, Luiz Paulo et al. Mata Atlântica Brasileira: os desafios para conservação da biodiversidade de um hotspot mundial. Biologia da conservação: essências. São Carlos: RiMa, p. 91-118, 2006.

LEOPOLDO, Paulo Rodolfo et al. Estimativa de evapotranspiração de floresta amazônica de terra firme. Acta Amazonica, v. 12, p. 23-28, 1982.

MARTINELLI, Gustavo; MORAES, Miguel Avila. Livro vermelho da flora do Brasil. 2013.

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Esporos

PUBLICIDADE Definição Os esporos são a unidade reprodutiva unicelular de plantas não-florescentes, bactérias, fungos e …

Evolução Convergente

Evolução Convergente

PUBLICIDADE Definição de Evolução Convergente Evolução convergente é o processo no qual organismos que não estão …

Hominídeos

PUBLICIDADE As definições recentes mais usadas são: Hominídeo – o grupo que consiste em todos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.