Breaking News
Home / Biologia / Flora no Brasil

Flora no Brasil

PUBLICIDADE

Flora Brasileira

Quando falamos na flora brasileira, nos referimos a uma das maiores biodiversidades do planeta. Segundo projeções, o Brasil abriga níveis excepcionais de biodiversidade, com flora  estimada em 41.000 espécies.

Isso se deve, inclusive, aos mais diversos biomas existentes no País, que o configuram como um lugar com características únicas e muito distintas conforme a região estudada.

São seis biomas: Cerrado, Caatinga, Amazônia, Mata Atlântica, Pantanal e Pampas.

Cada bioma apresenta características que os tornam único, com espécies vegetais que, muitas vezes, só ocorrem neles. Essas espécies são, portanto, chamadas de espécies endêmicas. Entre os biomas, podemos destacar o Cerrado, conhecido como a savana brasileira, com cerca de dez mil espécies de vegetais que já passaram por identificação.

Também há a Caatinga, caracterizada por espécies vegetais adaptadas a condições de clima seco e quente, com plantas rústicas, apresentando espinhos e ausência de folhas. Outro bioma é a Amazônia, considerada a maior floresta tropical do mundo, apresentando vegetação arbórea. Este bioma é muito importante, pois auxilia na formação de “rios voadores”, por conta da evapotranspiração, ou seja, a transpiração feita pelas árvores, que auxiliam na formação de nuvens, as quais atuam no regime pluviométrico de outras regiões.

O Brasil também conta com o bioma Mata Atlântica, com mais de 20 espécies registradas, muitas das quais são endêmicas, sendo considerada um hotspot. Por hotspot se entende uma região considerada com uma grande riqueza biológica e níveis de ameaça de destruição muito grande. A Mata Atlântica faz parte de outras 33 regiões do planeta consideradas como um hotspots.

Flora do Brasil

Outro bioma é o Pantanal, uma das maiores planícies alagadas do mundo,contando com vegetais provenientes de outros biomas, com poucas espécies endêmicas. O Brasil também apresenta o bioma Pampas, caracterizado por uma flora com espécies vegetais com predominância de gramíneas, sendo possível encontrar também cactáceas e leguminosas.

É importante destacar que a flora brasileira corre grandes riscos, por conta dos avanços da urbanização, desmatamento, queimadas, falta de fiscalização, expansão agrícola, entre outras ações antrópicas (do ser humano).

Juliano Schiavo
Escritor, jornalista, biólogo e mestre em Agricultura e Ambiente

Referências Bibliográficas

ALEIXO, Alexandre Luis Padovan et al. Mudanças climáticas e a biodiversidade dos biomas brasileiros: passado, presente e futuro. 2010.

PINTO, Luiz Paulo et al. Mata Atlântica Brasileira: os desafios para conservação da biodiversidade de um hotspot mundial. Biologia da conservação: essências. São Carlos: RiMa, p. 91-118, 2006.

LEOPOLDO, Paulo Rodolfo et al. Estimativa de evapotranspiração de floresta amazônica de terra firme. Acta Amazonica, v. 12, p. 23-28, 1982.

MARTINELLI, Gustavo; MORAES, Miguel Avila. Livro vermelho da flora do Brasil. 2013.

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Risco Biológico

PUBLICIDADE Definição de Risco biológico Os perigos biológicos ou Riscos biológico são substâncias orgânicas que representam uma ameaça …

Carragenina

PUBLICIDADE Definição de Carragenina A carragenina é um aditivo alimentar comum extraído de algas vermelhas, usada principalmente …

Algas Vermelhas

PUBLICIDADE Definição de Algas Vermelhas Todas as algas marinhas podem ser amplamente divididas em três …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.