Breaking News
Home / Biologia / Rizoma

Rizoma

PUBLICIDADE

O conceito botânico de rizoma

rizoma é derivado da palavra grega que significa “um punhado de raízes”.

Normalmente, rizomas são confundidos com raízes; podem parecer raízes, mas são, na verdade, hastes de plantas modificadas e avançadas.

Uma haste horizontal, geralmente subterrâneo, que muitas vezes envia raízes e brotos de seus nós.

Uma haste espessada que cresce horizontalmente abaixo ou na superfície do solo.

Rizoma – Definição

Rizoma: caule subterrâneo, mais ou menos horizontal.

Possuem uma estrutura caulinar que algumas plantas possuem.

Caracteriza-se por crescer na horizontal, e tem uma função de reserva nutritiva bem como de reprodução assexuada, através do alongamento e posterior separação de partes do mesmo.

rizoma é um caule subterrâneo horizontal que envia brotos e raízes. Pode atuar como um órgão de armazenamento nas plantas, especialmente quando situado no subsolo.

Rizoma – O que é

Muitas vezes nos referimos à parte subterrânea de uma planta como suas “raízes”, mas às vezes isso não é tecnicamente correto. Existem várias partes de uma planta que podem crescer no subsolo, dependendo do tipo de planta e da parte que você está olhando. Uma parte comum da planta subterrânea, que não deve ser confundida com uma raiz, é o rizoma.

Em Botânica, rizoma é um tipo de caule que algumas plantas possuem.

Ele cresce horizontalmente e é geralmente subterrâneo, mas também pode ter porções aéreas.

Estrutura-se de forma decentralizada, em contraponto ao modelo arbóreo, que é centralizado e regido por uma hierarquia.

Rizoma é um caule, em forma de raiz, frequentemente subterrâneo, mas também podendo ser aérea, rico em reservas nutrientes, e que se caracteriza pela capacidade de emitir novos ramos.

rizoma pode estar presente em várias plantas, como por exemplo, a bananeira e gengibre.

A definição botânica de rizoma: Rizoma é a extensão do caule que une sucessivos brotos.

A grama é um exemplo bastante conhecido de planta rizomática, assim como o bambu e a cana-de açúcar.

Rizoma
Grama

Rizoma
Cana-de-açúcar

Rizoma – Caule

Tecnicamente, um rizoma é um caule que cresce no subsolo. Geralmente cresce horizontalmente, logo abaixo da superfície do solo.

Uma vez que é um caule, ele tem nós e é capaz de lançar outros caules, geralmente direto para cima e acima do solo.

Isso significa que um pedaço do que parece ser várias plantas individuais agrupadas próximas umas das outras pode, na verdade, ser todas brotos da mesma planta, colocados pelo mesmo rizoma.

Os rizomas também são usados pela planta para armazenar energia, uma vez que são mais grossos do que os caules acima do solo e sob o solo, onde estão protegidos contra temperaturas de congelamento.

Muitas plantas perenes de clima frio têm rizomas e usam esse armazenamento de energia para sobreviver no inverno.

Por se espalharem furtivamente e serem difíceis de matar, os rizomas podem ser a fonte de alguns problemas sérios com ervas daninhas. Algumas plantas brotam até mesmo de um minúsculo fragmento de rizoma, o que significa que erradicar certas ervas daninhas pode ser muito difícil. Da mesma forma, pode ser muito útil se você estiver procurando por uma cobertura vegetal duradoura e extensa no jardim.

Tipos de rizomas

Eles são divididos em dois tipos: densos e corrido.

Rizomas densos crescem verticalmente. Eles produzem raízes na parte inferior, enquanto os brotos crescem verticalmente a partir dos nós. Eles têm entrenós curtos. Por exemplo, o rizoma de gengibre permanece compactado e não se es

palha pelo solo. Por outro lado, os rizomas em execução se espalham horizontalmente no subsolo, no subsolo ou acima do solo, mas intimamente intactos.

Esses rizomas estendem raízes e brotos dos nós. Os internódios são mais longos do que os dos rizomas densos. Por exemplo, os rizomas do bambu crescem e se espalham por todo o jardim, em vez de formar uma única touceira.

Rizoma

A Função do rizoma: Apesar das diferentes características, os rizomas desempenham diversas funções primárias e secundárias que auxiliam as plantas para um melhor crescimento.

Armazenamento de nutrientes: A principal função dos rizomas é armazenar alimento para a planta sobreviver a condições climáticas adversas. Isso economiza todos os nutrientes, desde proteínas a carboidratos e outros minerais.

Propagação vegetativa: Outra função primária que os rizomas desempenham é utilizar os nutrientes armazenados e fornecê-los à planta durante a reprodução por meio da propagação vegetativa para garantir o crescimento das plantas durante o inverno. Assista ao vídeo abaixo para aprender a cultivar uma planta, como o bambu, com um transplante de rizoma.

Fonte de alimentação: Além de fornecer energia às plantas por meio dos alimentos armazenados, os rizomas são uma fonte de alimento para os humanos, como o gengibre e a cúrcuma, pois o condimento ou tempero realça o paladar.

Exemplos de rizoma

Muitas plantas desenvolvem rizomas, elas podem ser classificadas com base em seu sistema de caule.

Existem três tipos básicos: subterrâneo, acima do solo e rizomas de múltiplas camadas.

Rizomas: sistema de tronco subterrâneo

Esses rizomas são comuns e podem ser encontrados crescendo no subsolo. Além disso, muitos deles são consumidos por humanos. Exemplos desses rizomas incluem bambu, espécies de grama, gengibre, carvalho venenoso e lúpulo.

Rizomas de bambu

Os rizomas de bambu se estendem no subsolo, contendo nós e entrenós. Os novos botões axilares que aparecem nos nódulos produzem mais rizomas ou novos brotos de bambu que crescem ainda mais.

Os três tipos de rizomas de bambu são; tipo monopodial, tipo mixpodial e tipo simpodial.

Rizoma de bambu

Gengibre

Os rizomas do gengibre são usados como tempero e sabor na comida devido às características pungentes e picantes. Além disso, tem sido usado como medicamento para melhorar problemas relacionados à saúde.

Gengibre

Carvalho venenoso

O carvalho venenoso é um arbusto que se espalha pelo solo devido aos rizomas que continuamente produzem novos rebentos. A seiva do carvalho contém urushiol (uma substância venenosa) que é extremamente prejudicial.

Rizoma de carvalho venenoso

Fonte: acocps.vilabol.uol.com.br/rizomas.net/www.gardeningknowhow.com/www.biologyonline.com

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Fator Rh

PUBLICIDADE Fator Rh – O que é O fator Rhesus, também conhecido como fator Rh, é um …

Flavonoides

PUBLICIDADE Os flavonoides ou bioflavonoides, são compostos naturais de plantas que constituem os pigmentos responsáveis …

Aldosterona

PUBLICIDADE Aldosterona – Hormônio A maioria das pessoas nunca ouviu falar desse hormônio em particular, mas ele …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.