Breaking News
Home / Biologia / Rodófitas

Rodófitas

PUBLICIDADE

As algas estão entre os primeiros organismos a ocupar o nosso planeta, são geralmente talófitos (sem raízes, caules ou folhas) ou unicelulares e fotossintetizantes. São encontradas principalmente em ambientes aquáticos de água salgada ou doce, mas também podem viver em solos, no interior de outros vegetais e de alguns animais; podem ser de vida livre ou se fixar sobre animais, vegetais, rochas e outros substratos. São autótrofas, isto é, capazes de produzir seu próprio alimento, e algumas espécies são saprófitas ou parasitas (heterótrofos).

São os organismos mais importantes para a purificação do nosso ar, cerca de 90% da fotossíntese na Terra é realizada por plantas aquáticas, principalmente pelas algas. As algas apresentam várias linhagens e cores, devido aos pigmentos que encobre a cor verde da clorofila, podem ser azuis, vermelhas, verdes, marrons ou pretas.

As rodófitas são da linhagem plantae, denominadas como “vegetais superiores” e são conhecidas como algas vermelhas; pertencem ao domínio Eukaryota, reino Archaeplastida e filo Rhodophyta. Existem cerca de 6 mil espécies e a maioria ocorre em água salgada, apenas 100 espécies são de água doce. As algas vermelhas variam de tamanho, crescem presas às rochas ou a outras algas, mas também podem flutuar; são filamentosas, mas algumas poucas espécies são unicelulares (exemplo: gênero Cyanidium).

Espécie de alga vermelha do gênero Corallina
Espécie de alga vermelha do gênero Corallina

A reprodução pode ser sexuada ou assexuada, dependendo da espécie, e ao contrário das outras algas (azuis, verdes, marrons, pretas)as vermelhas não produzem células flageladas em nenhuma fase do seu ciclo de vida.

A cor vermelha típica das rodófitas está relacionada com a presença de ficobilinas (ficocianina e ficoeritrina), mas também apresenta clorofila a, d e carotenoides. Os pigmentos de ficobilinas permitem com que as algas vermelhas vivam em grandes profundidades no mar (mais de 100 metros), porque o pigmento absorver radiações do espectro azul (menor comprimento de onda).

Espécies de rodófitas são de grande importância na vida do homem, algumas são utilizadas como alimento na culinária japonesa, o exemplo mais clássico é a alga que envolve o sushi. O ágar-ágar é extraído de certas espécies de rodófitas e é utilizado na indústria farmacêutica e como base de cultura de bactérias e outros microrganismos.

Espécies de rodófitas da ordem Corallinales, quando calcificadas exercem um papel de cimentação indispensável à constituição e à sobrevivência dos recifes de coral; devido à microestrutura alveolada, algumas espécies de Corallina também podem ser utilizadas na constituição de pequenas próteses ósseas.

rodofitas-2
Espécie de alga vermelha do gênero Mazzaella

rodofitas-3
Espécie de alga vermelha do gênero Botryocladia

rodofitas-4
Espécie de alga vermelha Ceramium rubrum

Milena Ventrichi Martins

Referências Bibliográficas

BARATA, D. & CRISPINO, L.M.B. 2006. O ambiente aquático e as algas, São Paulo, Instituto de Botânica.

REVIERS, B. 2006. Biologia e filogenia das algas. Artmed Editora, Porto Alegre.

Veja também

Algas Dinophytas

Algas Dinophytas

PUBLICIDADE O que são algas dinophytas? As algas dinófitas, pertencem ao Filo Dinophyta e a …

Endoderma

PUBLICIDADE Definição de endoderma Endoderma ou Endoderme é a mais interna das três camadas germinativas, …

Alelos Múltiplos

PUBLICIDADE O que são alelos múltiplos? Os alelos múltiplos ou polialelia são casos em que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.