Células Natural Killer

Células Natural Killer – Definição

Células NK (natural killer) são parte do sistema imune inato. Como as células T citotóxicas, células NK destroem células infectadas por virus induzindo-as a sofrer apoptose.

Ao contrário das células T citotóxicas, porém, células NK não expressam receptores de antígenos, que permitem reconhecer proteínas virais na superfície das células infectadas.

Tipo de célula imune que possui grânulos (pequenas partículas) com enzimas que podem matar células tumorais ou células infectadas com um vírus.

Uma célula NK é um tipo de glóbulo branco.

O que é uma Células Natural Killer (NK) ?

Uma Célula Natural Killer – assassino natural ou célula NK – é um glóbulo branco que atua como a primeira linha de defesa do sistema imunológico contra invasores externos como tumores, bactérias e vírus.

As células NK são conhecidas como “natural killers” porque não precisam reagir a antígenos específicos, elas apenas precisam reconhecer que uma célula é estranha e não pertence a ela.

Como essas células são tão poderosas, o corpo tem uma série de etapas que são projetadas para impedir que as células NK corram soltas e acidentalmente ataquem seu hospedeiro.

Uma célula natural killer é um tipo de linfócito, um glóbulo branco

Para entender como as células assassinas naturais funcionam, é necessário fazer uma breve incursão na biologia. Essas células procuram proteínas conhecidas como Antígenos Leucocitários Humanos (HLAs), que são exibidos na superfície de outras células. Se uma célula natural killer reconhece as proteínas HLA como pertencentes ao “eu”, ela ignora a célula, presumindo que ela pertence. Se, por outro lado, os HLAs parecem estranhos, a célula natural killer libera toxinas que matam a célula estranha.

Os HLAs são expressos por meio do Complexo Principal de Histocompatibilidade, um grupo de genes localizados no sexto cromossomo. O Complexo Principal de Histocompatibilidade é “principal” porque desempenha uma regra crítica na aceitação ou rejeição de tecidos transplantados. Se os HLAs de um órgão não corresponderem, o corpo o rejeitará, com as células assassinas naturais se movendo para proteger o corpo de um invasor percebido.

Uma célula natural killer tem vários receptores que usa para reunir informações sobre as células com as quais entra em contato. Normalmente, pelo menos um receptor específico deve ser ativado para que uma célula natural killer entre em ação. Outras células do sistema imunológico também podem estar envolvidas na resposta, com o sistema imunológico entrando em ação para tratar de problemas de saúde emergentes.

célula natural assassina funciona agarrando-se à célula suspeita e essencialmente injetando-a com citotoxinas, substâncias projetadas para matar células.

Às vezes, as coisas dão errado com as células assassinas naturais. Por exemplo, às vezes uma mulher carrega um bebê com HLAs incompatíveis e as células assassinas naturais pensam que o feto é perigoso.

Nesses casos, vários tratamentos médicos são usados com o objetivo de permitir que o bebê se desenvolva para que a mulher possa carregá-lo até o fim.

As células assassinas naturais também podem se tornar malignas, desenvolvendo linfoma, um tipo de câncer. O linfoma de células NK pode ser extremamente difícil de tratar.

Células assassinas naturais

Células assassinas naturais (também conhecidas como células NK, células K, e células assassinas) são um tipo de linfócito (um glóbulo branco) e um componente do sistema imune inato.

Células NK desempenham um papel importante no hospedeiro-rejeição de tumores e células infectadas por vírus.

As células NK são citotóxicos; pequenos grânulos em seu citoplasma contêm proteínas especiais, como a perforina e proteases conhecidas como granzimas.

Após a liberação na proximidade de um celular programado para matar, perforina formas poros na membrana celular da célula-alvo, através do qual os granzimas e moléculas associadas podem entrar, induzindo a apoptose.

Células Natural Killer

A distinção entre a apoptose e lise das células é importante em imunologia – lise de uma célula infectada por vírus apenas iria libertar as partículas virais, enquanto que a apoptose leva à destruição do vírus dentro.

As células NK são ativados em resposta a interferões ou citocinas derivadas de macrófagos.

Eles servem para conter as infecções virais, enquanto a resposta imune adaptativa é gerar células T citotóxicas específicas para o antigénio que pode limpar a infecção.

Pacientes com deficiência em células NK revelar-se altamente suscetível a fases iniciais da infecção pelo vírus da herpes.

Células Natural Killer – Resumo

As células natural killer (NK) são linfócitos efetores do sistema imunológico inato que controlam vários tipos de tumores e infecções microbianas, limitando sua disseminação e subsequente dano ao tecido.

Pesquisas recentes destacam o fato de que as células NK também são células regulatórias envolvidas em interações recíprocas com células dendríticas, macrófagos, células T e células endoteliais.

As células NK podem, portanto, limitar ou exacerbar as respostas imunológicas.

Embora as células NK possam parecer redundantes em várias condições de desafio imunológico em humanos, a manipulação das células NK parece promissora nos esforços para melhorar o transplante de órgãos hematopoiéticos e sólidos, promover imunoterapia antitumoral e controlar distúrbios inflamatórios e autoimunes.

Fonte: www.cancer.gov/www.sciencedaily.com/www.wisegeekhealth.com/www.thermofisher.com/www.nature.com