Breaking News
Home / Biologia / Animais Sociais

Animais Sociais

O que são animais sociais?

Os animais sociais são definidos como um grupo de organismos que são altamente interativos com outros de sua espécie, visando benefícios individuais e do grupo como um todo.

O ramo da biologia que estuda o comportamento social de espécies é denominado sociobiologia, abordando outras disciplinas, tais como: evolução, etologia, genética e ecologia.

O objetivo da sociobiologia é o comportamento, levando em consideração fatores como heranças culturais e genéticas. Também tem o propósito de explicar a razão que leva certos animais a viverem em sociedades enquanto outros tendem a se isolar, além do significado de gestos, ações e comunicação entre os mesmos.

As abelhas e formigas são ótimos exemplos de animais sociais, onde as mesmas se organizam em castas e cada indivíduo de acordo com suas estruturas corporais desempenham uma determinada função para sobrevivência do grupo.

Animais Sociais

Os mamíferos possuem uma amplitude maior nas atividades exercidas pelo grupo social, as funções dentro da sociedade podem variar de acordo com a espécie, por exemplo, a liderança, uma única fêmea reprodutora ou grupo de fêmeas reprodutoras. É comum ainda verificar a formação de sociedades com apenas machos que pode ser temporária, apenas até encontrar uma fêmea e formar um novo bando ou permanente.

Os seres humanos possui a vida organizada em sociedade e, enquanto animais sociais são temas de estudo da sociobiologia. Essa ciência sustenta que o comportamento humano evoluiu com base nos métodos de seleção natural, proposta pelo naturalista Charles Darwin. Porém, o ser humano se diferencia dos outros seres vivos, pois são influenciados pelo fator social da cultura.

A sociedade humana é uma formação complexa, ampla e distinta. Antropólogos e sociólogos dedicam estudos para entender as relações da humanidade. Entretanto, o conceito básico para a sociedade independente da espécie é a mesma, a ligação na convivência entre os seres que se torna organizada e trabalham para sobrevivência do indivíduo e do grupo.

Camila Correia