Ribonucleotídeo

Um ribonucleotídeo é um nucleotídeo que contém ribose e ocorre principalmente como constituinte do RNA

O que é um ribonucleotídeo?

Um ribonucleotídeo é um precursor dos blocos de construção do material genético, chamado ácido desoxirribonucleico (DNA).

Os ribonucleotídeos são reduzidos, o que significa remover o oxigênio, os desoxirribonucleotídeos, necessários para formar o DNA. As células usam uma enzima especial chamada ribonucleotídeo redutase durante esse processo.

Cadeias de moléculas de ribonucleotídeo são usadas pelas células para formar DNA, mas moléculas únicas são usadas em muitas outras funções celulares.

Os ribonucleotídeos têm exatamente um grupo fosfato, uma molécula de açúcar e uma nucleobase. Uma nucleobase é uma molécula contendo nitrogênio usada no metabolismo celular.

Um ribonucleotídeo contém as mesmas bases usadas no DNA e possui a quantidade certa de grupos fosfato para formar a espinha dorsal de uma hélice de DNA.

Eles são feitos de moléculas semelhantes que têm um número diferente de grupos fosfatos chamados ribonucleosídeos.

As células usam ribonucleósidos de vários tipos, mas tipos muito limitados de ribonucleotídeos. Ambas as moléculas são usadas para formar outras macromoléculas, como o ácido ribonucleico (RNA).

As moléculas únicas são feitas de ribonucleosídeos com números variáveis de grupos fosfato e a base correta.

Embora os ribonucleotídeos tenham apenas bases de DNA, o RNA também é construído com outros ribonucleosídeos, desde que os grupos fosfato sejam reduzidos a apenas um.

Com a base adequada, um ribonucleotídeo se torna útil em outras funções celulares. Esses monômeros especiais, ou moléculas únicas, são usados para processos celulares, como a regulação.

Regulação é como uma célula equilibra energia e atividade. Alguns processos requerem ribonucleotídeos particulares, especialmente na formação de DNA.

O processo de criação de DNA requer certas bases para se alinhar, e o processo se torna controlado pela disponibilidade de ribonucleotídeos.

Outras funções celulares geralmente usam um ribonucleotídeo especial chamado adenina monofosfato. Este monômero é usado tanto na formação de RNA quanto de DNA como um bloco de construção.

Pode ser facilmente transformado em trifosfato de adenina, que é a principal fonte de energia das células. A molécula de monofosfato de adenina cíclica também regula muitos hormônios em humanos.

Os usos médicos dos ribonucleotídeos são muitos. O monofosfato de adenina é injetado para ajudar na dor do nervo. Permite que as vias de energia mais monômeros usem, fazendo com que as células nervosas funcionem melhor.

Este monômero também é usado para combater as telhas, que é uma doença relacionada aos nervos. Muitos outros usos de ribonucleotídeos continuaram sendo descobertos.

A enzima ribonucleotídeo redutase é diferente para quase todas as espécies. Os cientistas usam essa enzima para estudar diferentes bactérias e doenças. Ao limitar a função da enzima, o uso de ribonucleotídeos em uma célula alvo também é limitado. Essa interrupção pode causar a morte celular e às vezes é usada no desenvolvimento de novas técnicas para combater doenças e crescimento de bactérias.

Ribonucleotídeo – Exemplo

Um ribonucleotídeo é um nucleosídeo fosforilado.

Os ribonucleósidos podem ser fosforilados através dos átomos de oxigênio encontrados em C2, C3, or C5 do anel da ribose.

Os ribonucleotídeos têm um, dois ou três grupos fosfato ligados ao açúcar ribose.

Em alguns ribonucleosídeos, um grupo fósforo está ligado a dois átomos de oxigênio do anel da ribose, produzindo um nucleotídeo cíclico.

Alguns exemplos importantes destes incluem 3′, 5′ monofosfato cíclico (cAMP), uma importante molécula de sinalização celular, e os nucleotídeos cíclicos 2′, 3′ que podem ser formados durante a hidrólise não enzimática de polirribonucleotídeos.

Os ribonucleotídeos são incorporados nos ácidos nucleicos como seus trifosfatos, com a liberação de pirofosfato durante a polimerização.

Um ribonucleotídeo transportador de energia extremamente importante é o trifosfato de adenosina (ATP).

Ribonucleotídeo redutase

As ribonucleotídeos redutases fornecem os blocos de construção para replicação do DNA em todas as células vivas.

A ribonucleotídeo redutase é uma enzima chave que medeia a síntese de desoxirribonucleotídeos, os precursores de DNA, para a síntese de DNA em todas as células vivas.

Essa enzima converte ribonucleotídeos em desoxirribonucleotídeos, os blocos de construção para replicação do DNA e reparo.

Claramente, as enzimas dos ribonucleotídeos redutases contribuíram para o aparecimento do material genético que existe hoje, sendo essencial para a evolução de todos os organismos na Terra.

O controle rigoroso da atividade da ribonucleotídeos redutases e do tamanho do pool de desoxirribonucleotídeos fosfatados é importante, pois os desequilíbrios do pool aumentam as taxas de mutação, anomalias de replicação e instabilidade do genoma.

Assim, a atividade de ribonucleotídeos redutases deve ser finamente regulada alostericamente e no nível transcricional.

Além disso, esta enzima pode ser considerada um alvo ideal para compostos antiproliferativos projetados para inibir a replicação celular em células eucarióticas (células cancerígenas), parasitas, vírus e bactérias.

Fonte: www.ncbi.nlm.nih.gov/www.sciencedirect.com/drennan.mit.edu/www.ebi.ac.uk/www.wisegeek.org/www.annualreviews.org