Breaking News
Home / Biologia / Tecido Conjuntivo

Tecido Conjuntivo

PUBLICIDADE

Tecido Conjuntivo – O que é

tecido conjuntivo é um dos quatro tipos tradicionalmente classificados de tecido biológico.

Existem muitos tipos diferentes e servem principalmente como estrutura e suporte, muitas vezes conectando dois outros tipos de tecido um ao outro. Esse tecido geralmente deriva do mesoderma, o meio das três camadas de um embrião animal.

Suas características são em grande parte derivadas da matriz extracelular, material não vivo que envolve e sustenta as células vivas.

A classificação mais antiga desse tecido tinha dois subtipos: próprio, que cobria tecido areolar e fibroso, e especializado, que incluía osso, sangue, cartilagem, tecido adiposo (gordura) e tecido reticular.

A classificação mais recente tem quatro categorias: tecido conjuntivo frouxo, tecido conjuntivo denso, cartilagem e outros.

Vista anterior do joelho direito

tecido conjuntivo frouxo inclui os tecidos areolar, adiposo e reticular. O tecido areolar é um tecido semelhante a uma malha com uma matriz fluida que sustenta o epitélio, tecido que constitui a pele e outras membranas. O tecido adiposo é a gordura, que fornece amortecimento e isolamento, lubrificação em algumas áreas e armazenamento de energia. O tecido reticular é semelhante ao tecido areolar, mas contém apenas fibras reticulares feitas de colágeno tipo III em sua matriz. O tecido reticular sustenta várias estruturas corporais, principalmente os órgãos do sistema linfático.

tecido conjuntivo denso é dividido em tipos regulares e irregulares. Ambos têm uma matriz composta principalmente por fibras de colágeno, embora o tecido regular denso tenha uma matriz de fibras de colágeno paralelas. É muito forte e conecta outros tipos de tecido entre si; os tendões conectam o músculo ao osso e os ligamentos conectam o osso ao osso.

O tecido denso e irregular possui fibras de colágeno dispostas irregularmente e compreende as camadas inferiores da derme, ou pele.

cartilagem constitui quase todo o esqueleto de alguns animais, enquanto em outros, incluindo humanos, serve principalmente para amortecer as articulações.

Existem três tipos de cartilagem: elástica, hialina e fibrocartilagem.

cartilagem elástica é rica em elastina e é encontrada no ouvido externo, nas trompas de Eustáquio e na epiglote.

cartilagem hialina é caracterizada por uma grande quantidade de colágeno e é o tipo mais duro de cartilagem. Pode ser encontrada nas extremidades dos ossos, no nariz e na laringe e entre as costelas e o esterno.

fibrocartilagem contém ainda mais colágeno do que a cartilagem hialina, particularmente o colágeno tipo I. É resistente, pesado, branco e encontrado em áreas de alto estresse, como os discos intervertebrais.

A cartilagem desempenha um papel importante nas articulações
de todo o corpo, como os joelhos

A “outra” categoria inclui o osso, que constitui a maior parte do esqueleto dos vertebrados adultos; sangue, que transporta nutrientes e hormônios por todo o corpo; e tecidos linfáticos, que ajudam a transportar nutrientes entre o sangue e outras células e a produzir células imunológicas.

Tecido Conjuntivo – Função

1 – Epitélio – Epiderme
2 – Tecido conjuntivo frouxo – Derme papilar
3 – Tecido conjuntivo denso – Derme reticular

função do tecido conjuntivo é unir estruturas corporais, como ossos e músculos, ou manter tecidos como músculos, tendões ou mesmo órgãos em seus devidos lugares no corpo. Também dá reforço às articulações, fortalecendo e apoiando as articulações entre os ossos. Outra função do tecido conjuntivo é o transporte de nutrientes e subprodutos metabólicos entre a corrente sanguínea e os tecidos aos quais adere.

Criando densas redes de fibras, o tecido conjuntivo é feito de proteínas como colágeno, elastina e fluido intercelular e, embora sua forma possa variar de uma folha fina a um cordão de fibras, sua constituição é bastante semelhante em todo o corpo.

Existem quatro categorias principais de tecido corporal: tecido nervoso, epitelial, muscular e conjuntivo. O tecido nervoso inclui aquele que forma o cérebro, a medula espinhal e os nervos.

O tecido epitelial ocorre em camadas e varia da pele ao revestimento de órgãos e vasos. O tecido muscular é semelhante ao tecido conjuntivo por ser fibroso, mas é composto de unidades dentro das células musculares conhecidas como sarcômeros que são projetadas para expandir e contrair, permitindo que o tecido mude de comprimento e metaboliza nutrientes de maneira muito diferente do conectivo tecido.

tecido conjuntivo se distingue dos outros tipos de fibra tanto por sua forma quanto por sua função. É composta por células especializadas que se fixam em outros tecidos e também pelo que é conhecido como matriz extracelular. Seu atributo mais distinto, essa matriz é feita de fluido; substância gound, um gel que contém moléculas de nutrientes como ácido hialurônico que são compostos de carboidratos e proteínas; e fibras à base de proteínas, como colágeno e elastina.

As fibras dão ao tecido sua densidade e força e são o que ajuda o tecido conjuntivo a funcionar adequadamente.

Afixando-se ao osso, músculo ou outros tecidos próximos, o tecido conjuntivo é distribuído por todo o corpo, formando tendões, ligamentos, cartilagem, gordura e até contribuindo para o sangue e a linfa.

Uma função do tecido conjuntivo é ligar as estruturas de locomoção. O músculo está ligado aos ossos, ele se move por tendões, extensões grossas de tecido conjuntivo que puxam os ossos como uma corda.

Da mesma forma, os ossos são unidos uns aos outros nas articulações por ligamentos, que podem se assemelhar a faixas estreitas ou folhas largas. Os ligamentos não apenas mantêm os ossos unidos, mas evitam que as articulações se movam além de sua amplitude normal de movimento, e também sustentam os ossos na articulação, evitando que o braço salte para fora de seu encaixe na articulação do ombro.

Outra função do tecido conjuntivo é encapsular estruturas como músculos e articulações e, assim, transportar nutrientes vitais entre essas estruturas e a corrente sanguínea.

Embora o tecido conjuntivo em si tenda a não ser muito denso com capilares, ele conduz oxigênio e nutrientes dos leitos capilares próximos para o tecido ao qual se liga. Da mesma forma, quando os produtos residuais são removidos dos tecidos, o tecido conjuntivo os move de volta para a corrente sanguínea para remoção do corpo.

O tecido conjuntivo também contribui para o armazenamento de energia, já que o tecido adiposo ou gordura é uma forma de tecido conjuntivo, assim como a função imunológica, já que muitos tipos de células imunológicas, como as que criam o tecido cicatricial, são formas de tecido conjuntivo. Finalmente, o tecido conjuntivo dá forma a muitos órgãos e os mantém no lugar em suas respectivas cavidades corporais. Ele faz isso formando sacos que contêm os órgãos e se prendem a estruturas próximas, para que eles não flutuem livremente.

O que é tecido conjuntivo fibroso?

tecido conjuntivo fibroso é um tecido feito de fibras de alta resistência e ligeiramente elásticas. Essas fibras consistem principalmente de colágeno, água e fios complexos de carboidratos chamados polissacarídeos. Eles fornecem suporte e absorção de choque para os ossos e órgãos circundantes.

Como as células e fibras desse tecido estão densamente compactadas, às vezes são chamadas simplesmente de tecido conjuntivo denso.

O tecido conjuntivo é um dos quatro principais tipos de tecido dentro do corpo e é encontrado por toda parte para manter outros tecidos e órgãos juntos. A porção não viva desses tecidos, como a encontrada no tecido conjuntivo fibroso, é conhecida coletivamente como matriz. Danos neste tecido ou doenças degenerativas podem causar perda de suporte, ranger de ossos, inflamação e dor.

Existem muitos tipos de tecido conjuntivo no corpo e muitos desses tecidos contêm os fios fibrosos da proteína colágeno, o que aumenta a força.

Alguns exemplos de tecido conjuntivo incluem as camadas internas da pele, tendões e ligamentos, bem como cartilagem, osso, tecido adiposo e até mesmo sangue. Alguns desses tecidos, como o sangue, contêm células vivas que são agrupadas e transportam nutrientes por todo o corpo. O tecido conjuntivo fibroso, no entanto, não contém células vivas, pois sua função principal é o suporte e a estrutura de todo o corpo.

cartilagem é a forma mais conhecida de tecido conjuntivo fibroso. É composto de fibras de colágeno que são compactadas de forma muito densa em uma substância elástica chamada condrina.

A cartilagem fornece suporte flexível e amortecimento para partes do corpo, como o nariz. O tecido também pode ser encontrado entre as articulações, como os joelhos, para evitar que os ossos conectores se rangerem durante o movimento.

tecido conjuntivo fibroso também forma estruturas elásticas muito fortes chamadas ligamentos e tendões.

Os tendões prendem os músculos esqueléticos ao osso e os ligamentos conectam os ossos a outros ossos nas articulações. Os ligamentos são mais elásticos do que os tendões, pois precisam permitir flexibilidade e uma amplitude completa de movimento, enquanto os tendões precisam manter os músculos próximos ao osso sem muita elasticidade.

A artrite é uma doença comum que pode afetar o tecido conjuntivo. Mobilidade limitada nas articulações, inflamação e dor são efeitos comuns desse distúrbio e geralmente são tratados com medicamentos.

Outros danos ao tecido podem ocorrer por envelhecimento ou acidentes.

Pacientes que sofrem de dores articulares crônicas ou recorrentes devem consultar um profissional de saúde para avaliar a possibilidade de danos aos tecidos.

Fonte: histologyguide.com/www.wisegeek.com/courses.lumenlearning.com/my.clevelandclinic.org

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Fator Rh

PUBLICIDADE Fator Rh – O que é O fator Rhesus, também conhecido como fator Rh, é um …

Flavonoides

PUBLICIDADE Os flavonoides ou bioflavonoides, são compostos naturais de plantas que constituem os pigmentos responsáveis …

Aldosterona

PUBLICIDADE Aldosterona – Hormônio A maioria das pessoas nunca ouviu falar desse hormônio em particular, mas ele …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.