Ecologia comportamental

Definição

ecologia comportamental é um ramo da ecologia preocupado com a relação entre o comportamento de um animal e as condições de seu ambiente

A ecologia é necessariamente a união de muitas áreas de estudo, porque sua definição é abrangente.

Existem muitos tipos de relações entre organismos e seu ambiente.

Por organismos, pode-se dizer indivíduos únicos, grupos de indivíduos, todos os membros de uma espécie, a soma de muitas espécies ou a massa total de espécies (biomassa) em um ecossistema.

E o termo ambiente inclui não apenas características físicas e químicas, mas também o ambiente biológico, que envolve ainda mais organismos.

A ecologia comportamental examina os fatores ecológicos que impulsionam as adaptações comportamentais.

O estudo da Ecologia Comportamental examina as causas ecológicas (próximas) e evolutivas (finais) do comportamento animal e usa o comportamento para fazer previsões sobre padrões ecológicos.

A ecologia comportamental é o estudo das causas ecológicas e evolutivas do comportamento nos organismos.

Ecologia comportamental é o estudo do comportamento animal em relação a restrições ecológicas e ambientais.

Ecologia comportamental

O que é ecologia comportamental?

Embora a etologia seja um estudo holístico e multidisciplinar do comportamento dos animais, a ecologia comportamental é um ramo específico da etologia que visa avaliar os efeitos de fatores evolutivos e ambientais no comportamento dos animais.

O campo da ecologia comportamental surgiu quando Nikolaas Tinbergen, etólogo holandês, delineou quatro causas principais de comportamento. São função, causalidade, desenvolvimento e história evolutiva.

As quatro causas do comportamento estão relacionadas a quase todas as ações que um animal realiza. Avaliar o impacto dessas quatro causas em situações específicas é o foco principal da ecologia comportamental.

A biologia organizacional procura responder a muitas perguntas sobre os animais e o que eles fazem. A ecologia comportamental aborda o “por quê?”

Um estudo da função aborda o que um animal ganha ao tomar uma decisão. Tinbergen estudou o comportamento das aves extensivamente.

Enquanto estudava a função de seu comportamento predatório, ele esperava descobrir como a escolha e a localização das presas contribuíam para a sobrevivência dos pássaros e seus filhotes.

A função de um determinado comportamento geralmente está relacionada ao ambiente do organismo.

Enquanto estudava a causalidade, Tinbergen deu um passo atrás e perguntou o que levou os pássaros a procurar comida em um determinado local em primeiro lugar.

Assim como o comportamento humano é influenciado pelo conhecimento de que há comida na geladeira, o comportamento animal é influenciado por sinais que marcam a presença de várias necessidades.

Por exemplo, pássaros circulando em torno de uma determinada área podem indicar a presença de presas próximas. As gaivotas que circulam são a causa de outro pássaro escolher procurar comida naquele local.

Desenvolvimento refere-se aos papéis de predisposição genética e aprendizado sobre comportamento. A maioria dos pássaros é capaz de voar, então eles têm uma predisposição genética para encontrar comida do céu. Em muitos casos, eles também testemunharam seus pais caçando ou forrageando.

Eles aprenderam vários métodos de adquirir comida de seus pais. Seu desenvolvimento impactou diretamente muitos comportamentos que os mantêm vivos diariamente.

Os ecologistas comportamentais não se concentram apenas no organismo específico que estão estudando.

Eles também examinam a história evolutiva da criatura, observando várias adaptações e tendências que aparecem em sua filogenia.

Os ecologistas podem examinar como uma população de aves entrou em um ecossistema, se espalhou por ele e se adaptou para sobreviver e prosperar nele.

Os pássaros podem ter enfrentado uma competição que os forçou a se adaptar a um suprimento de comida diferente, ou seus bicos podem ter crescido mais para permitir que alcancem um certo tipo de presa.

A ecologia comportamental visa responder às perguntas sobre o porquê dos animais, incluindo os humanos.

O pioneiro do campo, Niko Tinbergen, estabeleceu a estrutura para responder a essa pergunta, mas ainda há muitas perguntas sem resposta. O

s animais, especialmente os humanos, podem ser muito complexos, e compreender por que eles fazem o que fazem não costuma ser uma tarefa fácil.

Um dia, talvez, os ecologistas comportamentais tenham uma compreensão universal do comportamento animal.

Fonte: biology.ucsd.edu/www.encyclopedia.com/www.biologyonline.com/www.science.gov/www.wisegeek.org/www.merriam-webster.com/www.brightstorm.com/www.zoo.cam.ac.uk