Definição

Dendritos são projeções de um neurônio (célula nervosa) que recebe sinais (informações) de outros neurônios.

A transferência de informação de um neurônio para outro é alcançada através de sinais químicos e impulsos elétricos, isto é, sinais eletroquímicos.

A transferência de informação é geralmente recebida nos dendritos através de sinais químicos, depois viaja para o corpo celular (soma), continua ao longo do axônio neuronal como impulsos elétricos, e é finalmente transferida para o próximo neurônio na sinapse, que é o lugar onde os dois neurônios trocam informações através de sinais químicos. Na sinapse, encontramos o fim de um neurônio e o começo – os dendritos – do outro.

Dendritos: o princípio

O sistema nervoso serve como o gerente do corpo, uma vez que controla as funções de todos os outros sistemas. Comunica-se com os sistemas corporais para coordenar o desempenho e atender às necessidades do corpo de momento a momento.

O sistema nervoso usa células especializadas, chamadas neurônios, para gerar e transmitir mensagens elétricas, chamadas de potenciais de ação, para controlar essas funções. Os neurônios têm várias estruturas-chave que são necessárias para sua função, e uma das estruturas mais importantes da célula é o dendrito.

Função

As funções dos dendritos são receber sinais de outros neurônios, processar esses sinais e transferir as informações para o soma do neurônio.

Os dendritos se estendem como dedos da célula nervosa. No final de cada dendrito há um espaço chamado sinapse, onde o químico pode passar do axônio de outra célula nervosa para o dendrito.

Quando o axônio estimula a substância química na sinapse, o dendrito recebe a mensagem e passa a mensagem para o corpo celular da célula nervosa.

O Corpo Celular pode então transferir a mensagem para um axônio na célula nervosa enviando a mensagem para a próxima célula nervosa.

No cérebro, uma célula nervosa pode ter múltiplos dendritos, permitindo que essa célula faça conexões com muitas outras células nervosas. Quanto mais dendritos, mais conexões o cérebro pode fazer. Isso adiciona memória e resolução de problemas.

O que são Dendritos?

Dendritos

Os dendritos são uma parte importante das células nervosas.

Os dendritos são responsáveis por captar informações dos neurônios vizinhos e transmitir essas informações ao corpo celular dos neurônios.

Do corpo celular dos neurônios, a informação é passada ao longo do axônio, outra estrutura na célula nervosa, e o axônio, por sua vez, transmite sinais para os dendritos dos neurônios vizinhos.

Todo esse processo ocorre em uma fração de segundo, permitindo que os neurônios respondam com extrema rapidez a uma ampla variedade de sinais, desde uma mensagem do cérebro até a inspiração sensorial de uma mão que acaricia um gato.

Os neurônios são células especializadas que enviam mensagens com o uso de impulsos químicos enviados através de um espaço chamado sinapse.

Existem vários tipos diferentes de neurônios, mas todos compartilham os traços de ter dendritos e axônios, e os sinais que eles enviam passam apenas de um lado, entrando nos dendritos através de receptores que respondem a neurotransmissores específicos e que saem no axônio. Essas células também reinicializam muito rapidamente depois que um sinal é transmitido, de modo que estão prontas para o próximo impulso químico quando ele chega.

Dendritos
Na maioria dos casos, as sinapses encontradas em um dendrito liso
são inibitórias, enquanto as sinapses encontradas nos dendritos espinhosos geralmente são excitatórias

Dendritos
Os dendritos são parte das células nervosas que captam e transmitem informações

Dendritos
Os dendritos geralmente têm a capacidade de crescer e encolher

O termo “dendrito” vem da palavra grega para “árvore”, refletindo a estrutura distintamente semelhante à árvore dos dendritos. Essas estruturas se ramificam do corpo celular e se tornam altamente ramificadas com pequenas extensões. Cada extensão expande a área da superfície do dendrito, garantindo que seja menos provável que perca as mensagens das células vizinhas.

Enquanto alguém pode pensar que a estrutura dendrítica permanece constante, estudos sugeriram que, de fato, os dendritos podem mudar ao longo do tempo e em resposta a sugestões ambientais.

O álcool, por exemplo, faz com que os dendritos encolham, enquanto o aprendizado parece prolongá-los. A ideia popular de que beber danifica as células cerebrais, como se vê, está correta, mesmo que isso fira especificamente os dendritos, e não a célula inteira. Estes estudos mostraram as maneiras muito reais em que o cérebro e o sistema nervoso mudam, uma característica conhecida como plasticidade que permite ao corpo evoluir ao longo de uma vida inteira para satisfazer suas necessidades.

Quais são os diferentes tipos de dendritos?

Dendrito em um neurônio

Os dendritos são uma das três partes que compõem a maioria das células nervosas, ou neurônios.

Quase todos os neurônios têm uma estrutura semelhante que contém um axônio; um corpo celular, também chamado de soma; e muitos dendritos. Embora todo neurônio tenha um axônio e um corpo celular, ele pode ou não ter dendritos. Quando eles estão presentes, eles podem ser encontrados em uma das duas formas, que são apical ou basilar.

Não importa o tipo de dendrito, a função é a mesma.

A superfície é onde os impulsos nervosos são recebidos das extremidades terminais dos axônios de outros neurônios. Os impulsos nervosos são transmitidos ou inibidos em uma sinapse por meio de estimulação química através da liberação de neurotransmissores. Normalmente, este impulso é então transmitido diretamente ao corpo celular ou ao longo do axônio para um corpo celular localizado centralmente, baseado no tipo de célula nervosa.

Os dois tipos de dendritos diferem em alguns aspectos fundamentais.

Um dendrito basilar não tem um talo como aquele visto em um dendrito apical.

Na maioria dos casos, os dendritos basilares são encontrados em maior número que os apicais. Outra diferença é que os dendritos apicais são encontrados principalmente no córtex cerebral do cérebro.

Os dendritos apicais podem ser subdivididos em mais dois grupos, distal e proximal.

Aqueles no grupo distal são mais longos e se projetam do corpo celular na extremidade oposta do axônio. Devido ao seu comprimento, dizem que formam sinapses não locais, que não são próximas da célula nervosa.

Um dendrito apical que pertence ao grupo proximal é muito mais curto e recebe impulsos de outros neurônios que estão muito mais próximos, incluindo interneurônios.

Outro método de classificar os dendritos é se eles são espinhosos ou lisos. Essas categorias são baseadas na presença ou ausência de espinhas dendríticas. Os lisos não, e o impulso nervoso é recebido diretamente no eixo. Os espinhosos têm espinhas dendríticas, de modo que o impulso nervoso é recebido ao longo do eixo, bem como ao longo dos espinhos que se projetam dele.

Dendritos lisos e espinhosos geralmente carregam diferentes tipos de mensagens para a célula nervosa. Na maioria dos casos, as sinapses encontradas em um dendrito liso são inibitórias, o que significa que o neurotransmissor liberado inibirá ou reduzirá a chance de o impulso ser transmitido ao longo do neurônio. As sinapses encontradas nos dendritos espinhosos são geralmente excitatórias. Isso significa que a ação oposta ocorre aqui, então o neurotransmissor estimulará o impulso de continuar ao longo do neurônio.

Fonte: biologydictionary.net/www.wisegeek.org/study.com/socratic.org/reliawire.com/en.oxforddictionaries.com