Breaking News
Home / Biologia / Biologia Forense

Biologia Forense

PUBLICIDADE

O que é biologia forense?

A biologia forense é uma das diversas áreas das Ciências Biológicas, que compreende o uso de conceitos e atitudes procedimentais, em um contexto criminal, como o auxílio na elucidação de crimes contra a pessoa.

Biólogos forenses analisam amostras celulares e de tecidos, além de fluídos fisiológicos, bem como insetos, restos de plantas e animais presentes no local do óbito, que são importantes nesta investigação. Os principais são o sangue, esperma, pelos e o tradicional DNA.

O trabalho envolve a coleta de materiais importantes para identificar principalmente tempo e causa da morte. Usando o suporte tecnológico de laboratórios, as evidências coletadas em roupas, armas, superfície corporal e outras superfícies, são analisadas. Os profissionais mantêm um registro detalhado em relatórios e fotografias sobre tudo que encontram, cada detalhe pode ser crucial para desvendar alguma situação, e um erro mínimo pode fazer uma evidência importante não ir para tribunal, já que os profissionais forenses são quase sempre testemunhas em tribunais.

Biologia Forense

Os profissionais da biologia forense podem se tornar especialistas em áreas como análise de DNA, antropologia forense, patologia forense, química biológica, botânica forense, entomologia forense, entre outros.

As condições de trabalho de um biólogo forense não é a melhor do mundo. Trabalhar com material biológico, inclui fluído humano, com odor desagradável, cenas de crime, até mesmo buscar evidências em lixo. A outra parte, o trabalho no laboratório pode ser repetitiva e tediosa. Mas no Brasil, por ser um campo ainda em crescimento, existem alguns concursos que a remuneração é alta.

Para chegar a ser um biólogo forense, a maioria das pessoas se forma em uma faculdade de biologia, bioquímica, entre outras, e faz um mestrado ou pós graduação em ciência forense. Apesar de terem outros caminhos, esse é o mais comum.

Por Ana Rosa Calheiro
Graduada em Ciências Biológicas

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Interfase

Interfase

PUBLICIDADE Definição de Interfase Antes que uma célula possa se reproduzir, ela precisa executar uma …

Um exemplo importante de dissacarídeos é a Lactose.

Dissacarídeos

PUBLICIDADE Definição dos Dissacarídeos Os dissacarídeos, também chamado de açúcar duplo, é uma molécula formada por …

Pomologia

PUBLICIDADE Definição de Pomologia Pomologia é a ciência do cultivo de frutas. É um ramo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.