Breaking News
Home / Biologia / Comunidades Marinhas

Comunidades Marinhas

PUBLICIDADE

O que são comunidades marinhas?

Certamente você já se deparou com fotos como essa, que mostram a diversidade biológica dos ambientes subaquáticos. Mas você já parou pra pensar se há diferenças fisiológicas, especificidades e modos de vida diferentes entre esses organismos?

Podemos categorizar os organismos marinhos em néctons, plânctons e bentons, conforme a capacidade de deslocamento os organismos.

Os néctons, são os organismos marinhos que tem vida ativa, e vivem na coluna de água. Eles geralmente possuem uma fisiologia que os favorece no deslocamento. Temos como exemplo, a maioria dos peixes, baleias, crustáceos entre outros.

Comunidades Marinhas

Quando falamos plâncton, além de lembrar do personagem do Bob Esponja, podemos entender como sendo os seres que habitam a parte superficial da coluna de água, são seres microscópicos que são transportados pela correnteza. A maioria serve como alimentação para outros animais. Existem dois grupos principais, os zooplânctons, que são heterótrofos e os fitoplânctons que são autótrofos.

Comunidades Marinhas

Já os bentônicos, são os organismos que habitam o funo dos mares, rios e oceanos. Temos como exemplo os fixos, como corais e algas, mais conhecidos por nós, e também os que tem movimentação, como estrelas do mar.

Comunidades Marinhas

Uma curiosidade interessante, é que organismos bentônicos auxiliam no biomonitoramento de qualidade de águas. O comprometimento da qualidade aquática ameaça além da saúde humana pela ingestão de água potável, também a produção de alimentos que não sejam nocivos e contaminados. O biomonitoramento das águas é importante e fundamental para demonstrar a integridade dos ecossistemas aquáticos, e os organismos bentônicos servem como bioindicadores, já que reagem a poluentes e fatores ambientais no meio aquático.

Por Ana Rosa Calheiro
Graduada em Ciências Biológicas

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Período Jurássico

Período Jurássico

PUBLICIDADE Definição O Período Jurássico é o segundo período da Era Mesozóica, em que os dinossauros eram …

Bioarqueologia

PUBLICIDADE A palavra bioarqueologia foi usada pela primeira vez em 1972 pelo arqueólogo britânico Grahame Clark, que …

Micrografia

Micrografia

PUBLICIDADE Definição A micrografia é uma reprodução gráfica da imagem de um objeto formado por um microscópio …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.