Breaking News
Home / Biologia / Genética

Genética

A biologia conta com diversos ramos do conhecimento. Entre eles, podemos destacar a Genética.

Por Genética entendemos uma ciência voltada para o estudo da hereditariedade, como também a função e a estrutura dos genes.

Importante: hereditariedade é um conjunto de processos biológicos que fazem com que os organismos possam transmitir suas informações genéticas por meio da reprodução. Estas informações são transmitidas por meio dos genes, os quais estão presentes no DNA (ácido desoxirribonucleico) sob a forma de sequências de nucleotídeos.

A genética está dividida em vários segmentos. Entre eles, temos a genética clássica ou mendeliana. Este ramo da genética foca os estudos nos cromossomos e genes, como também estudam a forma como eles são herdados de geração em geração (hereditariedade). Por sua vez, também há genética quantitativa.

Este ramo tem como foco de estudo o impacto da ação de múltiplos genes sobre o fenótipo (por fenótipo se compreendem as características observáveis que são originadas pelos genótipos, como ter olho azul, castanho, ou verde, por exemplo).

Outro ramo da genética é a molecular: ela tem como objetivo o estudo da estrutura da molécula de DNA, sua forma de duplicação, sua composição, enfim algo mais ligado à linha molecular.

Ainda temos a genética de populações e evolutiva: o objetivo é estudar a forma como os genes se comportam em determinada população e como isto está relacionado à evolução dos seres vivos.

Outro ramo é a do desenvolvimento. Neste caso, o estudo tem como objetivo analisar como os genes estão controlando e influenciando no desenvolvimento dos organismos.

Pai da genética

O “pai” da genética é um monge austríaco chamado Gregor Mendel (1822 – 1884). Este monge foi responsável por fazer vários experimentos os quais, utilizando cruzamentos de linhagens de ervilha, fizeram com que Mendel deduzisse que existiam fatores que levavam informação dos genitores (pais) para a prole (filhos). Os estudos dele deram base para o florescimento da genética.

Juliano Schiavo, biólogo e mestre em Agricultura e Ambiente

Referências

CONCEITO. Conceito de genética. Disponível em: <conceito.de/genetica>. Acesso em 17/07/17

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Genes discretos são herdados :Gregor Mendel (1/2). Instituto de Biociências. Disponível em: <http://www.ib.usp.br/evosite/evohome.html>. Acesso em 14/06/17

Genética

Genética é o estudo da hereditariedade.

A hereditariedade é um processo biológico em que um pai passa certos genes para seus filhos ou descendentes.

Toda criança herda genes de ambos os pais biológicos e estes genes, por sua vez expressam características específicas. Algumas destas características podem ser físicas, por exemplo, o cabelo, cor dos olhos e cor da pele, etc

Por outro lado, alguns genes podem também carregar o risco de certas doenças e distúrbios que podem passar de pais para os filhos.

DNA

Os genes na célula

A informação genética está dentro do núcleo das células de cada célula viva no corpo. A informação pode ser “considerada” como retirado de um livro por exemplo.

Parte deste livro com a informação genética vem do pai, enquanto a outra parte vem da mãe.

Cromossomos

Os genes encontram-se dentro dos cromossomas. Os seres humanos têm 23 pares de estas pequenas estruturas filiformes no núcleo de suas células, 23 ou metade do total de 46 vem da mãe, enquanto o outro 23 vem do pai.

Os cromossomos contêm genes assim como páginas de um livro. Alguns cromossomos podem levar milhares de genes importantes, enquanto alguns podem levar apenas alguns. Os cromossomas e, portanto, os genes, são compostas da substância química chamada DNA (ácido desoxirribonucléico). Os cromossomos são fios muito longos e finos de DNA, enrolado firmemente.

Em um ponto ao longo do seu comprimento, cada cromossoma tem uma constrição, chamado o centrômero.

O centrômero divide os cromossomos em dois “braços”: um braço longo e um curto braço.

Cromossomos são numeradas de 1 a 22 e estas são comuns para ambos os sexos e chamados autossomos. Há também dois cromossomos que foram dadas as letras X e Y e denominados cromossomos sexuais. O cromossomo X é muito maior que o cromossomo Y.

Bases químicas

Os genes são ainda constituído por códigos únicos de bases químicas que compreendem de A, T, C e G (adenina, timina, citosina e guanina). Estas bases químicas compõem combinações com permutações e combinações. Estes são semelhantes às palavras em uma página.

Estas bases químicas fazem parte do DNA.

As palavras quando juntos agem como as plantas que conta a células do corpo quando e como crescer, amadurecer e executar várias funções. Com a idade os genes podem ser afetadas e podem desenvolver defeitos e danos devido a toxinas ambientais e endógenos.

Machos e fêmeas

As mulheres têm 46 cromossomos (44 autossomos mais duas cópias do cromossomo X) em suas células do corpo. Eles têm metade deste ou 22 autossomos mais um cromossomo X em seus óvulos.

Os homens têm 46 cromossomos (44 autossomos mais um cromossomo X e um Y) em suas células do corpo e tem metade desses 22 autossomos mais um cromossomo X ou Y em seus espermatozóides células.

Quando o ovo se junta com o esperma, o bebê resultante tem 46 cromossomos (ou com uma XX em um bebê do sexo feminino ou XY em um bebê do sexo masculino).

Genes e genética

Cada gene é um pedaço de informação genética. Todo o DNA da célula torna-se o genoma humano. Há cerca de 20.000 genes localizados em um dos 23 pares encontrados no núcleo.

Até à data, a cerca de 12.800 genes foram mapeados para locais específicos (loci) em cada um dos cromossomas. Esta base de dados foi iniciado como parte do Projeto Genoma Humano. O projeto foi oficialmente concluído em abril de 2003, mas o número exato de genes no genoma humano ainda é desconhecida.

Cronologia de descobertas importantes