Nutrigenômica

Definição

Nutrigenômica é o estudo e ramo da pesquisa genética de como os alimentos afetam nossos genes e como, em troca, as variações genéticas afetam a maneira como reagimos aos nutrientes nos alimentos.

A nutrigenômica nos ajuda a entender como nossos genes e o que comemos interagem e o que isso significa para a nossa saúde.

Nutrigenômica (também conhecida como genômica nutricional) é amplamente definida como a relação entre nutrientes, dieta e expressão gênica.

O que é Nutrigenômica?

A palavra nutrigenômica é uma combinação de nutrição e genômica.

Juntas, essas palavras descrevem um campo que se preocupa com a relação entre dieta e expressão gênica.

A pesquisa nutrigenômica investiga questões como a forma como os alimentos influenciam a expressão gênica e como os genes influenciam a maneira como os indivíduos absorvem e metabolizam diferentes tipos de nutrientes.

Nutrigenômica é uma palavra feita de duas outras palavras e, de fato, o próprio campo é uma combinação de várias outras. Isso inclui nutrição, genética, genômica, proteômica e metabolômica.

A nutrição preocupa-se com a forma como o corpo utiliza diferentes tipos de alimentos e nutrientes e com a relação entre alimentação e saúde.

Genômica é o estudo de todo o genoma de um organismo, incluindo todos os seus genes, e como eles são regulados e expressos.

A proteômica é uma ciência semelhante que se preocupa mais com proteínas do que com material genético.

A genética estuda genes no nível individual, em vez de estudar um genoma inteiro.

Metabolômica é o estudo do metabolismo de células individuais, incluindo seus processos metabólicos, produtos e subprodutos.

Todas essas disciplinas diferentes são importantes para a compreensão da ciência complexa da nutrigenômica.

Por exemplo, os nutrientes que são fornecidos às células afetam o metabolismo celular e também podem afetar a expressão gênica.

Além disso, a maneira como as células metabolizam nutrientes também pode afetar a expressão gênica. Todos esses fatores são importantes porque, no nível individual, a variação genética influencia fortemente as necessidades de nutrientes, o metabolismo e praticamente todos os processos biológicos.

Existem vários fatos importantes que orientam o estudo da nutrigenômica.

Primeiro, a dieta é considerada um importante fator de risco para certos tipos de doença.

Segundo, que nutrientes e produtos químicos da dieta podem influenciar a expressão gênica, direta ou indiretamente.

Terceiro, que alguns genes envolvidos no desenvolvimento de doenças crônicas podem ser regulados por fatores alimentares.

Quarto, a variação genética entre indivíduos pode afetar a maneira pela qual o risco à saúde e à doença é influenciado pela dieta.

Tomados em conjunto, todos esses fatores implicam fortemente que a personalização da nutrição para pessoas individuais pode ser muito útil na prevenção e tratamento de doenças crônicas.

A nutrigenômica tem um grande potencial para beneficiar a ciência médica no futuro.

Esse campo de rápido crescimento pode ajudar a descobrir detalhes importantes da relação entre alimentos e certos tipos de câncer, diabetes tipo dois ou doenças cardiovasculares, por exemplo.

A incidência e o progresso de todas essas doenças são influenciados pela dieta, mas há uma grande quantidade de variação genética em como as pessoas são afetadas.

O que é genômica nutricional?

A genômica nutricional é uma ciência da saúde em evolução que estuda o genoma humano e o uso de alimentos como remédio para tratar indivíduos de acordo com suas necessidades genéticas específicas.

Os alimentos podem influenciar como as células se comportam através da expressão gênica e, portanto, uma nutrição adequada pode prevenir ou tratar doenças. Alterações nos genes, como mutações, também podem alterar os requisitos nutricionais de um indivíduo ou exigir que a pessoa evite determinados alimentos. A nutrição de uma mãe pode influenciar a expressão gênica de seus filhos e netos.

A medicina ortomolecular está relacionada à genômica nutricional, na medida em que utiliza suplementos nutricionais como medicamento.

Variações genéticas podem fazer com que os requisitos nutricionais de um indivíduo sejam diferentes dos requisitos da maioria das outras pessoas. Por exemplo, pessoas com fenilcetonúria, um distúrbio no qual as pessoas são incapazes de processar o aminoácido fenilalanina e podem levar ao sistema nervoso central e a danos cerebrais, podem precisar evitar alimentos que contenham fenilalanina.

Algumas fontes comuns desse aminoácido são ovos, leite e aspartame.

As deficiências nutricionais podem levar a sérios problemas de saúde e alguns podem danificar o DNA.

Alguns exemplos incluem deficiências de vitamina B12, zinco e vitamina C. A deficiência de vitamina B12 pode levar a danos neurológicos, disfunção cerebral, câncer de cólon e doenças cardíacas.

Aqueles que são deficientes em zinco podem ser mais suscetíveis à disfunção cerebral e imunológica, e essa deficiência pode danificar o DNA através de quebras de cromossomos.

A falta de vitamina C pode levar à oxidação do DNA, o que pode resultar em catarata e câncer.

Estes podem ser tratados incluindo alimentos com nutrientes suficientes.

A má nutrição pode afetar tanto um indivíduo quanto seus descendentes. Algumas pesquisas, como estudos feitos para observar os efeitos da fome e da baixa taxa de natalidade, indicam que os hábitos de saúde de uma mulher, incluindo nutrição, podem afetar a saúde de seu filho. Em alguns casos, a saúde de seus netos também pode ser afetada.

As três subcategorias de genômica nutricional são: nutrigenética, nutrigenômica e epigenômica nutricional.

A nutrigenética preocupa-se com o efeito que as mutações genéticas, que podem ser provocadas pela nutrição, têm sobre a saúde.

A Nutrigenômica estuda o efeito que a nutrição, juntamente com toxinas e estresse, tem na expressão gênica.

A epigenômica nutricional também se preocupa com nutrição, expressão gênica e herança.

Os resultados de qualquer uma dessas categorias de estudos genômicos nutricionais podem ser utilizados no desenvolvimento de diretrizes nutricionais para otimizar a saúde pública, incentivar o envelhecimento saudável e prevenir doenças.

Este campo é um pouco semelhante ao medicamento ortomolecular, que usa suplementos nutricionais para prevenir ou tratar doenças. A medicina ortomolecular foi fundada pelo Dr. Linus Pauling, conhecido por usar suplementação de vitamina C no tratamento de resfriados. Outro exemplo de uso de suplementos como medicamento é o lítio para tratar a esquizofrenia.

Fonte: www.nutritionsociety.org/www.genomicseducation.hee.nhs.uk/www.wisegeek.org/theconversation.com/fitgenetix.com/foodtechnology.nutritionalconference.com/foodinsight.org/www.cancer.gov/www.iufost.org