Transfusão de Sangue

PUBLICIDADE

Transfusão de Sangue – O que é

Uma transfusão de sangue é um procedimento médico no qual o sangue é retirado de uma pessoa e administrado a outra. Existem muitos motivos para realizar uma transfusão de sangue.

O sangue pode ser necessário durante as operações cirúrgicas. As vítimas de acidentes podem precisar de sangue para repor o sangue perdido.

Os hospitais dependem de doadores de sangue para a maior parte de seu suprimento de sangue. Se apenas uma pequena quantidade de sangue foi perdida, uma solução de sal pode ser usada como substituto.

No caso de uma grande perda de sangue, é necessária uma transfusão de sangue.

O perigo de perder grandes quantidades de sangue é que o oxigênio vital transportado pelo sangue para os órgãos é perdido. Quem sofre de anemia também pode precisar de transfusões de sangue regulares.

Pessoas que sofrem de anemia não podem produzir seu próprio sangue e requerem sangue de doadores.

A forma mais comum de receber uma transfusão de sangue é por meio de um tubo inserido no braço. Este tubo ou cânula é conectado a um gotejamento. Durante a transfusão de sangue, o sangue escorrerá do gotejamento, através do tubo e para o braço do paciente.

Pessoas que precisam de transfusões frequentes podem receber o sangue por meio de um tubo inserido no tórax. Este procedimento é denominado transfusão de sangue de linha central.

Se transfusões frequentes são dadas pelo braço, a irritação das veias pode levar à formação de coágulos sanguíneos.

Durante uma operação, é possível que o sangue do próprio paciente seja usado para uma transfusão. Isso é chamado de transfusão autóloga.

Seu próprio sangue será coletado durante a operação e devolvido a você imediatamente.

Você também pode doar sangue nas semanas anteriores à operação, se estiver bem. Muitas pessoas escolhem esta opção se estiver disponível devido ao medo de uma infecção pelo sangue doado.

Embora o risco de infecção seja muito baixo, as transfusões autólogas são úteis se o paciente tiver um tipo de sangue muito raro.

A compatibilidade entre doador e receptor de sangue é muito importante em uma transfusão de sangue. Antes de uma transfusão, testes de compatibilidade sanguínea devem ser realizados.

Transfusão de Sangue

Doador e Receptor

Este procedimento é chamado de correspondência cruzada.

O sangue usado nas transfusões é armazenado em sacos plásticos. Cada saco geralmente contém meio litro de sangue. O sangue é caro para armazenar. Se a cirurgia tiver que ser cancelada por qualquer motivo, o sangue que deveria ser usado será destruído.

Após uma transfusão de sangue, podem ocorrer algumas complicações. Os efeitos colaterais podem incluir dores de cabeça e erupções cutâneas. Também pode haver um aumento na temperatura do corpo.

Esses sintomas geralmente podem ser aliviados com medicamentos.

Quais são os diferentes tipos de transfusões?

Transfusão de Sangue

transfusão é o processo de transferência de sangue ou produtos sanguíneos pela veia de um paciente. Isso geralmente é feito quando há perda de sangue devido a acidentes ou cirurgia, ou quando o corpo não é capaz de produzir sangue como resultado de uma doença. Os diferentes tipos de transfusões incluem transfusão de glóbulos vermelhos (RBC), transfusão de plasma, transfusão de plaquetas e transfusão de fator de coagulação do sangue. Também podem ser feitas transfusões de anticorpos e glóbulos brancos (leucócitos). Outro tipo de transfusão é chamada de transfusão autóloga.

Na transfusão autóloga, o sangue ou componentes do sangue sendo transferidos para o paciente provinham principalmente dele.

Isso geralmente é feito quando o paciente que está prestes a se submeter à cirurgia opta por usar seu próprio sangue, caso ocorra perda de sangue durante a cirurgia.

Seu sangue é freqüentemente extraído vários dias antes da cirurgia e mantido no laboratório.

Uma vantagem desse tipo de transfusão é a eliminação das reações transfusionais e a transmissão de infecções que às vezes podem ocorrer com o uso de sangue de um doador. A transfusão autóloga, entretanto, é feita principalmente para situações não emergenciais.

As transfusões de hemocomponentes são geralmente o tipo mais comumente realizado.

Pacientes com distúrbios na produção de plaquetas ou fator de coagulação sanguínea geralmente recebem transfusões de plaquetas ou fator de coagulação sanguínea.

Indivíduos com plaquetas diminuídas ou fator de coagulação sanguínea são freqüentemente propensos a problemas de sangramento. O plasma, a parte líquida do sangue, também pode ser usado em pacientes com deficiências do fator de coagulação.

Os leucócitos são importantes na defesa do corpo contra infecções. Quando essas células são deficientes ou não funcionam adequadamente, podem ocorrer infecções graves, que frequentemente podem levar a complicações fatais. Uma transfusão de leucócitos pode ajudar indivíduos com leucócitos extremamente reduzidos.

Os anticorpos também são células do sistema imunológico capazes de combater diretamente os agentes de doenças que causam raiva, varicela e hepatite.

As transfusões usando anticorpos específicos são freqüentemente administradas a pacientes que foram expostos a qualquer uma dessas condições.

As transfusões de hemácias (hemácias) são frequentemente realizadas em casos de sangramento e quando há produção inadequada de hemácias na medula óssea, que é a seção esponjosa dos ossos grandes.

Pacientes com anemia grave ou redução de hemácias geralmente precisam desse tipo de transfusão para restaurar o número de hemácias e aliviar seus sintomas. Os sintomas incluem fadiga frequente, palidez, aumento da frequência cardíaca e, às vezes, queda de cabelo.

Transfusão de Sangue – Procedimento

Uma transfusão de sangue é um procedimento comum em que o sangue ou componentes do sangue são administrados por via intravenosa (IV).

Uma transfusão de sangue é administrada para substituir o sangue e seus componentes que podem estar muito baixos.

Transfusão de Sangue

Há muitas razões para que as pessoas recebam transfusões de sangue, incluindo cirurgia, ferimentos e doenças.

O sangue tem vários componentes, incluindo glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, plaquetas e plasma.

transfusão de sangue é um procedimento comum seguro no qual você recebe o sangue através de uma linha (IV) intravenoso inserido em um de seus vasos sanguíneos.

As transfusões de sangue são usados para substituir o sangue perdido durante uma cirurgia ou uma grave lesão.

A transfusão também pode ser feito se o seu corpo não pode fazer o sangue corretamente por causa de uma doença.

Durante uma transfusão de sangue, uma pequena agulha é usada para inserir uma linha IV em um de seus vasos sanguíneos. Através desta linha, você recebe sangue saudável. O procedimento geralmente leva de 1 a 4 horas, dependendo da quantidade de sangue que você precisa.

Uma transfusão de sangue fornece sangue ou componentes sanguíneos se você perdeu sangue devido a uma lesão, durante uma cirurgia ou se tem certas condições médicas que afetam o sangue ou seus componentes.

O sangue normalmente vem de doadores. Bancos de sangue e profissionais de saúde garantem que as transfusões sejam um tratamento seguro e de baixo risco.

Transfusão de Sangue – Coração

coração bombeia o sangue através de uma rede de artérias e veias no corpo. O sangue tem muitos empregos vitais. Por exemplo, ele carrega oxigênio e outros nutrientes para os órgãos e tecidos do corpo.

O sangue é composto por várias partes, incluindo glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, plaquetas, e plasma.

Tipos de sangue

Cada pessoa tem um dos seguintes tipos de sangue: A, B, AB ou O. Além disso, o sangue de cada pessoa ou é Rh positivo ou Rh-negativo.

O sangue usado na transfusão deve funcionar com o seu tipo de sangue. Se isso não acontecer, os anticorpos (proteínas) atacam o sangue novo até deixá-lo doente.

Tipo Sanguíneo

O sangue é seguro para quase todos. Cerca de 40 por cento da população tem o tipo

O sangue

As pessoas que têm este tipo de sangue são chamados doadores universais. O tipo de sangue é usado para emergências, quando não há tempo para testar o tipo de sangue de uma pessoa.

As pessoas que têm sangue do tipo AB são chamados de receptores universais. Isto significa que podem receber qualquer tipo de sangue.

Se você tem sangue Rh-positivo, você pode receber sangue Rh-positivo ou Rh-negativo. Mas se você tem sangue Rh-negativo, você só deve receber sangue Rh-negativo. Sangue Rh-negativo é usado para emergências, quando não há tempo para testar tipo Rh de uma pessoa.

sangue não possui substituto. Então, a doação voluntária feita por um individíduo saudável é a única fonte para obtenção de sangue e seus componentes para uso em pacientes que necessitam.

Fonte: www.saude.mt.gov.br/www.wisegeek.com/www.einstein.br/my.clevelandclinic.org/owlcation.com

Veja também

Elastina

PUBLICIDADE Elastina – Definição Seu corpo produz naturalmente a proteína elastina. A elastina ajuda os tecidos e órgãos …

Derme

Derme

PUBLICIDADE Derme – Definição A derme é a camada intermediária da pele em seu corpo. Tem muitos …

Colostro

PUBLICIDADE Colostro – Definição O colostro é a primeira forma de leite materno liberada pelas glândulas mamárias …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.