Breaking News
Home / Biologia / Osmose

Osmose

O que é Osmose

PUBLICIDADE

Por Osmose se compreende o movimento que a água faz através de uma membrana semipermeável, o que leva a uma diferença de pressão osmótica. Tal processo é muito importante para a manutenção das células.

Para facilitar o entendimento, imagine que as membranas plasmáticas são como barreiras inteligentes: são elas que permitem o que entra e o que sai. No caso da osmose, que é o movimento da água, esse processo é facilitado, pois as membranas plasmáticas são mais permeáveis à água, em relação a outras moléculas pequenas. Tanto é que existem canais proteicos que recebem o nome de aquaporinas.

As aquaporinas são facilitadores da passagem da água pela membrana plasmática. É por meio destes canais que a água passa, sem gasto energético. Por isso, este processo recebe o nome de transporte passivo. Porém, para que isso ocorra, o movimento é mediado segundo a relação entre a concentração osmótica que há dentro e fora da célula.

Desta forma, a água sempre vai se movimentar de forma livre, atravessando a membrana, do local com menor concentração de um soluto para o de maior concentração. Ou seja: a água vai do meio hipotônico (com menor concentração de um soluto) para um hipertônico (com maior concentração do soluto). Esta pressão, pela qual a água passa pela membrana plasmática, recebe o nome de pressão osmótica.

Para facilitar: se você colocar uma célula numa substância isotônica (osmolaridade igual a do citoplasma de uma célula), não ocorre passagem de água, pois existe um equilíbrio osmótico. Assim, quando a célula está numa substância isotônica, ela não ganha e nem perde água. Apenas se mantém do jeito que está.

Por sua vez, quando a célula está numa substância hipertônica (fora da célula existe mais soluto), ela perde água para o meio externo. Desta forma, dependendo da concentração de soluto que há externamente, a célula encolhe e fica murcha. Já numa concentração hipotônica (a concentração de soluto é menor no meio exterior), a célula incha e a água entra, se tornando túrgida.

Importante: em células de bactérias e de plantas,a membrana plasmática conta com uma parede não expansível, que confere maior rigidez e força, de forma a resistir à pressão osmótica. Assim, não ocorre a osmólise (rompimento da célula por conta da pressão osmótica).

Osmose Reversa

Como o próprio nome diz, é o processo contrário ao da osmose. A água se desloca da solução mais concentrada para a menos concentrada, por meio do uso da pressão osmótica. Neste processo, é aplicada uma pressão sobre a solução hipertônica, forçando a água a passar pela membrana e, com isso, seguir em direção à solução hipotônica. Este processo é utilizado para deixar a água potável, tendo sido utilizado pela ciência por volta da década de 1960.

Juliano Schiavo
Biólogo e mestre em Agricultura e Ambiente

Referências

NELSON, David L.; COX, Michael M. Princípios de Bioquímica: Lehninger. ArtMed, 2014.

Osmose

A osmose é um processo em que um fluido passa através de uma membrana semi-permeável, que se deslocam a partir de uma área em que um soluto, tal como o sal está presente em baixas concentrações, a uma área em que o soluto está presente em concentrações elevadas.

O resultado final da osmose, barrando fatores externos, será quantidades iguais de fluido de cada lado da barreira, a criação de um estado que é conhecido como “isotônica.” O fluido mais comumente utilizado em manifestações de osmose é a água, e com uma osmose ampla variedade de soluções de fluidos é essencial para todos os organismos vivos da Terra, dos seres humanos para as plantas.

Existem alguns termos chave relacionados com a osmose, que pode ser útil para saber quando se pensa em como osmose funciona. O fluido que passa através da membrana é conhecido como um solvente, enquanto que a substância dissolvida no líquido é um soluto. Juntos, os solventes e solutos dissolvidos compõem uma solução. Quando a solução possui baixos níveis de um soluto, ele é considerada hipotônico, enquanto que as soluções com níveis elevados de soluto são conhecidos como hipertônica.

Osmose

Em um exemplo clássico de osmose, a osmose plantas usam para absorver água e nutrientes do solo. A solução nas raízes das plantas é hipertônica, com base em água do solo hipotônico circundante. Raízes são projetadas com membranas permeáveis como seletivamente, admitindo não apenas água, mas alguns solutos úteis, tais como minerais a planta precisa para sobreviver. Osmose também desempenha um papel crítico em células vegetais e animais, com os fluidos que flui dentro e para fora da parede da célula para trazer nutrientes e realizar resíduos.

Fluido passa dentro e para fora da membrana semi-permeável, em a osmose, mas geralmente não é um fluxo de líquido num sentido ou noutro, dependendo de que lado da membrana tem uma maior concentração da solutos. É possível alterar o processo da a osmose através da criação de pressão na solução hipertônica.

Quando a pressão torna-se tão intensa que o solvente da solução hipotônico não pode passar através da membrana, ele é conhecido como a pressão osmótica, e que irá impedir a consecução da um estado isotônica.

Os princípios subjacentes a por osmose são a chave para a compreensão de uma grande variedade de conceitos. Por exemplo, a condição médica, por vezes fatal, conhecida como a intoxicação por água ocorre quando pessoas que bebem uma grande quantidade de água muito rapidamente, causando uma diluição da água que flui livremente através dos seus corpos.

Esta solução diluída é capaz de empurrar através das membranas das células, graças à a osmose, e ele pode levar as células a explodir medida que se expandem para acomodar a água. Por outro lado, quando as pessoas tornar-se desidratado, as células murcham e morrem como a água de fluxo livre no corpo torna-se altamente concentrada com solutos, fazendo com que a água flua para fora das células, na tentativa de chegar a um estado isotônica.

Portal São Francisco

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Terra Primitiva

Terra Primitiva

PUBLICIDADE O que é terra primitiva? A história da Terra diz respeito ao desenvolvimento do …

Respiração Branquial

Respiração Branquial

PUBLICIDADE O que é respiração branquial? As brânquias ou guelras são órgãos da respiração, são …

Mecanismos de Feedback

Mecanismos de Feedback

PUBLICIDADE O que são mecanismos de feedback? Um mecanismo de feedback é um processo que usa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.