Breaking News
Home / Biologia / Modelo Biológico

Modelo Biológico

PUBLICIDADE

O que é um Modelo Biológico?

O termo “modelo biológico” é usado de várias maneiras diferentes, mas o significado do termo geralmente é claro a partir do contexto.

Em um sentido, é um modelo matemático de um sistema biológico, enquanto em outro, ele se refere a um organismo específico que pode ser amplamente estudado com o objetivo de gerar dados que podem ser aplicados a outros organismos. Este termo também é usado em referência a uma teoria específica sobre as origens da doença mental e sofrimento psicológico que se originou no século 19 como a compreensão do cérebro avançou consideravelmente.

No sentido de um modelo matemático, um modelo biológico pode ser construído para obter uma compreensão mais profunda de um organismo, um ecossistema, uma linhagem genética ou uma grande variedade de outros tópicos em biologia . Usando a matemática, as pessoas podem configurar e testar um modelo. Muitos tópicos podem ser estudados no âmbito da matemática. Por exemplo, o crescimento populacional e a dinâmica populacional são coisas que se prestam muito bem à modelagem matemática.

A modelagem de sistemas biológicos com matemática também permite que pessoas alterem os parâmetros e as variáveis para ver o que aconteceria se as alterações ocorressem no mundo real. Por exemplo, um grupo de cientistas que trabalham em um projeto de controle de pragas de insetos pode ter um modelo matemático das pragas em questão e então começar a adicionar variáveis como o uso de inseticidas, manipulação genética da população para criar esterilidade e outras coisas para ver quais A aproximação provavelmente seria mais eficaz quando se trata de controlar os insetos.

Um organismo modelo pode fornecer dados que podem ser aplicáveis a outros organismos. O rato de laboratório é um símbolo clássico, estudado com o objetivo de aprender mais sobre a natureza de outros mamíferos, especialmente seres humanos. As moscas de frutas também são comumente usadas, como é Escherichia coli, uma bactéria amplamente estudada em laboratórios em todo o mundo. Estes modelos biológicos são escolhidos por causa das semelhanças entre eles e outros organismos, ou por traços como a reprodução rápida ou genomas que são fáceis de manipular.

No mundo da medicina, o modelo biológico é uma teoria para explicar como a doença mental emerge, e para fornecer uma visão dos possíveis tratamentos. As pessoas que apoiam este modelo acreditam que os problemas psicológicos podem ser explicados por problemas físicos e químicos dentro do cérebro e sistema nervoso central, como níveis anormais de neurotransmissores ou anormalidades na estrutura cerebral. Isso tornaria as condições psicológicas tratáveis como outras doenças.

Este modelo foi adotado no século 19, e mudou radicalmente a abordagem para o tratamento dos doentes mentais.

Historicamente, as pessoas com doença mental foram responsabilizadas por sua doença e assumiram ser responsáveis por isso; sob este modelo, os profissionais médicos reconheceram que seus problemas psicológicos não eram da culpa deles e que podiam ser tratados. Isso marcou uma mudança radical do confinamento, isolamento e abandono em asilos e outras instalações construídas para abrigar os doentes mentais.

Fonte: www.wisegeek.org/www.innovateus.net

Veja também

Algas Dinophytas

Algas Dinophytas

PUBLICIDADE O que são algas dinophytas? As algas dinófitas, pertencem ao Filo Dinophyta e a …

Endoderma

PUBLICIDADE Definição de endoderma Endoderma ou Endoderme é a mais interna das três camadas germinativas, …

Alelos Múltiplos

PUBLICIDADE O que são alelos múltiplos? Os alelos múltiplos ou polialelia são casos em que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.