Breaking News
Home / Biologia / Colônia

Colônia

O que é Colônia?

PUBLICIDADE

Nas comunidades formadas pelos seres vivos (comunidades bióticas) podemos encontrar diversos tipos de interações, as quais ocorrem entre indivíduos da mesma espécie (intraespecífica) ou entre espécies diferentes (interespecíficas).

Estas interações, que podem receber também o nome de relações ecológicas, podem ser harmônicas (quando nenhum dos indivíduos é prejudicado), desarmônicas (quando algum organismo e prejudicado) e neutras (nenhum indivíduo é prejudicado).

Em algumas dessas interações ocorre o benefício mútuo de ambos os seres vivos. Entre elas, podemos destacar a relação ecológica conhecida por colônia.

Por Colônia podemos compreender  associações entre indivíduos da mesma espécie. Trata-se de uma relação harmônica, em que estes indivíduos estão anatomicamente ligados. Vale ressaltar que, de forma geral, eles perderam a capacidade de viver isoladamente. Caso alguém tente separá-los, a colônia morrerá.

Em algumas colônias, os organismos podem apresentar, todos, a mesma função. Assim, não há divisão de trabalho, pois todos executam funções vitais. Estas colônias, por conta de suas características, recebem o nome de isomorfas ou homomorfas. Como exemplo, há os corais, oscrustáceos, comoas cracas, além de colônias de bactérias e protozoários. Inclusive, dentro de nosso aparelho digestivo encontramos diversas colônias de bactérias que acabam por serem de essencial importância, seja para auxiliar no processo de absorção de nutrientes, quanto para a defesa de nosso organismo a agentes patógenos.

Porém, quando as colônias são formadas por indivíduos com formas e funções diferentes, surge uma divisão de trabalho. Desta forma, estas colônias são consideradas heteromorfas. Como exemplo, há as caravelas-portuguesas. Neste tipo de colônia, há indivíduos que apresentam funções especializadas, como proteção e defesa, reprodução, natação, flutuação, alimentação, entre outros. E todos acabam por se beneficiar, como se houvesse um único organismo, composto por vários.

Colônia

Assim, ao falarmos de colônias, estamos falando de um “superorganismo” formado por diversos organismos da mesma espécie. Cada um pode desempenhar uma função específica (colônia heteromorfa) ou cada indivíduo pode apresentar todas as funções (homomorfa).

Juliano Schiavo é biólogo e mestre em Agricultura e Ambiente

Referências

Fonte: CASSINI, Sérgio Túlio. Ecologia: conceitos fundamentais. UFES. 2005. Disponível em: http://197.249.65.74:8080/biblioteca/bitstream/123456789/124/1/Ecologia%20-%20Conceitos%20Fundamentais.pdf. Acesso em 25/07/17

Veja também

Bioacústica

Bioacústica

PUBLICIDADE O que é bioacústica? A bioacústica é uma ciência que estuda a produção de …

Acidificação Oceânica

Acidificação Oceânica

PUBLICIDADE O que é acidificação oceânica? A  acidificação oceânica é o excesso de gás carbônico …

Sistemática

PUBLICIDADE O que é sistemática? A sistemática é uma ciência que estuda através do agrupamento …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.