Breaking News
Home / Biologia / Esclavagismo

Esclavagismo

PUBLICIDADE

Esclavagismo – O que é

Por Esclavagismo podemos entender uma relação ecológica entre os seres vivos, na qual uma espécie (que recebe o nome de esclavagista) se utiliza das atividades, alimento ou trabalho de outros seres vivos. Portanto, é uma relação ecológica desarmônica, pela qual um dos organismos é prejudicado.

Exemplos: No século XVIII alguns pesquisadores verificaram que, em alguns ninhos de formigas, havia mais de uma espécie.

E isso deixou os pesquisadores intrigados: formigas são territorialistas e costumam ser muito agressivas com invasoras.

Desta forma, em 1810, um pesquisador chamado Huber descobriu que formigas dos grupos Polyergus rufescens e Formica sanguinea invadiam o ninho de outras formigas. Ela matavam as operárias e roubavam ovos, larvas e pupas. Estas eram levadas até o formigueiro ainda imaturas.

Ao se desenvolverem, elas passavam a agir como operárias de sua nova casa, desenvolvendo diversas funções no ninho.

Ou seja: elas eram escravas das outras formigas.

Como outro exemplo de esclavagismo podemos citar a relação entre as formigas e pulgões. Os pulgões se alimentam da seiva elaborada que retiram das plantas. Esta seiva é rica em açúcares. Desta forma, por absorverem muito açúcar, estes insetos acabam eliminando o excesso.

Formiga e o pulgão

Algumas formigas acabam por se utilizar deste açúcar. Assim, elas “escravizam” estes pulgões, pastoreando-os até áreas das plantas para que eles se alimentem e possam eliminar os açúcares.

Muitas vezes as formigas acabam também por cuidar da prole dos pulgões.

Embora eles sejam escravizados, de certa forma, esta pode ser considerada até uma relação positiva: os pulgões são protegidos pelas formigas e elas, em troca, recebem açúcares.

Também podemos citar uma relação entre o ser humano e as abelhas. Elas, além de realizarem a polinização, fornecem diversos produtos como o mel, própolis, entre outros.

Assim, o ser humano cria abelhas, utilizando seus produtos. Esta atividade é chamada de apicultura em casos de abelhas Apis mellifera ou meliponicultura, que é a criação racional de abelhas sem ferrão (meliponíneos),

Esclavagismo – Relações Ecológicas

Formiga e o pulgão

Todos os organismos estão conectados a cada outro em um ecossistema. Os organismos se relacionam uns com os outros porque estão conectados.

Alguns organismos competem contra outros organismos para recursos ou espaço. Outros organismos dependem uns dos outros para sobreviver. Essas relações são chamadas de relações ecológicas.

Relações ecológicas existem por causa de nichos.

Um nicho inclui o espaço físico que um organismo ocupa e como esse organismo interfere com outros organismos nesse espaço. Um nicho também é determinado pelo local em que o organismo está na cadeia alimentar.

Apenas uma espécie pode ocupar um nicho específico em um ecossistema. Isso permite diferentes espécies de álcool juntas. Itálisestabilizaecossistemas.

A interação entre organismos em nichos semelhantes ou sobrepostos resulta em uma relação ecológica.

Existem tipos de respostas de relações ecológicas. A competição é a prova entre organismos para comida, espaço, companheiros e outros recursos. A promoção é quando um organismo se alimenta de outro organismo. Essas relações são formas de simbiose. A simbiose se fecha e a interação de longo prazo entre os organismos.

Fonte: Juliano Schiavo

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Fator Rh

PUBLICIDADE Fator Rh – O que é O fator Rhesus, também conhecido como fator Rh, é um …

Flavonoides

PUBLICIDADE Os flavonoides ou bioflavonoides, são compostos naturais de plantas que constituem os pigmentos responsáveis …

Aldosterona

PUBLICIDADE Aldosterona – Hormônio A maioria das pessoas nunca ouviu falar desse hormônio em particular, mas ele …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.