Breaking News
Home / Biologia / Nicho Ecológico

Nicho Ecológico

PUBLICIDADE

O que é nicho ecológico?

Os seres vivos estão em constante adaptação ao meio, estas causam equilíbrio nas relações entre as espécies e no ecossistema como um todo.

O nicho ecológico e o habitat é um dos estudos da ecologia, que tem como objetivo compreender as relações entre os seres vivos e o ambiente em que vivem.

Conceito de nicho ecológico

Função que a espécie desempenha no ambiente, ou seja, atividades especificas que fazem parte de um conjunto adaptativo. São as funções que a espécie desempenha no ambiente, por exemplo: reprodução, hábitos alimentares, estratégias de sobrevivência. Define o modo de vida único e particular que cada espécie explora no habitat.

Nicho Ecológico

Conceito de habitat

Ambiente onde vive determinada espécie. Cada habitat oferece condições físicas, climáticas e alimentares para o desenvolvimento das espécies. Composto por propriedades físicas e também pelos seres vivos. É no habitat que cada espécie desempenha as atividades especificas que fazem parte de um conjunto de interações adaptativas. Este conjunto é conhecido como nicho ecológico. Enquanto habitat é o local onde a espécie vive, o nicho ecológico são as ações desempenhadas por elas.

Princípio de Guase (principio de exclusão competitiva)

Um nicho ecológico é mutuamente exclusivo e para que duas espécies coexistam em um mesmo habitat, é necessário que seus nichos ecológicos sejam suficientemente diferentes. Quando duas espécies de uma biocenose (comunidade) compartilham o mesmo nicho ecológico se estabelece entra elas uma competição por um ou mais recursos do meio.

Esta competição pode ter determinados resultados como, por exemplo: extinção de uma das espécies; expulsão da espécie mais fraca pela mais forte do ambiente; ou mudanças de hábitos de uma ou de ambas as espécies. Se o habitat for o mesmo, mas o nicho ecológico diferente não haverá competição entre as espécies, podendo conviver no mesmo habitat.

Camila Correia

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Risco Biológico

PUBLICIDADE Definição de Risco biológico Os perigos biológicos ou Riscos biológico são substâncias orgânicas que representam uma ameaça …

Carragenina

PUBLICIDADE Definição de Carragenina A carragenina é um aditivo alimentar comum extraído de algas vermelhas, usada principalmente …

Algas Vermelhas

PUBLICIDADE Definição de Algas Vermelhas Todas as algas marinhas podem ser amplamente divididas em três …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.