PUBLICIDADE
O que é nicho ecológico?
Os seres vivos estão em constante adaptação ao meio, estas causam equilíbrio nas relações entre as espécies e no ecossistema como um todo.
O nicho ecológico e o habitat é um dos estudos da ecologia, que tem como objetivo compreender as relações entre os seres vivos e o ambiente em que vivem.
Conceito de nicho ecológico
Função que a espécie desempenha no ambiente, ou seja, atividades especificas que fazem parte de um conjunto adaptativo. São as funções que a espécie desempenha no ambiente, por exemplo: reprodução, hábitos alimentares, estratégias de sobrevivência. Define o modo de vida único e particular que cada espécie explora no habitat.
Conceito de habitat
Ambiente onde vive determinada espécie. Cada habitat oferece condições físicas, climáticas e alimentares para o desenvolvimento das espécies. Composto por propriedades físicas e também pelos seres vivos. É no habitat que cada espécie desempenha as atividades especificas que fazem parte de um conjunto de interações adaptativas. Este conjunto é conhecido como nicho ecológico. Enquanto habitat é o local onde a espécie vive, o nicho ecológico são as ações desempenhadas por elas.
Princípio de Guase (principio de exclusão competitiva)
Um nicho ecológico é mutuamente exclusivo e para que duas espécies coexistam em um mesmo habitat, é necessário que seus nichos ecológicos sejam suficientemente diferentes. Quando duas espécies de uma biocenose (comunidade) compartilham o mesmo nicho ecológico se estabelece entra elas uma competição por um ou mais recursos do meio.
Esta competição pode ter determinados resultados como, por exemplo: extinção de uma das espécies; expulsão da espécie mais fraca pela mais forte do ambiente; ou mudanças de hábitos de uma ou de ambas as espécies. Se o habitat for o mesmo, mas o nicho ecológico diferente não haverá competição entre as espécies, podendo conviver no mesmo habitat.
Camila Correia