Breaking News
Home / Biologia / Água de Reuso

Água de Reuso

PUBLICIDADE

Água de Reuso – Definição

Reutilização de água, também conhecida como reciclagem de água ou água de reuso, é o processo de capturar intencionalmente águas residuais, águas pluviais, salgadas ou cinzentas e limpá-las conforme necessário para um propósito benéfico de água doce, como beber, processos industriais, reabastecimento de água superficial ou subterrânea e restauração de bacias hidrográficas.

reutilização de águas residuais ou reciclagem de água é o uso de águas residuais tratadas (ou não tratadas) para uma finalidade benéfica.

Uma das principais vantagens da reciclagem de água é proteger os recursos hídricos, reduzindo as descargas de poluição da água e a necessidade de que a água seja removida dos hábitos naturais.

O que é a água de reuso?

É grande a preocupação com a disponibilidade de água potável para consumo. O desperdício e a constante contaminação favorecem a crise hídrica ao redor do mundo.

água de reuso é definida como a água residuária, que pode ser reutilizada, estando dentro de padrões devidamente estabelecidos. Normalmente é proveniente de processos de fabricação industrial, banho, cozinha, águas de infiltração, entre outros, sendo geralmente tratada em Estações de Tratamento de Esgoto.

Água de Reuso

Água de Reuso

O reuso da água podem ocorrer duas formas principais: indireto e direto.

No reuso indireto, a água residual é lançada em águas superficiais e subterrâneas, sendo liberada novamente nos corpos hídricos sem ou com tratamento prévio.

reuso direto é o uso planejado da água residuária, a mesma é tratada até adquirir as características necessárias para sua nova finalidade, não havendo lançamento em águas superficiais ou subterrâneas, mas sendo levada diretamente para o seu local de uso.

Normalmente a água de reuso não é utilizada para fins potáveis, pois possui uma qualidade inferior quando comparada à água potável, não sendo utilizada diretamente para o consumo.

A água de reuso apresenta características que permitem sua reutilização para diversas finalidades, tais como: geração de energia, refrigeração de equipamentos, aproveitamento nos processos industriais, limpeza de ruas e praças, irrigação de plantas, campos de esportes e parques, uso em descargas sanitárias, lavagem de ruas e calçadas, para apagar incêndios, entre outros.

Como tais atividades não necessitam de água potável, a água de reuso faz com que uma maior quantidade de água potável seja disponibilizada, contribuindo, portanto, com o uso consciente.

Apesar do desconforto da população, a água de reuso também pode ser utilizada para fins potáveis. De forma direta, a água residual passa por processos de alta tecnologia e pode ser usada imediatamente para beber, preparar o alimento e tomar banho. Porém além de ser um processo caro, pouco se sabe de sua segurança. Já na maneira indireta, a água passa por tratamento e,é lançada nas águas superficiais e, posteriormente, passa por tratamento convencional.

Atualmente no Brasil a água de reuso não é utilizada para consumo humano, porém trabalhos estão sendo realizados para que isso seja possível.

O uso consciente da água é de fundamental importância em todo o mundo. Um litro de água de reuso utilizada representa um litro de água conservada.

Reutilização de água

Água de Reuso

reutilização de água (também conhecida como reciclagem de água ou recuperação de água) recupera a água de uma variedade de fontes e a trata e reutiliza para fins benéficos, como agricultura e irrigação, abastecimento de água potável, reabastecimento de lençóis freáticos, processos industriais e restauração ambiental.

reutilização da água pode fornecer alternativas aos suprimentos de água existentes e ser usada para aumentar a segurança, sustentabilidade e resiliência da água.

reutilização da água pode ser definida como planejada ou não planejada. O reuso não planejado de água refere-se a situações em que uma fonte de água é substancialmente composta por água previamente utilizada. Um exemplo comum de reutilização não planejada de água ocorre quando as comunidades obtêm seus suprimentos de água de rios, como o rio Colorado e o rio Mississippi, que recebem descargas de águas residuais tratadas das comunidades rio acima.

Reutilização planejada de água refere-se a sistemas de água projetados com o objetivo de reutilizar de forma benéfica um abastecimento de água reciclada. Freqüentemente, as comunidades procuram otimizar o uso geral da água, reutilizando a água na medida do possível dentro da comunidade, antes que a água seja reintroduzida no meio ambiente.

Exemplos de reutilização planejada incluem irrigação agrícola e paisagística, água de processo industrial, abastecimento de água potável e gestão de abastecimento de água subterrânea.

Tipos de Reutilização de Água

Água de Reuso

As fontes de água para reutilização potencial podem incluir águas residuais municipais, água de resfriamento e processo industrial, águas pluviais, escoamento agrícola e fluxos de retorno e água produzida a partir de atividades de extração de recursos naturais.

Essas fontes de água são tratadas de forma adequada para atender às “especificações adequadas para o propósito” para um próximo uso específico. “Especificações adequadas para a finalidade” são os requisitos de tratamento para trazer água de uma fonte específica para a qualidade necessária, para garantir a saúde pública, proteção ambiental ou necessidades específicas do usuário. Por exemplo, água recuperada para irrigação de plantações precisaria ser de qualidade suficiente para prevenir danos às plantas e solos, manter a segurança alimentar e proteger a saúde dos trabalhadores agrícolas.

Em usos onde há uma maior exposição humana, a água pode exigir mais tratamento.

Usos para água reciclada

Irrigação para agricultura
Irrigação para paisagismo, como parques, faixas de servidão e campos de golfe
Abastecimento municipal de água
Água de processamento para usinas de energia, refinarias, moinhos e fábricas
Usos internos, como descarga de banheiro
Controle de poeira ou limpeza de superfície de estradas, canteiros de obras e outras áreas de tráfego
Mistura de concreto e outros processos de construção
Abastecimento de lagos artificiais e aquíferos interiores ou costeiros

Fonte: Camila Correia/www.epa.gov/www.umweltbundesamt.de/www.nap.edu/maji-solutions.com/www.nap.edu/watereuse.org

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Fator Rh

PUBLICIDADE Fator Rh – O que é O fator Rhesus, também conhecido como fator Rh, é um …

Flavonoides

PUBLICIDADE Os flavonoides ou bioflavonoides, são compostos naturais de plantas que constituem os pigmentos responsáveis …

Aldosterona

PUBLICIDADE Aldosterona – Hormônio A maioria das pessoas nunca ouviu falar desse hormônio em particular, mas ele …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.