Breaking News
Home / Biologia / Água de Reuso

Água de Reuso

PUBLICIDADE

O que é a água de reuso?

É grande a preocupação com a disponibilidade de água potável para consumo. O desperdício e a constante contaminação favorecem a crise hídrica ao redor do mundo.

A água de reuso é definida como a água residuária, que pode ser reutilizada, estando dentro de padrões devidamente estabelecidos. Normalmente é proveniente de processos de fabricação industrial, banho, cozinha, águas de infiltração, entre outros, sendo geralmente tratada em Estações de Tratamento de Esgoto.

Água de Reuso

O reuso da água podem ocorrer duas formas principais: indireto e direto.

No reuso indireto, a água residual é lançada em águas superficiais e subterrâneas, sendo liberada novamente nos corpos hídricos sem ou com tratamento prévio.

O reuso direto é o uso planejado da água residuária, a mesma é tratada até adquirir as características necessárias para sua nova finalidade, não havendo lançamento em águas superficiais ou subterrâneas, mas sendo levada diretamente para o seu local de uso.

Normalmente a água de reuso não é utilizada para fins potáveis, pois possui uma qualidade inferior quando comparada à água potável, não sendo utilizada diretamente para o consumo.

A água de reuso apresenta características que permitem sua reutilização para diversas finalidades, tais como: geração de energia, refrigeração de equipamentos, aproveitamento nos processos industriais, limpeza de ruas e praças, irrigação de plantas, campos de esportes e parques, uso em descargas sanitárias, lavagem de ruas e calçadas, para apagar incêndios, entre outros. Como tais atividades não necessitam de água potável, a água de reuso faz com que uma maior quantidade de água potável seja disponibilizada, contribuindo, portanto, com o uso consciente.

Apesar do desconforto da população, a água de reuso também pode ser utilizada para fins potáveis. De forma direta, a água residual passa por processos de alta tecnologia e pode ser usada imediatamente para beber, preparar o alimento e tomar banho. Porém além de ser um processo caro, pouco se sabe de sua segurança. Já na maneira indireta, a água passa por tratamento e,é lançada nas águas superficiais e, posteriormente, passa por tratamento convencional.

Atualmente no Brasil a água de reuso não é utilizada para consumo humano, porém trabalhos estão sendo realizados para que isso seja possível.

O uso consciente da água é de fundamental importância em todo o mundo. Um litro de água de reuso utilizada representa um litro de água conservada.

Camila Correia

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Plastos

Plastos

PUBLICIDADE O que são plastos? Os plastos ou plastídeos são organelas de dupla membrana encontrados …

Plantas Tóxicas

Plantas Tóxicas

PUBLICIDADE O que são plantas tóxicas? As plantas tóxicas também chamadas de plantas venenosas contêm …

Plantas Carnívoras

Plantas Carnívoras

PUBLICIDADE O que são plantas carnívoras? As plantas carnívoras são definidas como plantas que atraem, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.