Breaking News
Home / Biologia / Diferenciação Celular

Diferenciação Celular

PUBLICIDADE

O que é diferenciação celular?

A diferenciação celular é um conjunto de processos que transformam e especializam as células embrionárias. Devido estas transformações, a morfologia e fisiologia são definidas, o que as tornam capazes de realizar funções específicas.

As células do organismo, seja ela uma célula muscular, neurônios, glóbulos vermelhos ou qualquer outro tipo, vieram de células tronco durante o desenvolvimento embrionário.

Com exceção dos glóbulos vermelhos do sangue que não possuem núcleo, cada célula de um organismo contem o mesmo DNA exato. Este é o conjunto de informações genéticas para construção de todo o organismo. Dentro do DNA há os seguimentos que são denominados genes. Estes produzem proteínas específicas, que dão a morfologia e fisiologia às células, ou seja, são produzidas a partir de diferentes genes e proteínas, por isso, as mesmas possuem habilidades muitos distintas.

Quando uma célula está usando ativamente determinados genes é dito que está acontecendo à expressão gênica. Se um gene está sendo expresso,ele está ativo. Se um gene não está sendo expresso, ele está inativo.

diferenciacao-celular-1

O que determina quais são os genes das células que serão ou não ativados? 

O desenvolvimento embrionário começa a partir de uma célula, o zigoto, nele há proteínas pequenas denominadas fatores de transcrição flutuando no citoplasma, os percussores destes fatores de transcrição também estão presentes e, são denominados de RNA mensageiro.

Estes fatores de transcrição ativam certos genes e, os mesmos serão expressos.Isso ocorre nas células tronco para se diferenciarem em células específicas. As células tronco ativam alguns genes e inativam outros no DNA e, a partir disto começam a produzir proteínas específicas para dar a forma e a função da célula. Depois de especializadas estas células não podem se diferenciar mais e nem voltarem a serem células tronco.

As células tronco são encontradas em abundância no cordão umbilical, juntamente á elementos sanguíneos, como os glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Podem ser congeladas e serem estimuladas para tornarem-se células e tecidos necessários para serem utilizados em tratamentos. A grande vantagem é que as células tronco nunca foram expostas a ameaças presentes no meio ambiente, tendo maior eficácia e proporcionando menor risco de complicações.

diferenciacao-celular-2

Camila Correia

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Progestina

PUBLICIDADE O termo progestina geralmente se refere a uma forma sintética do hormônio feminino progesterona, …

Pleiotropia

Pleiotropia

PUBLICIDADE O que é pleiotropia? A pleiotropia ocorre quando um gene influencia duas ou mais características …

Pinheirais

Pinheirais

PUBLICIDADE O que são pinheirais? Os pinheiros (gênero Pinus) são espécies de coníferas da família …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.