Epigenética

Epigenética – O que é

Seus genes desempenham um papel importante em sua saúde, mas também seu comportamento e ambiente, como o que você come e quão fisicamente ativo você é.

Epigenética é o estudo de como seus comportamentos e ambiente podem causar mudanças que afetam a maneira como seus genes funcionam. Ao contrário das alterações genéticas, as alterações epigenéticas são reversíveis e não alteram a sequência de DNA, mas podem alterar a forma como o corpo lê uma sequência de DNA.

A expressão gênica refere-se a quantas vezes ou quando as proteínas são criadas a partir das instruções dentro de seus genes. Embora as mudanças genéticas possam alterar qual proteína é produzida, as mudanças epigenéticas afetam a expressão gênica para “ligar” e “desligar” os genes. Uma vez que seu ambiente e comportamentos, como dieta e exercícios, podem resultar em mudanças epigenéticas, é fácil ver a conexão entre seus genes e seus comportamentos e ambiente.

Como funciona a epigenética?

As mudanças epigenéticas afetam a expressão gênica de diferentes maneiras. Os tipos de alterações epigenéticas incluem:

Metilação de DNA
A metilação do DNA funciona adicionando um grupo químico ao DNA. Normalmente, esse grupo é adicionado a locais específicos no DNA, onde bloqueia as proteínas que se ligam ao DNA para “ler” o gene. Esse grupo químico pode ser removido por meio de um processo chamado desmetilação. Normalmente, a metilação “desativa” os genes e a desmetilação “ativa” os genes.

Modificação de histona
O DNA envolve proteínas chamadas histonas. O DNA enrolado firmemente em torno das histonas não pode ser acessado por proteínas que “leem” o gene. Alguns genes estão envolvidos em histonas e são “desligados”, enquanto alguns genes não estão envolvidos em histonas e são ativados “.” Os grupos químicos podem ser adicionados ou removidos das histonas e alterar se um gene é desempacotado ou embrulhado (“ligado” ou “desligado”).

RNA não codificante
Seu DNA é usado como instruções para fazer RNA codificador e não codificador. O RNA codificador é usado para fazer proteínas. O RNA não codificador ajuda a controlar a expressão gênica, ligando-se ao RNA codificador, junto com certas proteínas, para quebrar o RNA codificador de forma que ele não possa ser usado para fazer proteínas. O RNA não codificador também pode recrutar proteínas para modificar as histonas para “ligar” ou “desligar” os genes.

Epigenética é o estudo de como as células controlam a atividade do gene sem alterar a sequência do DNA. “Epi” significa igual ou superior em grego, e “epigenética” descreve fatores além do código genético. Mudanças epigenéticas são modificações no DNA que regulam se os genes são ativados ou desativados. Essas modificações são anexadas ao DNA e não alteram a sequência dos blocos de construção do DNA. Dentro do conjunto completo de DNA em uma célula (genoma), todas as modificações que regulam a atividade (expressão) dos genes são conhecidas como epigenoma.

Como as alterações epigenéticas ajudam a determinar se os genes são ativados ou desativados, elas influenciam a produção de proteínas nas células. Essa regulação ajuda a garantir que cada célula produza apenas proteínas necessárias para seu funcionamento. Por exemplo, as proteínas que promovem o crescimento ósseo não são produzidas nas células musculares. Os padrões de modificação epigenética variam entre os indivíduos, em diferentes tecidos de um indivíduo e até mesmo em diferentes células de um tecido. Influências ambientais, como a dieta de uma pessoa e a exposição a poluentes, podem impactar o epigenoma. As modificações epigenéticas podem ser mantidas de célula para célula à medida que as células se dividem e, em alguns casos, podem ser herdadas ao longo das gerações.

Fonte: www.geocities.com/www.bioatividade.hpg.ig.com.br/www.lincx.com.br