Breaking News
Home / Biologia / Corpo Lúteo

Corpo Lúteo

PUBLICIDADE

O que é corpo lúteo?

Durante a fase folicular, sob a influência do hormônio FSH (hormônio foliculotrófico ou folículo-estimulante) vários folículos se desenvolvem. No interior de cada folículo há um óvulo imaturo. Durante um ciclo típico, apenas um folículo se tornará um folículo dominante, ou seja, maduro o suficiente para a ovulação, sendo o óvulo expelido por este folículo dominante.

O corpo lúteo é o que resta do folículo após a ovulação, são elementos residuais de um folículo rompido, que em seu processo de regressão se torna o corpo lúteo, uma glândula endócrina provisória.

Com o óvulo maduro é, o momento da ovulação. Para isso, é necessária a liberação do hormônio LH (hormônio luteinizante) que é responsável pelo processo final de maturação do folículo e liberação do óvulo.

Corpo Lúteo

O nível de estrogênio no corpo aumenta e, causa um rápido crescimento do hormônio luteinizante, o LH, que age no processo final da foliculogênese (processo de formação, crescimento e maturação folicular) e, faz o folículo dominante romper e liberar o óvulo maduro que entrará na tuba uterina, processo que recebe o nome de ovulação.

Logo depois este folículo vazio se transforma em corpo lúteo, que antes abrigava o óvulo, passa a possuir papel importante na secreção da progesterona e, inibe a síntese de FSH e LH (hormônio luteinizante) que já tiveram sua função no desenvolvimento folicular.

A fase lútea é a segunda metade do ciclo menstrual, começa após a ovulação e se estende até o dia anterior a menstruação.

O corpo lúteo torna o revestimento do útero espesso para a implantação do óvulo, pois produz progesterona. Se o óvulo não é fecundado, o corpo lúteo não recebe estímulo hormonal e, entra em degeneração se tornando um corpo albicans, que é um tecido cicatricial de um antigo corpo lúteo formado no ovário, e a produção de progesterona cessa. Quando os níveis de progesterona caem, o revestimento do útero não consegue se manter e surge o processo da menstruação.

Camila Correia

Veja também

Algas Dinophytas

Algas Dinophytas

PUBLICIDADE O que são algas dinophytas? As algas dinófitas, pertencem ao Filo Dinophyta e a …

Endoderma

PUBLICIDADE Definição de endoderma Endoderma ou Endoderme é a mais interna das três camadas germinativas, …

Alelos Múltiplos

PUBLICIDADE O que são alelos múltiplos? Os alelos múltiplos ou polialelia são casos em que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.