Breaking News
Home / Saúde / Filofobia

Filofobia

PUBLICIDADE

O que é

Filofobia é o termo dado ao medo de se apaixonar ou de se ligar emocionalmente.

Uma pessoa com Filofobia pode experimentar algo como um ataque de ansiedade quando na presença de uma pessoa do sexo oposto.

Se isso continuar, seu medo pode fazer com que ele comece a se retirar das pessoas com quem ele tem uma conexão emocional.

Não se sabe o que causa esse medo, mas alguns acreditam que tem a ver com uma ruptura dolorosa que a pessoa não tenha tratado.

Seja qual for a causa, é possível que uma pessoa com essa fobia supere esse medo e tenha relacionamentos normais.

A fobia geralmente começa com o medo de formar um vínculo com um potencial parceiro romântico, mas em sua forma grave, a filofobia pode fazer com que uma pessoa comece a evitar seus amigos, familiares e outras pessoas.

Em seu início, uma pessoa pode sentir ansiedade ou nervosismo por estar em situações com uma pessoa a quem é atraída.

Seu coração pode começar a bater mais rápido ou irregularmente, e ele pode sentir uma dor de estômago.

Ele pode sentir o desejo de fugir da situação e, em alguns casos, também pode simplesmente evitar situações em que possa haver a chance de conhecer alguém do sexo oposto.

Embora não se saiba o que causa a filofobia, existem teorias sobre por que uma pessoa tem medo de se apaixonar ou formar apegos emocionais.

Uma teoria é que uma pessoa com medo tem estado em um relacionamento que terminou mal e ele não foi capaz de seguir em frente. Para essa pessoa, todos os relacionamentos representam dor ou rejeição.

Para prevenir-se de sentir aquela dor novamente, a pessoa pode procurar evitar relacionamentos. Esta teoria ainda não foi clinicamente comprovada, e a verdadeira razão para essa fobia continua sendo um mistério.

É possível que uma pessoa com filofobia supere esse medo.

Dois tratamentos que podem ser usados para ajudar uma pessoa a superá-la são: a terapia de dessensibilização e a terapia cognitivo- comportamental.

As duas terapias são mais eficazes se usadas juntas.

A terapia de dessensibilização sistêmica introduz a interação filofóbica na interação humana até que fique insensível a ela.

O terapeuta pode até usar computadores para simular essa interação e ajudar uma pessoa a se preparar para uma situação da vida real.

Com a terapia cognitivo-comportamental (TCC), um terapeuta procura ajudar uma filofóbica a entender e reconhecer sua linha de pensamento. Então, quando os pensamentos negativos começam a rastejar em sua mente, o paciente pode detê-los. A ideia por trás da terapia cognitivo-comportamental (TCC) é que os pensamentos de uma pessoa afetam seu comportamento.

Ao treinar seus pensamentos, uma pessoa pode aprender a mudar seu comportamento e sua resposta ao objeto que ele teme.

Definição

A ciência médica define a filofobia como um medo anormal, injustificado e persistente de se apaixonar.

Seu nome vem de duas raízes gregas, “philo” significa amor e “fobia” significa medo de.

Esse medo do amor não é meramente uma condição emocional angustiante; pode resultar em sintomas físicos reais e pode até aumentar a alienação de uma pessoa da família, amigos, colegas de trabalho e vizinhos.

Significado

O risco é geralmente quando uma pessoa confronta qualquer turbulência emocional relacionada ao amor, mas também pode ser fobia crônica. Isso afeta a qualidade de vida e afasta uma pessoa do compromisso.

O pior aspecto do medo de estar apaixonado e se apaixonar é que ele mantém uma pessoa em solidão. Ele também pode evoluir a partir de crenças religiosas e culturais que proíbem o amor.

Isso representa certa culpa e frustração em relação à reação vinda de dentro.

Fonte: Colégio São Francisco

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Viroides

PUBLICIDADE Definição Os viroides são os menores patógenos infecciosos conhecidos, constituídos apenas por um RNA circular …

Supernova

PUBLICIDADE Uma supernova é a explosão de uma estrela na qual a estrela pode atingir …

Animais Invertebrados

PUBLICIDADE Definição de Invertebrado Invertebrados são animais que não têm espinha dorsal. A coluna vertebral …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.