Definição de parênquima

Parênquima é um termo usado para descrever os tecidos funcionais em plantas e animais.

Este tecido é “funcional” – realizando tarefas como fotossíntese em plantas ou armazenamento de informações no cérebro humano – ao contrário de tecidos “estruturais” como madeira em plantas ou ossos em animais.

Nas plantas, o parênquima se refere a um tipo específico de tecido básico com paredes celulares finas e capacidade de crescer e se dividir.

parênquima constitui a maioria das células das folhas, flores e frutos.

Características duras e estruturais, como casca, coberturas externas e veias principais nessas estruturas, são “estruturais” em vez de tecido “parenquimatoso”.

Em animais saudáveis, o “parênquima” é muito mais variado. Refere-se às células que realizam a função biológica do órgão – como as células do pulmão que realizam a troca gasosa, as células do fígado que limpam o sangue ou as células do cérebro que realizam as funções do cérebro.

A palavra “parênquima” vem de uma palavra grega para “derramar” ou “preencher”, representando a ideia de que as células do parênquima geralmente se referem à maior parte dos tecidos funcionais de uma planta ou animal.

O que são células do parênquima?

As células do parênquima são um tipo de célula encontrado na maioria das plantas. Como os animais, as plantas têm células especializadas para diferentes funções.

As células do parênquima são células simples que não são especializadas, mas ocorrem em quase todos os tecidos vegetais.

Células que são encontradas dentro de plantas são freqüentemente agrupadas em um tipo específico com base no tamanho da parede celular que a cerca e também se a célula está viva ou morta.

Outros tipos de células que constituem os tecidos das plantas são as células do colênquima e as células do esclerênquima.

Cada célula do parênquima é circundada por uma fina parede celular que contém celulose. Dentro do poço da célula está a membrana celular, que controla o que entra e sai da célula. O centro da célula é preenchido por um vacúolo muito grande e todas as outras organelas, incluindo o núcleo e os cloroplastos, são empurradas para a borda da célula pelo vacúolo.

Se o vacúolo dentro da célula estiver cheio de água, é considerado túrgido. Empacotadas juntas em caules e folhas, células de parênquima túrgidas fornecem suporte para plantas herbáceas.

Esses tipos de plantas não têm caule lenhoso, então morrem até o nível do solo no final de cada estação de crescimento.

Essas células geralmente têm formato redondo ou esférico, mas podem ser transformadas em outras formas pelas células que as circundam.

A maioria dos processos do metabolismo vegetal ocorre dentro das células do parênquima e, devido ao grande vacúolo, eles podem ser usados para armazenar alimentos e água. Ao estudar células vegetais, esses são frequentemente os tipos de células observados devido à sua natureza simplista.

Quase todas as partes de uma planta não lenhosa contêm algumas células de parênquima. Dependendo de onde a célula se encontra, ela desempenha uma função diferente.

O fato de que diferentes funções ocorrem com uma célula do parênquima em diferentes partes da planta significa que a estrutura da célula também pode variar.

A área onde as células do parênquima são encontradas dentro das folhas é chamada de mesofilo. Devido ao fato de conterem cloroplastos, as células aparecem em verde.

Isso significa que a fotossíntese ocorre dentro dessas células. Durante o processo de fotossíntese, o dióxido de carbono e a água são convertidos em glicose e oxigênio. A energia para o processo é obtida da luz solar.

Uma vez que a glicose é produzida, ela pode ser armazenada nas células do parênquima encontradas em outras partes da planta. Na maioria dos casos, o armazenamento ocorre dentro das raízes de uma planta.

Os alimentos também podem ser armazenados em tubérculos, sementes e frutos que a planta produz.

Parênquima – O que é

Parênquimas são tecidos encontrados praticamente em todas as partes da planta.

Suas células são vivas, dotadas de um grande vacúolo e paredes celulares delgadas com pequenos poros ou perfurações através das quais protoplasmas de células vizinhas entram em contato.

Essas finas pontes de protoplasma que atravessam os poros são chamados plamodesmos.

Encontram-se amplamente distribuídos no corpo vegetal, constituindo a maior parte de sua massa, sendo abundante entre a epiderme e os tecidos vasculares, presentes na região central do caule, no mesófilo e em frutos suculentos, no endosperma e em outras regiões armazenadoras de alimento.

Relacionam-se à produção e armazenamento de substâncias, além de preencherem os espaços deixados pelos outros tecidos.

ParênquimaPlasmodesmos em células de parênquima

PARÊNQUIMAS DE PREENCHIMENTO

Os parênquimas com função de preenchimento localizam-se basicamente no córtex e na medula da planta, sendo denominados, respectivamente, parênquima cortical e parênquima medular.

PARÊNQUIMAS CLOROFILIANOS (ASSIMILADORES)

ParênquimaParênquima clorofiliano

Com função de assimilação apresentam células ricas em cloroblastos.

Quanto à disposição e à forma das células podem-se observar dois tipos de parênquimas clorofilianos: paliçádico e lacunoso.

Parênquima paliçalido

Apresenta células justapostas e alongadas.

Encontra-se geralmente abaixo da epiderme superior. As células estão dispostas em uma ou mais camadas e são ricas em cloroplastos.

A função básica desse tecido é fazer a fotossíntese mas também auxilia no combate à transpiração excessiva e funciona como filtro solar.

Parênquima lacunoso

Apresenta células ligeiramente arredondadas, que guardam espaços entre si, denominados lacunas.

Encontra-se geralmente em cima da epiderme inferior. Possui menos cloroplastos que o parênquima paliçálido, porém esses cloroplastos são maiores. Tem função de realizar fotossíntese e permitir o arejamento.

Parênquimas de Reserva

Parênquima

São tecidos especializados no acúmulo de substâncias, presentes em certos órgãos suculentos, como raiz, caule e frutos, além de estarem presentes nas sementes.

Podem ser classificados segundo a natureza do material reservado, em:

Parênquima aqüífero

Parênquima

Caracteriza-se por armazenar água, graças ao poder hídrico de suas células.

Contém um material mucilaginoso, que permite às células embeberem-se de água e retê-la para uso da planta. É comum em plantas de regiões secas.

Parênquima aerífero

Parênquima

Acumula ar em grandes lacunas presentes entre suas células. Encontra-se em plantas aquáticas flutuantes. O acúmulo de ar diminui a densidade relativa da planta e permite a sua flutuação.

Parênquima amilífero

ParênquimaParênquima de reserva de tubérculo de batatinha contendo amido

Armazena amido no interior de leucoplastos. É bastante frequentemente em órgãos de reserva.

Assim, o parênquima amilífero pode ser facilmente encontrado em tubérculos e raízes tuberosas.

Parênquima – Tipo de Célula Vegetal

parênquima é um tipo básico de célula vegetal, com origem no meristema fundamental. Apresentam uma enorme totipotência, podendo regenerar toda a planta, tendo por esse motivo um importante papel na cicatrização. Por este motivo são considerados os tecidos mais simples e menos diferenciados.

Estas células formam a grande maioria do corpo da planta e têm uma forma mais ou menos cilíndrica, parede celulósica fina e sem parede secundária.

As células parenquimatosas são sempre células vivas e com grandes vacúolos no estado adulto.

Quando o parênquima apresenta cloroplastos designa-se clorênquima ou parênquima clorofilino. Este tecido surge não só nas folhas mas também em caules e mesmo em raízes de plantas epífitas.

O clorênquima pode apresentar-se nas folhas segundo duas disposições:

Parênquima clorofilino em paliçada: Células alongadas arranjadas em filas apertadas e paralelas, como numa paliçada;
Parênquima lacunoso:
Células mais ou menos poliédricas e arranjadas livremente, com espaços ou lacunas entre si.

As células parenquimatosas também podem apresentar numerosos tipos de plastos, contendo pigmentos (outros que não clorofilas), substâncias de reserva diversas, etc., designado-se então parênquima de reserva.

Tecidos de Preenchimento ou Parênquimas

Parênquima

São tecidos bastante simples formado por células pouco diferenciadas, arredondadas ou alongadas, com paredes relativamente finas e que apresentam um grande vacúolo central, cercado pelo citoplasma.

Tecido fundamental (de preenchimento) das plantas, relacionado com diversas funções. Constituído por células vivas, de morfologia e fisiologia variáveis.

Funções