Breaking News
Home / Biologia / Puberdade

Puberdade

PUBLICIDADE

Puberdade – O que é

A puberdade é um período em que ocorrem mudanças anatômicas, biológicas e fisiológicas.

É neste período que o corpo desenvolve-se física e mentalmente tornando-se maduro e o adolescente fica capacitado para gerar filhos.

Ela não deve ser confundida como sinônimo da adolescência, visto que a puberdade faz parte da adolescência.

Ela não deve ser confundida como sinônimo da adolescência, visto que a puberdade faz parte da adolescência.

A puberdade significa simplesmente a adolescência, e é o período da vida em que um menino ou menina se torna sexualmente maduro. É um processo que geralmente ocorre entre as idades de 10 e 14 anos para meninas e entre 12 e 16 anos para meninos.

Causa mudanças físicas e afeta meninos e meninas de maneiras diferentes.

Enfim, a puberdade envolve uma série de estágios ou etapas físicas que levam à obtenção da fertilidade e ao desenvolvimento das chamadas características sexuais secundárias, as características físicas associadas aos homens e mulheres adultos (como o crescimento dos pelos pubianos). Embora a puberdade envolva uma série de transformações biológicas ou físicas, o processo também pode afetar o desenvolvimento psicossocial e emocional do adolescente.

Puberdade Precoce – O que é

puberdade precoce é uma condição caracterizada por um início incomum da puberdade precoce.

Como regra geral, a puberdade precoce é definida como o início da puberdade antes dos oito anos nas meninas e antes dos 10 anos nos meninos.

Existem vários problemas físicos e sociais associados a essa condição e, como resultado, os médicos geralmente tentam interromper ou reverter o processo, com a intenção de permitir que o paciente inicie a puberdade em uma idade mais natural.

Frequentemente, não há uma causa aparente e a puberdade simplesmente acontece.

Em outros casos, danos cerebrais ou um mau funcionamento do cérebro levam o hipotálamo a enviar uma mensagem ao corpo, avisando-o para iniciar a puberdade.

Essa condição também pode ser causada por certas síndromes, tumores e hereditariedade. As meninas têm maior probabilidade de ter puberdade precoce do que os meninos, e os afro-americanos estão particularmente em risco.

Os sinais de puberdade precoce são bastante óbvios, pois a criança começará a desenvolver características físicas de adultos, como pelos pubianos, tecido mamário e assim por diante.

A criança também pode começar a experimentar a perturbação emocional associada à puberdade, pois está inundada de hormônios.

Quando há suspeita dessa condição, é necessário atendimento médico imediato. Depois de diagnosticar a doença com um exame físico e, às vezes, exames de sangue para avaliar os níveis hormonais, o médico geralmente tenta descobrir a causa raiz da doença. O tratamento para a puberdade precoce envolve a administração de medicamentos para interromper o processo, juntamente com o tratamento da causa subjacente. O tratamento da causa é especialmente importante em casos causados por tumores e várias síndromes.

Se não for tratada, a puberdade precoce pode resultar em vários problemas. Em primeiro lugar, a criança pode ter dificuldades com seus colegas, pois terá uma aparência muito diferente.

Problemas comportamentais costumam estar associados a essa condição, uma vez que crianças pequenas não estão preparadas para lidar com os efeitos da puberdade ou com as provocações de seus colegas, que muitas vezes não têm muita simpatia por pessoas que parecem diferentes. A puberdade precoce também pode fazer com que uma pessoa cresça muito baixa, pois o corpo para de crescer no final da puberdade.

Quando o início da puberdade é muito precoce, a criança tem menos tempo para crescer.

Puberdade Precoce – Processo

Puberdade

puberdade compreende o período biológico que se estende desde o aparecimento dos caracteres sexuais secundários até o completo desenvolvimento orgânico, com a parada do crescimento.

O início deste processo varia amplamente de indivíduo para indivíduo, porém no sexo feminino o processo inicia-se mais comumente entre 9 e 13 anos, enquanto no masculino o intervalo entre 10 e 14 anos é o momento mais habitual de seu surgimento.

O início da produção dos hormônios sexuais é o grande fator desencadeante para as mudanças verificadas em todos os setores do organismo.

A ocorrência mais característica do início deste período é o surgimento dos brotos mamários, seguido dos primeiros pelos pubianos nas meninas.

Nos meninos o aumento testicular é seguido do aparecimento dos pelos pubianos.

À medida que os hormônios sexuais vão atingindo os níveis do adulto, a maturação de todo sistema reprodutor também vai se estabelecendo. Tudo ocorre em uma sequência típica, que na verdade marca o início da adolescência, com tal tipicidade que justifica o termo aborrescente dado por pais e convives ao menino ou menina nesta fase da vida.

Na verdade, esta ebulição de hormônios desperta vorazmente os instintos sexuais, os conceitos novos nos tenros cérebros dessas crianças não assimilam bem o novo ser que se tornaram com beijos e abraços dos apaixonados pais. É uma barra?.

Estágios da puberdade: o que acontece com meninos e meninas

puberdade é quando o corpo de uma criança começa a se desenvolver e mudar à medida que se torna um adulto.

As meninas desenvolvem seios e começam a menstruar. Os meninos desenvolvem uma voz mais profunda e os pelos faciais começam a aparecer.

A idade média para as meninas começarem a puberdade é 11, enquanto para os meninos a idade média é 12.

Mas é diferente para cada pessoa, então não se preocupe se seu filho chegar à puberdade antes ou depois dos amigos.

É completamente normal que a puberdade comece em qualquer momento dos 8 aos 14 anos. O processo pode levar até 4 anos.

Puberdade Precoce – Mudanças corporais

Puberdade

Apesar das muitas diferenças individuais no crescimento e no desenvolvimento sexual, o processo de amadurecimento sexual apresenta uma certa sequência, comum tanto aos rapazes como às meninas. Para as meninas, no entanto, esse processo tem início, em média, dois anos mais cedo do nos rapazes.

Durante a infância o aparelho genital da menina não manifesta nenhuma função especifica. Por estímulos hormonais, começa a maturidade sexual, dando início ao período de puberdade. Nesse período, surgem modificações no organismo.

No organismo masculino tais variações da maturação geralmente ocorrem entre a faixa etária dos 11 aos 14 anos de idade, e para o biótipo feminino esse marco caracteriza-se a partir da primeira menstruação, também denominada de menarca, conferindo início da maturação por volta dos 10 aos 13 anos de idade.

Tais mudanças são coordenas a partir da ação endócrina mediante a atuação de hormônios hipotalâmicos, desencadeando a síntese de hormônios hipofisários, que irão estimular as glândulas sexuais a produzirem respectivamente: testosterona nos testículos (gônada masculina), e estrógeno nos ovários (gônada feminina).

Desenvolvimento dos caracteres sexuais primários e secundários nas meninas

1. Expansão óssea dos quadris com a acumulação de gordura(nádegas, quadris e coxas)
2. 
Primeiro crescimento dos seios e dos mamilos ( Telarca- crescimento dos brotos mamários)
3.
 Surgem os pelos pubianos e axilares (pubarca)
4. 
Voz torna-se mais grave
5. 
Rápido crescimento dos ovários, do órgão genital feminino, do útero e dos lábios da genitália
6.
 Idade do “salto de crescimento”- estirão puberal, os seios começam a tomar forma (estágio primário), amadurecimento dos óvulos: menarca (primeira menstruação)
7. 
Seios adquirem a forma adulta (estágio secundário).

Desenvolvimento dos caracteres sexuais primários e secundários nos meninos

1. Surgem os pelos pubianos (lisos); início do crescimento dos testículos, do escroto e do órgão genital masculino, mudanças temporárias no peito; formação de esperma
2.
 Início da mudança de voz, crescimento acelerado do órgão genital masculino, dos testículos, do escroto, da próstata e da vesícula seminal, primeira ejaculação
3.
 Os pelos pubianos tornam-se crespos
4.
 Aumento na massa muscular
5. 
Alargamento e crescimento dos ossos, principalmente ombros
6. 
Grande “salto de crescimento”, aumento peso e estatura
7. 
Crescimento dos pelos axilares e no peito
8.
 Aparecimento da barba, início das “entradas” no contorno dos cabelos
9. 
Marcante mudança de voz ( engrossa).

Puberdade Precoce – Mudanças hormonais

Puberdade

A ação dos hormônios, importantíssimos na regulação do metabolismo, é muito complexa e ainda não completamente compreendida.

Com relação ao crescimento corporal dois hormônios desempenham um papel preponderante: a somatotrofina, hormônio do crescimento produzido pela hipófise, e a tiroxina, produzida pela tireóide.

A somatotrofina ou GH regula o crescimento do corpo como um todo; já a tiroxina, que só é produzida “sob instrução” da hipófise através da tirotrofina, regula principalmente o crescimento do cérebro, dos dentes e dos ossos.

A puberdade traz consigo uma mudança na ação dos hormônios. Ativada pelo hipotálamo( através do hormônio GnRH Fator Liberador de Gonadotrofina) a hipófise começa a secretar novos hormônios que agem sobre os órgãos sexuais (Gonadotrofinas: hormônio folículo-estimulante e hormônio luteinizante) e sobre as glândulas supra-renais (hormônio adrenocorticotrófico).

Nos meninos, aproximadamente aos 11 anos, o hormônio folículo-estimulante provoca o desenvolvimento das células que produzem os espermatozóides e o hormônio luteinizante leva à produção do hormônio masculino, a testosterona. Esta, por sua vez, conduz aos desenvolvimento das características típicas masculinas. Já nas meninas, aproximadamente aos 9 anos, o hormônio folículo-estimulante leva ao amadurecimento dos folículos de Graaf no ovário, que produzem os óvulos, e o hormônio luteinizante à menstruação.

Os ovários produzem, por sua vez, dois hormônios: o estrogênio, que regula o crescimento dos seios, dos pêlos pubianos e a acumulação de gordura, e a progesterona, que regula o ciclo menstrual e a gravidez.

O que provoca a puberdade?

A resposta simples é que os hormônios iniciar o processo da puberdade e levar para as mudanças físicas e emocionais que ocorrem em adolescentes e meninos.

O estrogênio é o hormônio que começa a puberdade nas meninas, enquanto a testosterona é o hormônio que sinaliza o início da puberdade em meninos. Você pode ouvir o estrogênio chamado de hormônio feminino, ou você pode ouvir que a testosterona é o hormônio masculino. O fato é que meninos e meninas produzem estrogênio e testosterona apenas em quantidades diferentes, as meninas produzem mais estrogênio e meninos produzem mais testosterona. As meninas também produz outro hormônio reprodutor importante chamado progesterona.

Se você já ouviu alguém falar sobre os hormônios sexuais, que estão falando desses hormônios.

Os hormônios mais conhecidos são o estrogênio, progesterona e testosterona. As hormonas são produzidas pelo sistema endócrino. No entanto, o sistema endócrino produz muitos outros hormônios que ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue, metabolismo e reprodução.

Fonte: pms.about.com/eschooltoday.com/fr.slideshare.net/www.wisegeek.com/medlineplus.gov

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Fator Rh

PUBLICIDADE Fator Rh – O que é O fator Rhesus, também conhecido como fator Rh, é um …

Flavonoides

PUBLICIDADE Os flavonoides ou bioflavonoides, são compostos naturais de plantas que constituem os pigmentos responsáveis …

Aldosterona

PUBLICIDADE Aldosterona – Hormônio A maioria das pessoas nunca ouviu falar desse hormônio em particular, mas ele …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.