Breaking News
Home / Biologia / Sociedade

Sociedade

PUBLICIDADE

Por Sociedade, na biologia, podemos entender uma relação ecológica que se dá entre organismos da mesma espécie, que ocorrem separadamente e cooperam entre si. Nesta relação, cada indivíduo desempenha um tipo de trabalho, de forma a colaborar com a sociedade em que está inserido. Geralmente, a função deles na sociedade está relacionada a morfologia corporal.

Como se trata de uma relação ecológica em que nenhum dos indivíduos é prejudicada, a sociedade é considerada uma relação harmônica. E como ela ocorre entre organismos da mesma espécie, ela é uma relação chamada intraespecífica. Podemos citar como exemplo de sociedade os insetos da ordem Hymenoptera (himenópteros): abelhas, formigas e vespas, as quais contam com espécies que vivem em sociedade.

Outro exemplo de organismo que forma sociedade são os cupins, os quais também contam com uma rainha, além de cupins especializados para várias funções, como a defesa do cupinzeiro, por exemplo.

Casta as abelhas

Na sociedade das abelhas Apismelífera (as abelhas europeias)há três castas: rainha, operária e zangões. A rainha é quem comanda toda a colmeia e quem bota os ovos. As rainhas são as abelhas da colmeia que mais tempo vivem: pode variar de 5 a 10 anos.

Os zangões servem para a fertilização das abelhas rainhas (quando ocorre o voo nupcial). Vale lembrar que os zangões são abelhas que não apresentam outra função, a não ser a reprodutiva. Tanto é que, após o voo nupcial, eles não podem retornar para a colmeia.

Sociedade

Já as abelhas operárias, por sua vez, cada uma tem uma função conforme seu desenvolvimento. As abelhas operárias são fêmeas estéreis, ou seja, contam com ovários atrofiados. Elas vivem muito pouco e são as únicas que contam com aparelho bucal e patas especializadas para a coleta de recursos florais (pólen, néctar, resinas etc). Elas também fazem a limpeza da colmeia, cuidam dos ovos e larvas, defendem o local, enfim, executam todo o trabalho.

Juliano Schiavo
Biólogo e mestre em Agricultura e Ambiente

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Palinologia

PUBLICIDADE Palinologia é o estudo do pólen da planta, esporos e certos organismos microscópicos do plâncton (chamados coletivamente de palinomorfos) …

Bioindicador

Bioindicador

PUBLICIDADE Definição Um bioindicador são espécies cujo desaparecimento ou perturbação dá um aviso prévio da degradação de …

Diatomáceas

PUBLICIDADE As diatomáceas são fitoplâncton onipresente que representam a fonte primária de fotossíntese (e produção de oxigênio) …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.