Breaking News
Home / Biologia / Terapia Gênica

Terapia Gênica

PUBLICIDADE

O que é terapia gênica?

A terapia gênica é um tratamento baseado na introdução de genes sadios, ou seja, transferência de material genético com o propósito de curar uma doença.

Um gene é uma unidade molecular da hereditariedade de seres vivos e, algumas vezes esses genes podem não funcionar corretamente. Um gene defeituoso é a consequência de uma cópia mal feita de um gene normal e, esse erro acaba sendo passado para as próximas gerações.

Um gene é a sequência específica do DNA, estas contém um código de instruções para produzir uma proteína que desempenha uma função específica no corpo, ou seja, controlam a produção de proteínas, alterando estas se houver algum defeito no mesmo.

Terapia Gênica

Nos anos 70 cientistas começaram a considerar a possibilidade de se usar uma terapia gênica para doenças, utilizando genes saudáveis como substituto dos genes defeituosos.

O sistema mais simples seria injetar o DNA diretamente nas células ou partes doentes. Porém este sistema é ineficaz: pois quase não apresenta efeito.

Por isto, a transferência de material genético de quase todas as técnicas atuais implica o uso de vetores, para transportar o DNA para as células.

É possível inserir um gene saudável em um ser humano. Os genes podem ser inseridos em partes doentes do corpo através de vetores, ou seja, partículas que carregam os genes para sua fonte, como exemplo os vírus.

A terapia gênica ainda hoje possui diversos riscos. Não há nenhuma terapia gênica aprovada no momento, todas são utilizadas apenas como testes clínicos.

Embora ainda em fase de testes, progressos recentes indicam oportunidades crescentes e, justificam a expectativa de que, em alguns casos, essa tecnologia poderá chegar à prática clínica dentro de poucos anos.

A terapia gênica pode revolucionar a medicina, curando doenças que atualmente são incuráveis, como diversos tipos de câncer, infecções virais e inclusive doenças genéticas.

Camila Correia

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Aldosterona

PUBLICIDADE Aldosterona – Hormônio A maioria das pessoas nunca ouviu falar desse hormônio em particular, mas ele …

Estrogênio

PUBLICIDADE Estrogênio – Definição O estrogênio é um dos dois principais hormônios sexuais das mulheres. O outro …

Axônio

PUBLICIDADE Definição de Axônio Um axônio é uma fibra longa de uma célula nervosa (um neurônio) que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.