Breaking News
Home / Saúde / Pielonefrite

Pielonefrite

PUBLICIDADE

Pielonefrite é o termo médico para uma infecção nos rins.

A pielonefrite é definida pela inflamação do parênquima renal e da pelve renal, geralmente devido a infecção bacteriana

A pielonefrite é uma infecção do rim geralmente causada por bactérias que viajaram para o rim a partir de uma infecção na bexiga.

A pielonefrite é um tipo de infecção do trato urinário que geralmente começa na uretra ou na bexiga e viaja para um ou ambos os rins.

A pielonefrite é uma inflamação não específica dos túbulos renais, que usualmente começa como uma infecção da bexiga ou da uretra que se espalha depois para os rins.

O que é pielonefrite?

Pielonefrite é a infecção das causas renais pela disseminação ascendente de uma infecção do trato urinário.

Se for grave, a pielonefrite também pode ser chamada de urosepsia. A infecção resulta em inflamação do rim ou nefrite.

É tratado através de antibióticos e tratamento de causas subjacentes.

Os principais sintomas da pielonefrite são dor ao urinar e dor no abdômen e na região lombar, onde estão localizados os rins. Um médico pode bater nas costas sobre os rins para verificar se o paciente sente dor, um sinal de infecção nos rins.

Outros sintomas podem incluir febre, tremores, dores de cabeça, náusea, vômito e delírio.

A pielonefrite é diagnosticada por cultura de urina e, se necessário, por hemocultura. Como teste preliminar, um médico pode verificar se há nitrito e leucócitos ou glóbulos brancos na urina de um paciente, pois estes podem indicar infecção. Se este teste for positivo, geralmente é realizada uma cultura de urina completa. Os raios X são necessários para diagnosticar pedras nos rins, que podem ser responsáveis pela infecção.

No caso de pielonefrite recorrente, pode ser realizado um ultrassom para verificar rins policísticos ou refluxo vesicoureteral, no qual a urina flui da bexiga de volta ao ureter que leva aos rins.

A maioria dos casos de pielonefrite é causada por bactérias intestinais que entram na uretra. É mais provável que a condição afete aqueles com problemas médicos que envolvem o trato urinário ou os rins, incluindo cálculos renais, refluxo vesicoureteral, cateterismo, doença da próstata e gravidez. Diabetes e distúrbios imunológicos também aumentam o risco de desenvolver pielonefrite. História familiar de infecções do trato urinário, numerosos ou novos parceiros sexuais e uso de espermicida também são fatores de risco.

É muito importante procurar tratamento assim que você notar os sintomas de uma infecção do trato urinário para prevenir a pielonefrite. Se você sentir dor ao urinar com frequência ou com frequência, juntamente com uma sensação de pressão e dor na região pubiana, consulte um médico imediatamente. Sangue ou pus na urina podem ser sinais de uma condição mais grave.

Uma infecção do trato urinário que não avançou para os rins geralmente pode ser facilmente esclarecida com um curso de antibióticos orais.

A pielonefrite é tratada com antibióticos, geralmente por via intravenosa, a menos que o caso seja leve. Se um paciente apresentar um número elevado de glóbulos brancos e febre alta, ele pode ser hospitalizado e receber fluidos intravenosos para hidratação, juntamente com os antibióticos. Pacientes que sofrem de pielonefrite recorrente são tratados pela causa subjacente, se for possível determinar.

O aumento da ingestão de líquidos, juntamente com o suco de cranberry e mirtilo ou suplementos e probióticos, pode ajudar a prevenir infecções do trato urinário.

Quais são os diferentes tipos de sintomas de pielonefrite?

A pielonefrite é um tipo de infecção renal que se desenvolve secundária a uma infecção grave do trato urinário. Quando as bactérias viajam pelo trato urinário e atingem os rins, vários sintomas diferentes podem se desenvolver.

Os sintomas mais comuns da pielonefrite incluem dificuldades em urinar, dores nas costas e no abdômen, náusea e febre.

É essencial consultar um médico aos primeiros sinais de pielonefrite ou infecção do trato urinário para evitar danos permanentes nos rins e outras complicações graves da saúde. Na maioria dos casos, os sintomas da pielonefrite podem ser aliviados com antibióticos prescritos.

Os primeiros sintomas visíveis de pielonefrite geralmente são semelhantes aos experimentados com infecções da bexiga e pedras nos rins.

As pessoas geralmente apresentam micção dolorosa e ardente e diminuição do débito urinário. Frequentes, urgências imediatas para urinar também são comuns. Alguns pacientes têm hematúria perceptível ou sangue na urina, e o fluxo pode ter um odor forte e muito sujo.

À medida que a infecção renal piora, uma pessoa pode experimentar sintomas adicionais de pielonefrite. Dores agudas na região lombar e lateral podem ser debilitantes em alguns casos, e geralmente resultam em crises repentinas de náusea e vômito. Febre e calafrios são comuns em poucos dias e outros sintomas semelhantes aos da gripe, como dor nas articulações, podem ocorrer. Se a pielonefrite não for tratada, a infecção pode causar cicatrizes permanentes nos tecidos que podem levar à insuficiência renal.

As bactérias que se acumulam nos rins e danificam os tecidos também podem entrar na corrente sanguínea e viajar para outras partes do corpo, o que pode resultar em complicações potencialmente fatais do coração, cérebro ou pulmão.

Uma pessoa que acredita estar com sintomas leves de pielonefrite deve agendar uma consulta com um médico, enquanto dor intensa e outros problemas precisam ser abordados na sala de emergência.

Um médico pode avaliar os sintomas do paciente, revisar seu histórico médico e coletar amostras de sangue e urina para exames laboratoriais.

Os resultados dos testes podem confirmar a hematúria e ajudar o médico a identificar patógenos bacterianos específicos.

A maioria dos casos de pielonefrite pode ser aliviada com antibióticos orais, repouso e uma dieta saudável. Se um paciente estiver com dor intensa, ele ou ela poderá precisar receber antibióticos e fluidos intravenosos no hospital.

A cirurgia pode ser necessária para reparar o tecido renal se os medicamentos não aliviarem os sintomas.

Os pacientes que são tratados de pielonefrite também recebem informações para ajudá-los a prevenir infecções recorrentes. Manter uma boa higiene pessoal, urinar com mais frequência e beber muita água é importante para promover o funcionamento saudável do rim e do trato urinário.

Rins

Os sintomas de pielonefrite são semelhantes aos experimentados com pedras nos rins

Fonte: www.urologyhealth.org/www.niddk.nih.gov/www.health.harvard.edu/www.mayoclinic.org/pubs.rsna.org/www.wisegeek.org/www.sciencedirect.com/www.ncbi.nlm.nih.gov/www.nationwidechildrens.org

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Filovírus

Filovírus

PUBLICIDADE Definição A febre hemorrágica filoviral está associada a múltiplas manifestações hemorrágicas, comprometimento hepático acentuado, coagulação intravascular …

Radiografia

PUBLICIDADE Radiografia é a arte e ciência do uso da radiação para fornecer imagens dos tecidos, …

Hipervolemia

PUBLICIDADE A hipervolemia , também conhecida como sobrecarga de líquidos , é a condição médica …