Breaking News

403 Forbidden

Request forbidden by administrative rules.
Home / Biologia / Colênquima

Colênquima

PUBLICIDADE

O que é colênquima?

O termo colênquima é derivado da palavra cola. É um tecido de sustentação vegetal, que junto com o esclerênquima participa do suporte das plantas, garantindo resistência, porém com certa flexibilidade.

Pode ser encontrado em diversos órgãos vegetais; em frutos, onde compõem principalmente a parte comestível; no caule, onde está localizado logo abaixo da epiderme; também pode ser encontrado nos pecíolos que ligam as folhas ao caule. Geralmente é localizado nas raízes. Pode estar espalhado por entre as células do parênquima nos diversos órgãos vegetais.

Colênquima

Ao contrário do esclerênquima, as células do colênquima são mais alongadas. Apresentam uma parede celular espessa devido ao acúmulo de celulose, que é o polissacarídeo próprio das células vegetais. As células do colênquima acumulam um reforço adicional de celulose, não encontrando este aumento de celulose em outras células vegetais.

Estas paredes celulares também armazenam pectina, que é um polissacarídeo altamente ramificado, sendo muito importante para absorção de água, tendo capacidade de atrair a mesma, sendo uma substância hidrofílica, o que faz com que o colênquima seja flexível, importante para que o mesmo consiga acompanhar o crescimento dos diversos tecidos vegetais, ou seja, é um tecido adaptado, que pode ser bastante encontrado em plantas jovens, que tem o crescimento acelerado.

O espessamento da parede do colênquima pode variar conforme a necessidade da planta. Por exemplo: plantas que vivem em regiões com vento muito forte ou plantas que estão constantemente sujeitas a herbivoria, podem apresentar paredes mais grossas.

Além disso, o colênquima pode readquirir uma capacidade meristemática, podendo se dividir novamente e, esta característica de divisão celular é muito importante, pois pode promover, por exemplo, a cicatrização de órgãos vegetais que foram lesados, podendo participar dos processos de regeneração.

O Colênquima pode ser comparado com a cartilagem dos animais, ou seja, estrutura que garante sustentação, mas ao mesmo tempo com certa flexibilidade.

Camila Correia

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Biociência

PUBLICIDADE Definição A biociência é qualquer ciência que lide com os aspectos biológicos dos organismos …

Plasmídeos

PUBLICIDADE Plasmídeo é um segmento de DNA independente dos cromossomos e capaz de replicação, que …

Mutação

PUBLICIDADE Uma mutação ocorre quando um gene de DNA é danificado ou alterado de maneira …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

403 Forbidden

Request forbidden by administrative rules.