Breaking News
Home / Biologia / Feromônios

Feromônios

PUBLICIDADE

Definição

Embora a definição exata tenha sido debatida e redefinida várias vezes, os feromônios são geralmente reconhecidos como conjuntos únicos ou pequenos de compostos que transmitem sinais entre organismos da mesma espécie.

Substância química

Feromônio, qualquer substância química endógena secretada em quantidades mínimas por um organismo, a fim de provocar uma reação específica de outro organismo da mesma espécie.

Feromônios são comuns entre insetos e vertebrados; eles também são encontrados em crustáceos, mas são desconhecidos entre os pássaros.

Os produtos químicos podem ser secretados por glândulas especiais ou incorporados a outras substâncias, como a urina. Eles podem ser lançados livremente no meio ambiente ou depositados em locais cuidadosamente escolhidos.

Os feromônios também são usados por alguns fungos, fungos e algas como atrativos na reprodução; organismos de tipos celulares reprodutivos complementares crescem ou se movem um em direção ao outro.

O que são feromônios?

Feromônios são qualquer sinal químico usado para se comunicar entre os membros de uma espécie.

A existência de feromônios foi estudada mais detalhadamente em relação aos insetos, mas espécies mais complexas provavelmente também possuem feromônios.

Sua existência em humanos não foi provada conclusivamente.

Se os órgãos que excretam feromônios ainda existem em espécies mais complexas, eles podem ser meramente vestigais, pois os membros dessas espécies desenvolveram maneiras mais sofisticadas de se comunicar.

Como um exemplo concreto de um feromônio conhecido, as abelhas usam acetato de isopentil como sinal de alarme. As “abelhas da guarda” são capazes de levantar o abdômen e emitir feromônios, batendo nas asas para transmitir ainda mais o produto químico. Dessa forma, uma colméia inteira de abelhas pode ser rapidamente conscientizada de uma ameaça que entra, permitindo que elas ajam em conjunto.

Quando as abelhas picam um alvo, altas concentrações de feromônios são depositadas junto com o veneno, incentivando outras abelhas a ajudar no ataque, picando no mesmo local. Os efeitos podem ser devastadores.

As formigas usam trilhas de feromônios para navegar de e para fontes alimentares e ninhos. Se a trilha for cortada por um material livre de feromônios, por exemplo, giz, as formigas param e vagam aleatoriamente ou seguem na direção inversa. Antes do advento dos olhos, os feromônios podiam ser usados ??com segurança para a navegação de insetos e uma variedade de sinalização.

Charlatães anunciaram vendas de feromônios humanos. Eles alegaram que existem feromônios distintos para membros de cada gênero que são usados para sinalizar um ao outro sexualmente. Isso é um mito.

As evidências para a existência de feromônios humanos ativos são duvidosas. Em um caso, a análise de um produto anunciado como feromônio humano acabou sendo feromônio canino.

O primeiro feromônio foi identificado por cientistas alemães em 1956. Eles trabalharam por mais de 20 anos para isolá-lo. Era um poderoso feromônio sexual usado por mariposas-da-seda.

Como animais como humanos têm interações tão complicadas com membros de sua própria espécie, é difícil criar grupos de controle em experimentos projetados para detectar feromônios. Por esse motivo, pode demorar um pouco até que a presença ou ausência de feromônios humanos ativos seja conhecida conclusivamente.

Resumo

Um feromônio é um fator químico secretado ou excretado que desencadeia uma resposta social em membros da mesma espécie.

Os feromônios são substâncias químicas capazes de agir como hormônios fora do corpo do indivíduo secretor, afetando o comportamento dos indivíduos receptores.

Existem feromônios de alarme, feromônios da trilha de comida, feromônios sexuais e muitos outros que afetam o comportamento ou a fisiologia.

Os feromônios são usados desde procariontes unicelulares básicos até eucariotos multicelulares complexos.

Seu uso entre insetos tem sido particularmente bem documentado.

Além disso, alguns vertebrados, plantas e ciliados se comunicam usando feromônios.

Fonte: Editores Portal São Francisco

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Nucleotídeos

PUBLICIDADE Definição Um nucleotídeo é o componente básico dos ácidos nucleicos. RNA e DNA são polímeros feitos …

Fibroblasto

Fibroblasto

PUBLICIDADE Definição Os fibroblastos são as principais células responsáveis pela produção de colágeno, glicosaminoglicanos e proteoglicanos, que …

Vasopressina

PUBLICIDADE A vasopressina é um secretado pelo lobo posterior da hipófise ou obtido sinteticamente que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *