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Pirâmide Alimentar

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Pirâmide Alimentar – O que é

Pirâmide Alimentar nada mais é do que uma ferramenta gráfica com a proposta de servir de orientação para as pessoas terem uma dieta equilibrada e saudável.

De maneira geral, ela é projetada para mostrar como a alimentação pode ser, buscando equilibrar os carboidratos, lipídios e proteínas.

Seu primeiro modelo foi proposto em 1991 pela Agência Regulamentadora de Alimentos e Medicamentos do Estados Unidos da América (FDA). A partir deste modelo, foram criados outros por outras instituições.

Na pirâmide alimentar tradicional, é possível observar em sua base os alimentos que são considerados energéticos, como pão, trigo, milho, arroz e outros, sendo recomendadas de 5 a 9 porções ao dia.

Lembrando que porção é algo proporcional a cada pessoa. Deve ser levado em consideração o tamanho da mão e do corpo, sendo que, para pessoas maiores, a porção será maior. Já para pessoas menores, a porção é menor.

Acima dos alimentos energéticos, estão os reguladores, ou seja, aqueles que fornecem uma série de micronutrientes essenciais para a regulação das atividades biológicas do organismo.

São eles: vegetais e frutas, cujo consumo recomendado, pela pirâmide tradicional, é de 4 a 5 porções de verduras e legumes e 3 a 5 de frutas.

Em seguida, vem os alimentos construtores, que fornecem proteínas. Como exemplo, há as carnes de peixe, frango, bovina e suína, ovos, entre outros, sendo recomendado de 1 a 2 porções ao dia. E, por fim, no topo da pirâmide alimentar tradicional, encontram-se as fontes de gordura, que não devem exceder 2 porções ao dia.

É importante lembrar que o Brasil também conta com uma pirâmide alimentar, adaptada aos hábitos nutricionais dos brasileiros.

A primeira pirâmide contou com a organização de oito grupos de alimentos, sendo que estes foram distribuídos em seis refeições: café e lanche da manhã, almoço e lanche da tarde, janta e lanche da noite.

Vale lembrar que o acompanhamento de um nutricionista é uma alternativa muito interessante a quem quer aprender a se alimentar corretamente. E, inclusive, o acompanhamento nutricional é uma ferramenta para quem quer adaptar a dieta para algum objetivo, como perder ou ganhar peso.

Pirâmide Alimentar – Representação Visual

Pirâmide Alimentar

Pirâmide Alimentar é uma representação visual de como diferentes alimentos e bebidas contribuem para uma dieta saudável e equilibrada.

Originalmente desenvolvido nos EUA em 1992, e agora adotado em muitos países, com diferenças para permitir diferentes padrões nacionais de dieta.

pirâmide alimentar foi desenvolvida pelo governo dos Estados Unidos e costumava se assemelhar a um triângulo, com listas dos melhores alimentos. À medida que o triângulo se movia em direção ao topo, os alimentos menos saudáveis eram listados, sugerindo menores quantidades recomendadas.

Em 2005, a pirâmide passou por mudanças que refletem uma abordagem mais individualizada em relação à nutrição.

Em 2011, foi alterado novamente de uma pirâmide para a imagem de um prato dividido em seções diferentes para cada grupo de alimentos.

Quando alguém visitava o site do guia nutricional do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), ele ou ela respondia a algumas perguntas antes de visualizar a pirâmide do guia alimentar.

Essas perguntas incluíam a idade da pessoa e o nível de atividade por semana. A resposta a essas perguntas foi projetada para ajudar a calcular um modelo dos melhores tipos de alimentos, dependendo das respostas.

Originalmente, a pirâmide do guia alimentar tinha pequenas imagens de alimentos listados em linhas horizontais.

Em 2005, isso foi alterado para barras de cores, que são mais curtas ou mais largas, dependendo das necessidades dietéticas de uma pessoa.

Cada usuário recebeu informações específicas sobre os tipos de alimentos que deveriam ser consumidos e as quantidades adequadas.

Cada barra de cor representa um grupo de alimentos, mas a informação escrita real é provavelmente mais útil.

A pirâmide também oferecia um recurso que permitia ao usuário verificar seu peso atual, bem como sua idade e nível de atividade.

Ele deu recomendações específicas sobre a quantidade de atividade que se deve tentar por dia, bem como a ingestão total de calorias, com base nos melhores alimentos possíveis.

As mudanças na pirâmide alimentar foram motivadas pelo fato de os indivíduos possuírem necessidades calóricas diferentes. Por exemplo, uma mulher de 25 anos que se exercita de 30 a 60 minutos por dia recebe uma ingestão calórica diária de 2.200 calorias. Ela deve comer 199 gramas de grãos, 3 xícaras (cerca de 400-500 gramas) de vegetais, 2 xícaras (cerca de 220-350 gramas) de frutas, 3 xícaras (710 ml) de leite e 170 g de carne ou feijão.

A mesma mulher idosa que se exercita menos de 30 minutos por dia tem resultados baseados em uma dieta de 2.000 calorias. Esta mulher em particular deve comer 170 g de grãos, 2,5 xícaras (cerca de 330-415 gramas) de vegetais, 2 xícaras (cerca de 220-350 gramas) de frutas, 3 xícaras (710 ml) de leite e 156 g de carne ou feijão.

As diretrizes podem exigir ajustes se a pessoa precisar perder peso ou se tiver alergia a certos alimentos. Nesses casos, pode ser melhor para a pessoa consultar um especialista em nutrição sobre a melhor dieta.

Para quem não tem alergia, a adesão à pirâmide alimentar permite manter o peso. Naturalmente, aumentar os exercícios na maioria dos casos, ao mesmo tempo que se ingere menos alimentos, pode ajudar a perder peso.

Fonte: Juliano Schiavo (Biólogo e Mestre em Agricultura e Ambiente)

 

 

 

 

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