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Pirâmide Alimentar

O que é Pirâmide Alimentar

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A Pirâmide Alimentar nada mais é do que uma ferramenta gráfica com a proposta de servir de orientação para as pessoas terem uma dieta equilibrada e saudável. De maneira geral, ela é projetada para mostrar como a alimentação pode ser, buscando equilibrar os carboidratos, lipídios e proteínas. Seu primeiro modelo foi proposto em 1991 pela Agência Regulamentadora de Alimentos e Medicamentos do Estados Unidos da América (FDA). A partir deste modelo, foram criados outros por outras instituições.

Na pirâmide alimentar tradicional, é possível observar em sua base os alimentos que são considerados energéticos, como pão, trigo, milho, arroz e outros, sendo recomendadas de 5 a 9 porções ao dia. Lembrando que porção é algo proporcional a cada pessoa. Deve ser levado em consideração o tamanho da mão e do corpo, sendo que, para pessoas maiores, a porção será maior. Já para pessoas menores, a porção é menor.

Acima dos alimentos energéticos, estão os reguladores, ou seja, aqueles que fornecem uma série de micronutrientes essenciais para a regulação das atividades biológicas do organismo.

São eles: vegetais e frutas, cujo consumo recomendado, pela pirâmide tradicional, é de 4 a 5 porções de verduras e legumes e 3 a 5 de frutas.

Em seguida, vem os alimentos construtores, que fornecem proteínas. Como exemplo, há as carnes de peixe, frango, bovina e suína, ovos, entre outros, sendo recomendado de 1 a 2 porções ao dia. E, por fim, no topo da pirâmide alimentar tradicional, encontram-se as fontes de gordura, que não devem exceder 2 porções ao dia.

É importante lembrar que o Brasil também conta com uma pirâmide alimentar, adaptada aos hábitos nutricionais dos brasileiros. A primeira pirâmide contou com a organização de oito grupos de alimentos, sendo que estes foram distribuídos em seis refeições: café e lanche da manhã, almoço e lanche da tarde, janta e lanche da noite.

Vale lembrar que o acompanhamento de um nutricionista é uma alternativa muito interessante a quem quer aprender a se alimentar corretamente. E, inclusive, o acompanhamento nutricional é uma ferramenta para quem quer adaptar a dieta para algum objetivo, como perder ou ganhar peso.

Juliano Schiavo
Biólogo e Mestre em Agricultura e Ambiente

Referências

PHILIPPI, Sonia Tucunduva. Pirâmide dos alimentos: fundamentos básicos da nutrição. Editora Manole, 2015.

SONATI, J.G.; AFFONSO, C.V. Pirâmide alimentar. Disponível em <http://www.fef.unicamp.br/fef/sites/uploads/deafa/qvaf/alimen_saudavel_cap1.pdf>. Acesso em 24/05/17.

 

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