Breaking News
Home / Biologia / Problemas ambientais brasileiros

Problemas ambientais brasileiros

PUBLICIDADE

Não é difícil no meio de uma conversa sobre meio ambiente, ouvir elogios às nossas paisagens, clima, fauna e flora em geral, porém, será que estamos cuidando de forma correta de tudo isso?

O Brasil é um dos países em que as preocupações com o meio ambiente são perceptíveis, talvez os esforços necessários para prevenir e remediar situações não estão de acordo com o que se espera, mas o reconhecimento dos problemas é notório.

Em terras nacionais, temos registros de desmatamento desde a colonização, não é à toa esse é um dos piores problemas ambientais que enfrentamos. Confira abaixo os principais problemas ambientais brasileiros de acordo com o IBGE:

Queimadas

As queimadas também estão ligadas as práticas agrícolas, já que em grande parte dos casos é feita pelo agricultor, para “limpar” uma área para plantio de forma mais barata.

O grande problema além das alterações nos habitats de várias espécies, são as emissões de dióxido de carbono. Apesar da queda e maior controle, ainda continuam sendo um grande problema para o país.

Problemas ambientais brasileiros

Desmatamento

O processo de desmatar acontece por diversos motivos, mas no Brasil podemos ligar a dois principais macrofatores. As práticas agropecuárias, que incluem o desmate da flora para plantação de monocultura ou criação de animais; e também o extrativismo desenfreado para a comercialização de madeira.

Um dos mais urgentes exemplos é o desmatamento na floresta amazônica, que causa prejuízos para a biodiversidade além de ser prejudicial às comunidades locais que vivem dos recursos da mesma.

Assoreamento

Assoreamento é o processo de acúmulo de sedimentos como terra, areia e rochas, além de lixo e outras matérias nos cursos d’água. Geralmente é acelerado pela ação humana que desmata as matas ciliares responsáveis por conter esses materiais, mas também pode ocorrer de forma natural, com a ação de chuva e ventos.

O assoreamento reduz o volume de água, além de tornar a água turva e não permitir a entrada de luz, o que dificulta a fotossíntese e prejudica o ecossistema aquático.

Além desses problemas também não podemos deixar de citar a poluição, nos seus diversos tipos, o tráfico de animais, o consumo excessivo de água entre outros graves problemas presentes em nosso território.

Um conceito que não podemos deixar de saber relacionado ao meio ambiente, é chamado o racismo ambiental. O qual se refere às práticas e políticas que impactam negativamente em grupos étnicos vulneráveis historicamente. O racismo ambiental se manifesta principalmente no capitalismo, pois as tomadas de decisões seguem a lógica econômica, desrespeitando povos e comunidade. Temos como exemplo, a exploração de matéria prima que prejudica comunidades indígenas, indústrias poluidoras instaladas próximas a regiões onde historicamente vivem grupos economicamente desfavorecidos, desvalorização das áreas periféricas da cidade urbana, entre outros. Os problemas mais urgentes do racismo ambiental, são evidenciados por mapas de injustiça ambiental, que tem por finalidade problematizar e criar uma rede de ONGs, pesquisadores e ativistas para definir estratégias e ações de políticas para sanar esses problemas, levando em conta os grupos étnicos que têm seus direitos fundamentais afetados.

Cuidar do meio ambiente além de obrigação de todo cidadão é também evitar prejuízos ambientais que podem ser graves para o ecossistema e também para nós seres humanos.

Por Ana Rosa Calheiro
Graduada em Ciências Biológicas

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Ameaças à Biodiversidade

Ameaças à Biodiversidade

PUBLICIDADE Quais são as ameaças à biodiversidade? Quando falamos em biodiversidade podemos nos referir a …

Classificação Biológica

PUBLICIDADE Definição A classificação biológica é definida como um processo de hierarquia de categorias por …

Água Virtual

Água Virtual

PUBLICIDADE O que é água virtual? Ao nos referirmos à expressão água virtual, estamos falando …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.