Breaking News
Home / Biologia / Excreção

Excreção

PUBLICIDADE

Definição

Todos os seres vivos produzem resíduos dos quais eles precisam se livrar.

Se não o fizerem, ele se acumula em seus corpos e pode se tornar prejudicial.

O processo de remoção de resíduos é chamado de excreção.

Excreção é o processo pelo qual um organismo elimina os resíduos produzidos como resultado dos processos metabólicos do corpo. É também uma característica importante dos organismos vivos. É um processo importante que impede o acúmulo de resíduos e previne a toxicidade que está sendo desenvolvida dentro do corpo. Resíduos como suor, urina e dióxido de carbono devem ser eliminados do corpo.

Excreção – Biologia

Excreção, o processo pelo qual os animais se livram dos resíduos e dos subprodutos nitrogenados do metabolismo.

Através da excreção, os organismos controlam a pressão osmótica – o equilíbrio entre os íons inorgânicos e a água – e mantêm o equilíbrio ácido-base.

O processo, portanto, promove a homeostase, a constância do ambiente interno do organismo.

Todo organismo, desde o menor protista até o maior mamífero, deve livrar-se dos subprodutos potencialmente nocivos de suas próprias atividades vitais.

Esse processo nos seres vivos é chamado de eliminação, que pode ser considerado como abrangendo todos os vários mecanismos e processos pelos quais formas de vida eliminam ou lançam resíduos, substâncias tóxicas e porções mortas do organismo. A natureza do processo e das estruturas especializadas desenvolvidas para a eliminação de resíduos variam muito com o tamanho e a complexidade do organismo.

Quatro termos são comumente associados a processos de descarte de resíduos e são frequentemente usados de forma intercambiável, embora nem sempre corretamente: excreção, secreção, defecação e eliminação.

AExcreção é um termo geral que se refere à separação e ao lançamento de materiais residuais ou substâncias tóxicas das células e tecidos de uma planta ou animal.

A separação, elaboração e eliminação de certos produtos resultantes de funções celulares em organismos multicelulares é chamada secreção. Embora essas substâncias possam ser um produto residual da célula que as produz, elas são freqüentemente úteis para outras células do organismo. Exemplos de secreções são as enzimas digestivas produzidas pelas células dos tecidos intestinais e pancreáticos de animais vertebrados, os hormônios sintetizados por células glandulares especializadas de plantas e animais e o suor secretado pelas células glandulares na pele de alguns mamíferos. A secreção implica que os compostos químicos que segregam foram sintetizados por células especializadas e que são de valor funcional ao organismo. A eliminação de resíduos comuns não deve, portanto, ser considerada de natureza secretor.

O que é a Excreção?

Os vertebrados podem acumular grandes quantidades de resíduos em seus tecidos, órgãos e sangue.

Para evitar que substâncias nocivas permaneçam no corpo, a eliminação de resíduos é obtida por meio de um processo conhecido como excreção. Durante este processo, os resíduos são descarregados através da urina, suor e outros meios.

Excreção ocorre com a ajuda de quatro sistemas do corpo.

No sistema urinário, os rins trabalham para livrar o corpo de água e toxinas. Eles também eliminam eletrólitos e compostos de nitrogênio. Livrando o corpo dos resíduos de dióxido de carbono através da respiração, os pulmões formam a alavanca respiratória do sistema excretor.

Como os rins, a pele ajuda o corpo a excretar nitrogênio, água e resíduos eletrolíticos do sistema tegumentar. O suor excretado da pele contém resíduos como o ácido láctico e a ureia.

Outro objetivo da excreção da pele pelo suor é manter a temperatura e a homeostase do corpo.

O sistema digestivo também desempenha um papel importante no processo excretor. O intestino é responsável pela eliminação da pigmentação biliar, sais de metais pesados e outros resíduos digestivos.

Os resíduos existem em várias formas. Células mortas e suor são os resíduos mais comuns excretados pela pele. Os resíduos líquidos e sólidos saem do corpo através da digestão na forma de urina e fezes. O dióxido de carbono e outros gases excretados pelos pulmões estão na forma de gás. Os pulmões também excretam muco através da excreção mucociliar.

Excreção
Os rins livram o corpo de água e toxinas como parte do sistema urinário

processo de excreção é vital para a saúde e bem-estar dos seres humanos e outras criaturas. Os resíduos encontrados no corpo são venenosos e, sem uma detecção adequada, podem facilmente levar à morte.

sistema excretor tanto encontra esses resíduos quanto os descarta, permitindo que o corpo permaneça saudável e funcional.

Nas plantas, os resíduos não se acumulam tanto quanto nos mamíferos e outros vertebrados.

método de excreção usado pelas plantas geralmente consiste na simples difusão de gases residuais nos arredores do organismo. Como os humanos, os vertebrados excretam resíduos através da pele, pulmões e uretra com a ajuda dos rins e dos pulmões.

Os processos de remoção de resíduos do corpo podem funcionar mal ou cessar se os órgãos excretores falharem. Medicação e substituição de órgãos podem, por vezes, remediar essas disfunções. Tratamentos manuais longos, como a diálise, às vezes podem ser preenchidos quando um órgão, como o rim, falha permanentemente. Se não for devidamente substituído ou tratado, a falha excretora pode levar a doença grave e morte.

Muitas pessoas se referem à defecação como excreção. O uso do termo dessa maneira, no entanto, está incorreto. Embora as próprias fezes contenham resíduos, e sua liberação seja parte do processo de excreção, a própria defecação não é considerada como remoção de resíduos. Em vez disso, refere-se principalmente à remoção de alimentos indigestos.

Fonte: www.tigtagcarolina.com/www.wisegeek.org/www.britannica.com/www.docsity.com/socratic.org/www.nextgurukul.in

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Terra Primitiva

Terra Primitiva

PUBLICIDADE O que é terra primitiva? A história da Terra diz respeito ao desenvolvimento do …

Respiração Branquial

Respiração Branquial

PUBLICIDADE O que é respiração branquial? As brânquias ou guelras são órgãos da respiração, são …

Mecanismos de Feedback

Mecanismos de Feedback

PUBLICIDADE O que são mecanismos de feedback? Um mecanismo de feedback é um processo que usa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.