Breaking News
Home / Biologia / Amilase

Amilase

PUBLICIDADE

A amilase é uma enzima que catalisa a hidrólise de amido em açúcares. Está presente na saliva dos humanos e outros mamíferos, onde começa o processo químico de digestão. Alimentos que contêm grandes quantidades de amido, mas pouco açúcar, como arroz e batatas, podem adquirir um sabor ligeiramente doce, pois são mastigados porque a amilase degrada parte do amido em açúcar. O pâncreas e a glândula salivar fazem amilase ( alfa amilase ) para hidrolisar amido dietético em dissacarídeos e trisacarídeos que são convertidos por outras enzimas para a glicose para fornecer energia ao corpo.

As plantas e algumas bactérias também produzem essa enzima. Como diastase, a amilase foi a primeira enzima a ser descoberta e isolada (por Anselme Payen em 1833).  As proteínas específicas da amilase são designadas por diferentes letras gregas. Todas as amilases são hidrolases de glicosídeos e atuam sobre ligações a-1,4- glicosídicas.

Biologia molecular

Na biologia molecular, a presença de amilase pode servir como um método adicional de seleção para a integração bem-sucedida de uma construção repórter, além da resistência aos antibióticos. À medida que os genes repórter são acompanhados por regiões homólogas do gene estrutural para a amilase, a integração bem sucedida irá interromper o gene da amilase e prevenir a degradação do amido, que é facilmente detectável através da coloração com iodo .

Exame

Os valores de referência do exame de amilase no adulto variam entre 20 e 160 unidades/litro. A amilase alta pode ser um sinal de inflamação ou doença no pâncreas ou nas glândulas salivares. Valores baixos de amilase podem indicar insuficiência pancreática ou doenças graves no fígado.

amilase é uma enzima digestiva produzida pelo pâncreas e pelas glândulas salivares. Sua função é “quebrar” os carboidratos (açúcares) ingeridos na alimentação para serem mais facilmente digeridos pelo organismo.

O exame de amilase geralmente é solicitado quando há suspeita de pancreatite(inflamação no pâncreas) ou outras doenças que afetam o pâncreas.

O nível de amilase pode aumentar até 6 vezes em casos de pancreatite aguda. O aumento ocorre dentro de 1 a 3 dias após o início da inflamação. Já na pancreatite crônica os valores de amilase podem estar um pouco elevados, mas à medida que o pâncreas vai sendo destruído, o nível baixa.

Fonte: en.wikipedia.org/medicoresponde.com.br

Veja também

Vasodilatação

Vasodilatação

PUBLICIDADE O que é Vasodilatação? Vasodilatação é a dilatação ou alargamento dos vasos sanguíneos. A …

Isópodes

Isópodes

PUBLICIDADE O que são Isópodes? Os Isópodes ou Isópodos pertencem a ordem Isopoda, da classe …

Aracnologia

Aracnologia

PUBLICIDADE O que é aracnologia? A aracnologia é um ramo da zoologia que estuda a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.