Classificação Biológica

Definição

A classificação biológica é definida como um processo de hierarquia de categorias por como um procedimento científico que envolve a organização dos organismos em uma série hierárquica de grupos e subgrupos com base em suas semelhanças e dissimilaridades.

A ciência da classificação biológica é comumente chamada taxonomia.

A classificação biológica é um sistema usado para organizar e codificar toda a vida na Terra. Existem vários objetivos para a classificação biológica, além da necessidade óbvia de poder descrever com precisão os organismos.

A criação de um sistema de classificação permite aos cientistas examinar as relações entre vários organismos e construir árvores evolutivas para explorar as origens da vida na Terra e a relação dos organismos modernos com exemplos históricos.

Você também pode ouvir a classificação biológica denominada “taxonomia”.

Os seres humanos têm nomeado organismos há muito tempo e tentam organizar a vida na Terra em categorias compreensíveis há quase tanto tempo.

Uma variedade de sistemas foi desenvolvida em vários momentos, com várias desvantagens e bônus.

O sistema de classificação biológica usado hoje foi desenvolvido por Linnaeus, um cientista do século 18, embora tenha sido refinado extensivamente ao longo dos séculos para refletir novas informações nas ciências.

O sistema de classificação biológica divide os organismos em uma variedade de categorias ou níveis taxonômicos, começando pelos domínios, a ordem mais alta da vida.

Existem três domínios: Eukaryota, Eubacteria e Archaea.

Após os domínios estão os reinos, que são divididos em filos, classes, ordens, famílias, gêneros e espécies.

O desenvolvimento de domínios de ordem superior é relativamente recente em comparação com o restante das classificações taxonômicas, e nem todos os cientistas concordam ou usam os domínios na classificação biológica.

Também é possível ver subconjuntos dessas classificações básicas que são usadas para distinguir diferenças sutis.

Todos os organismos podem ser codificados usando classificação biológica.

Os organismos são ligados por semelhanças e separados por diferenças, destacadas pela infinidade de opções em cada categoria taxonômica.

O uso de um epíteto específico ou nome científico que inclua os termos formais para gênero e espécie também garante que as pessoas saibam exatamente qual organismo está sendo discutido.

Para ilustrar como a classificação taxonômica funciona, pode ajudar a separar a classificação biológica de um organismo conhecido: seres humanos.

Trabalhando de cima para baixo, os seres humanos estão no domínio Eukaryota e no reino Animalia, que os coloca com outros organismos eucarióticos multicelulares, de gatos a vacas.

O filo humano é Chordata, indicando que eles possuem uma estrutura anatômica chamada notocórdio durante os estágios iniciais de seu desenvolvimento, e estão na classe Mammalia, junto com outros animais que dão à luz para viver jovens e nutrem seus filhotes com leite.

Os seres humanos estão na ordem dos primatas, colocando-os em um grande grupo de animais com adaptações biológicas semelhantes, e a família Hominidae, juntamente com chimpanzés, gorilas e orangotangos.

O epíteto científico para seres humanos, Homo sapiens sapiens, inclui gênero e espécie, assim como para todos os organismos, junto com uma subespécie.

O uso de uma subespécie distingue entre seres humanos que são geneticamente distintos o suficiente para serem diferentes, mas ainda são capazes de cruzar.

Outras subespécies de seres humanos estão agora extintas, mas as evidências arqueológicas sugerem que várias subespécies podem ter coexistido em algum momento da história.

Para pessoas que conhecem bem a classificação biológica e as propriedades de cada nível taxonômico, cada degrau abaixo da escada do ranking taxonômico revela mais informações sobre os seres humanos.

Só de ouvir que os humanos estão no domínio Eukaryota, por exemplo, um cientista sabe que os humanos têm uma estrutura celular que inclui estruturas especializadas, incluindo um núcleo celular, dentro de uma membrana protetora.

Classificação Biológica – Processo

Classificação biológica é o processo pelo qual os cientistas agrupam organismos vivos.

Os organismos são classificados com base em quão semelhantes eles são.

Historicamente, a similaridade foi determinada examinando as características físicas de um organismo, mas a classificação moderna utiliza uma variedade de técnicas, incluindo análise genética.

Os organismos são classificados de acordo com um sistema de sete fileiras:

Reino
Filo
Classe
Ordem
Família
Gênero
Espécies

História

Aristóteles (384-322 aC) é freqüentemente chamado de pai da classificação biológica.

Seu esquema de classificação se referia a grupos facilmente aparentes, como pássaros, peixes, baleias e morcegos, e ele reconheceu a necessidade de grupos e nomes de grupos no estudo do reino animal.

John RAY (1627-1705) usou as diferenças anatômicas como o principal critério para classificação, destacando as semelhanças e diferenças entre os grupos – por exemplo, respiração pulmonar ou respiração branquial.

Este ainda é um método preferido para identificação de organismos.

A nomenclatura binomial padrão e universal para espécies é atribuída a Carolus LINNAEUS (1707-1778).

Ele o aplicou consistentemente a plantas da espécie Plantarum (1753) e a animais do Systema Naturae (10a ed., 1757).

O sistema de Linnaeus foi prontamente aplicável ao novo conceito de evolução de Charles DARWIN, publicado em Sobre a origem das espécies (1859).

Darwin propôs a teoria de que os organismos evoluem pelo processo de seleção natural. A teoria não teve efeito imediato nas próprias classificações existentes, mas forneceu uma nova explicação, proximidade de descendência, para o agrupamento natural de organismos. Essa abordagem é fundamental para os modernos esquemas de classificação.

Fonte: www.amentsoc.org/www.pbslearningmedia.org/biology4isc.weebly.com/www.wisegeek.org/www.toppr.com/www.britannica.com/ncert.nic.in/www.thebigger.com/eol.org/interna.coceducacao.com.br