Corais Amazônicos

O que são os corais amazônicos?

Os corais amazônicos integram um extenso ecossistema de recife, sendo considerado um dos ecossistemas mais importantes do Atlântico Sul. Segundo os cientistas, não é apenas um recife gigante, mas uma rede de ambientes que se conecta ecologicamente, formando uma espécie de “corredor de biodiversidade”. Esses corais estão situados numa região que vai de Belém, passando pela costa da Ilha de Marajó e chegando ao Amapá.

Descoberto em 2016, muitos jamais acreditavam ser possível haver um ecossistema desse tipo. Isso por conta das características dos corais, que necessitam de condições específicas para a sua sobrevivência, como por exemplo a luminosidade e a salinidade. Porém, os corais amazônicos surpreenderam os cientistas.

Entre algumas características apontadas desses corais é a sua resistência as variações de salinidade. Por exemplo, a concentração de sal deve ficar entre 3,45% e 3,64. Já os corais amazônicos estão numa região do encontro do Rio Amazonas com o Atlântico. Logo, há uma mistura de água doce e salgada.

Inclusive, no que diz respeito à luminosidade, os corais necessitam de luz. Porém por conta da água ser turva naquela região, o que dificulta a entrada de luz na água, eles contam com bactérias que os auxiliam na produção de matéria orgânica e energia.

Corais da Amazônia

Vale lembrar que, em 1975, foram constatados os primeiros indícios de que poderia haver um recife na Bacia da Foz do Amazonas. Um navio americano (Oregon II) fazia um cruzeiro científico e, ao passar uma rede para avaliar o estoque de camarões, encontrou espécies que, comumente, necessitam de recifes para sobreviver. Aquilo chamou atenção. Para confirmar a existência, foi feito em 2014 uma expedição científica, cujos resultados foram publicados na revista Scientific Reports em 2016.

A região em que estão situados esses recifes é cobiçada por projetos de larga escala para exploração de petróleo e gás. Desta forma, a Organização Não-Governamental Greenpeace promoveu uma campanha pela proteção dos “corais da Amazônia”. O objetivo é fazer com que a região seja protegida, sem atividades petrolíferas.

Juliano Schiavo
Escritor, jornalista, biólogo e mestre em Agricultura e Ambiente

Referências Bibliográficas

ESCOBAR, Herton. Cientistas garantem: recifes da Amazônia existem, e estão vivos. Jornal da Usp. São Paulo, p. 1-1. 29 set. 2019. Disponível em: <https://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-biologicas/cientistas-garantem-recifes-da-amazonia-existem-e-estao-vivos/>. Acesso em: 20 out. 2019.

MESQUITA, João Lara. Recifes na foz do Amazonas, até agora, protegidos pelo Ibama. Disponível em: <https://marsemfim.com.br/corais-na-foz-do-amazonas/>. Acesso em: 20 out. 2019.

SILVEIRA, Evanildo da. O gigantesco – e ainda misterioso – recife de corais encontrado na foz do rio Amazonas. 2019. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-43970980>. Acesso em: 20 out. 2019.