Breaking News
Home / Biologia / Escherichia coli

Escherichia coli

PUBLICIDADE

O que é Escherichia coli?

As bactérias estão por toda parte, algumas são benéficas e de fundamental importância para o equilíbrio, tanto do meio ambiente como do corpo humano, porém algumas são maléficas ao organismo e, precisam ser eliminadas. A Escherichia coli, também conhecida como E. coli, é uma bactéria presente no intestino de animais de sangue quente como, por exemplo, do homem. A maioria não representa perigo, porém alguns sorotipos desta bactéria podem causar uma série de problemas intestinais e urinários.

A contaminação acontece através do consumo de água e/ou alimentos contaminados, além de ocorrer contaminação devido o mau hábito de não lavar as mãos ao usar o banheiro, já que a mesma habita o intestino.

Os primeiros sintomas ocorrem após poucas horas do contagio, podendo na maioria dos casos ocorrerem apenas gastroenterites leves. Porém podem ocorrer graves complicações.

As enfermidades relacionadas à Escherichia coli podem ser tais como:

– infecção intestinal;

– infecção urinária;

– septicemia (infecção no sangue);

– peritonite (inflamação no abdome);

– pielonefrite (infecção no rim).

Sintomas

No caso da infecção intestinal, podem ser caracterizados como:dor de estômago; dor abdominal; vômito; falta de apetite; diarreia, podendo surgir sangue em casos mais graves. No caso de infecção urinária podem surgir sintomas como: ardor ao urinar; vontade de urinar, mas com pouca quantidade de urina; cheiro desagradável.

Em casos mais graves as bactérias podem afetar os rins causando febre, dor nas costas e danos ao órgão. Também em podem atingir o sangue, causando uma forte infecção.

Tratamentos

É tratada com antibiótico devidamente prescrito pelo médico, além de auxiliar na infecção o consumo de bastante água; chás; sucos; alimentação leve e repouso.

Profilaxia

Medidas preventivas de higiene podem evitar o contagio tais como: lavar sempre as mãos ao utilizar o banheiro e antes das refeições;higienizar os alimentos e beber muita água.

Escherichia coli

Camila Correia

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Diatomáceas

PUBLICIDADE As diatomáceas são fitoplâncton onipresente que representam a fonte primária de fotossíntese (e produção de oxigênio) …

Cromossomos homólogos

PUBLICIDADE Definição Os Cromossomos homólogos são dois cromossomos, um de origem paterna e outro de origem materna, …

Homologia

PUBLICIDADE Definição Homologia correspondente ou semelhante em posição ou estrutura ou função ou características; especialmente derivado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.