Breaking News
Home / Biologia / Escherichia coli

Escherichia coli

PUBLICIDADE

O que é Escherichia coli?

As bactérias estão por toda parte, algumas são benéficas e de fundamental importância para o equilíbrio, tanto do meio ambiente como do corpo humano, porém algumas são maléficas ao organismo e, precisam ser eliminadas. A Escherichia coli, também conhecida como E. coli, é uma bactéria presente no intestino de animais de sangue quente como, por exemplo, do homem. A maioria não representa perigo, porém alguns sorotipos desta bactéria podem causar uma série de problemas intestinais e urinários.

A contaminação acontece através do consumo de água e/ou alimentos contaminados, além de ocorrer contaminação devido o mau hábito de não lavar as mãos ao usar o banheiro, já que a mesma habita o intestino.

Os primeiros sintomas ocorrem após poucas horas do contagio, podendo na maioria dos casos ocorrerem apenas gastroenterites leves. Porém podem ocorrer graves complicações.

As enfermidades relacionadas à Escherichia coli podem ser tais como:

– infecção intestinal;

– infecção urinária;

– septicemia (infecção no sangue);

– peritonite (inflamação no abdome);

– pielonefrite (infecção no rim).

Sintomas

No caso da infecção intestinal, podem ser caracterizados como:dor de estômago; dor abdominal; vômito; falta de apetite; diarreia, podendo surgir sangue em casos mais graves. No caso de infecção urinária podem surgir sintomas como: ardor ao urinar; vontade de urinar, mas com pouca quantidade de urina; cheiro desagradável.

Em casos mais graves as bactérias podem afetar os rins causando febre, dor nas costas e danos ao órgão. Também em podem atingir o sangue, causando uma forte infecção.

Tratamentos

É tratada com antibiótico devidamente prescrito pelo médico, além de auxiliar na infecção o consumo de bastante água; chás; sucos; alimentação leve e repouso.

Profilaxia

Medidas preventivas de higiene podem evitar o contagio tais como: lavar sempre as mãos ao utilizar o banheiro e antes das refeições;higienizar os alimentos e beber muita água.

Escherichia coli

Camila Correia

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Risco Biológico

PUBLICIDADE Definição de Risco biológico Os perigos biológicos ou Riscos biológico são substâncias orgânicas que representam uma ameaça …

Carragenina

PUBLICIDADE Definição de Carragenina A carragenina é um aditivo alimentar comum extraído de algas vermelhas, usada principalmente …

Algas Vermelhas

PUBLICIDADE Definição de Algas Vermelhas Todas as algas marinhas podem ser amplamente divididas em três …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.