Ciência

Ciência – Definição

Ciência é o estudo metodológico de um fenômeno por meio de observação cuidadosa, coleta de dados, investigação experimental ou explicação teórica.

A ciência pode ser considerada tanto um corpo de conhecimento (as coisas que já descobrimos) quanto o processo de aquisição de novos conhecimentos (por meio de observação e experimentação – testes e hipóteses). Tanto o conhecimento quanto o processo são interdependentes, uma vez que o conhecimento adquirido depende das perguntas feitas e dos métodos usados para encontrar as respostas.

Ciência é uma palavra que pode ser usado para falar sobre três ideias diferentes, que não são muito diferentes umas das outras:

É sobre a obtenção de conhecimento ou de fazer o conhecimento melhor. Fazendo o melhor conhecimento é feito usando um processo chamado de investigação.

Educação é sobre o ensino do conhecimento para as pessoas. A ciência também pode ser usado para falar sobre todo o conhecimento conhecido até o momento.

Hoje, a pesquisa utiliza o método científico. A investigação científica é usada para aumentar o conhecimento através da criação de hipóteses baseadas no conhecimento anteriormente conhecido, em seguida, testar essas hipóteses, utilizando experimentos. A palavra ciência também pode se referir à grande quantidade de conhecimento que foi encontrado usando este processo, até agora.

As pessoas que estudam e pesquisa científica e tentar descobrir tudo sobre ele são chamados os cientistas. Os cientistas estudam as coisas por olhar para eles com muito cuidado, por medir -los, e fazendo experimentos e testes. Os cientistas tentam explicar por que as coisas agir da maneira que eles fazem, e prever o que vai acontecer.

Ciência – O que é

Tão antiga quanto a própria existência do homem é sua inquietude diante da percepção e da compreensão dos objetos e dos fenômenos que o cercam. As noções sobre astronomia, geometria e física herdadas de antigas civilizações, como a suméria, a egípcia, a babilônia e a grega, constituem o alicerce do pensamento científico contemporâneo.

Em termos gerais, ciência se confunde com qualquer saber humano.

Em sentido estrito, define-se ciência como as áreas do saber voltadas para o estudo de objetos ou fenômenos agrupados segundo certos critérios e para a determinação dos princípios que regem seu comportamento, segundo uma metodologia própria.

Quais são alguns tipos diferentes de ciência?

Ciência é um amplo agrupamento de disciplinas contendo muitas áreas diferentes, todas ligadas entre si por um único conceito: o método científico.

método científico representa um método investigativo baseado na observação, dedução, hipóteses e experimentação que pode ser aplicado a todas as áreas da vida.

Embora existam muitas maneiras de olhar para a ciência, uma das mais comuns é dividi-la em três grandes categorias, cada uma das quais contendo várias subdisciplinas: ciência formal, ciência natural e ciência social.

A ciência formal representa aquelas disciplinas que lidam com símbolos e ideias teóricas e suas aplicações no mundo real. Sua inclusão como ciência é freqüentemente contestada, mas aspectos dela são usados em todas as outras disciplinas científicas. A ciência formal inclui ciência da computação, matemática e estatística.

A ciência natural é a ciência em que as pessoas geralmente pensam quando ouvem o termo. Aqueles que o estudam usam o método científico para compreender a natureza e o mundo físico.

As ciências naturais e suas subdisciplinas são às vezes chamadas de “ciências exatas” por seus proponentes e incluem biologia, química, geologia e física.

As ciências sociais são o estudo das sociedades e das interações dentro delas, sejam em grupo ou individuais. Às vezes é chamada de “ciência suave” pelos detratores. As ciências sociais incluem antropologia, psicologia e sociologia.

Cada ampla categoria científica contém muitas disciplinas e subdisciplinas com focos de pesquisa específicos.

Alguns desses tipos de ciência para cada categoria incluem o seguinte:

Disciplinas de ciência formal

A Ciência da Computação se concentra no processamento de informações em computadores e outros dispositivos computacionais. Os cientistas desenvolvem novos algoritmos para processar dados, melhorar as linguagens de programação de computador e trabalhar com muitos outros aspectos dos computadores e programas com os quais as sociedades modernas lidam diariamente.

A matemática se dedica à representação e processamento de quantidades. Embora a expressão matemática “1 + 1 = 2” possa parecer simples, na verdade é um conceito complexo repleto de semântica.

Aspectos da matemática são usados por todos os outros tipos de ciência.

Estatística é a coleta, análise e interpretação de dados. Embora possa ser usada para encontrar padrões, refutar teorias e fazer previsões, a própria ciência estatística não se concentra em nenhuma ideia individual do mundo real. Em vez disso, as teorias e leis das estatísticas podem ser aplicadas a qualquer dado formatado adequadamente. Um Q-Test, por exemplo, pode ser usado em dados coletados de um experimento de química, biologia ou psicologia.

Disciplinas de ciências naturais

Biologia é o estudo científico da vida. Isso pode ser muito amplo, como a forma como diferentes espécies podem ter evoluído ao longo de milhões de anos, ou pode ser muito específico, como o que um determinado animal come. A biologia tem muitas subdisciplinas, incluindo botânica, entomologia e zoologia.

Os estudos de química são importantes, seus estados e como ela muda. De que componentes individuais as coisas são feitas, como eles mudam quando expostos a diferentes temperaturas, como podem ser decompostos e como podem ser reconstruídos são questões que os químicos frequentemente fazem e tentam resolver. As subdisciplinas da química incluem bioquímica, química alimentar, química inorgânica e química orgânica.

A física é o estudo da matéria, forças e interações e pode ser estudada em uma escala muito grande ou pequena.

O estudo de como os planetas e outros corpos estelares interagem é um exemplo de física feito em escala muito grande, enquanto o estudo de partículas subatômicas representa a física em pequena escala. Astronomia, eletrodinâmica, termodinâmica e mecânica quântica são subdisciplinas da física.

Disciplinas de Ciências Sociais

A antropologia é o estudo das origens, desenvolvimento e singularidade dos seres humanos. Ele toma emprestado de muitas outras disciplinas e inclui os ramos da arqueologia, antropologia cultural e antropologia física.

A psicologia é o estudo científico do pensamento e do comportamento. Entender por que as pessoas fazem as escolhas que fazem, como lidam com o estresse e prever quais escolhas farão no futuro são aspectos da psicologia. Analítica, comportamental, cognitiva e gestáltica são escolas diferentes de pensamento e teoria psicológicos.

Sociologia é o estudo científico de grupos de pessoas. Como esses grupos interagem entre si, as regras dos grupos (normas e leis) e como esses grupos são formados são aspectos que os sociólogos consideram.

Origem das ciências

Em última instância, a origem da ciência radica na capacidade de raciocínio do homem e em sua disposição natural para observar.

Os primeiros seres humanos se deixaram fascinar pelo espetáculo oferecido pelos astros e, após observação contínua de sua movimentação, perceberam certa regularidade nos ciclos solar e lunar e na passagem periódica de cometas. A primeira grande conquista científica foi, portanto, a constatação de que certos fenômenos se repetem.

A imitação da natureza e a necessidade de superá-la e dominá-la, as inovações técnicas exigidas por cada sociedade para satisfazer seus interesses bélicos e comerciais e o prazer intelectual do conhecimento foram fatores decisivos no desenvolvimento inicial da ciência.

Cada etapa da evolução científica esteve impregnada da filosofia de seu tempo e, em algumas épocas, houve grande empenho em justificar teoricamente certas concepções políticas ou teológicas.

O conflito ideológico entre ciência e religião, ou entre ciência e ética, foi um traço marcante de muitas civilizações ao longo da história.

O vertiginoso avanço científico verificado nos séculos XIX e XX favoreceu o aparecimento de correntes de pensamento que pretendiam substituir os preceitos morais pelos princípios da ciência. Esse propósito, no entanto, viu-se prejudicado pelas questões éticas levantadas pela utilização das descobertas científicas.

Embora na maior parte dos casos os estudos científicos não suscitem problemas metafísicos e proporcionem bem-estar e progresso, comprovou-se que podem converter-se em poderoso instrumento de destruição quando postos a serviço da guerra. O aproveitamento da energia nuclear para fins militares toldou em parte o ideal científico racionalista.

Por outro lado, surgiram recentemente outras questões polêmicas, envolvendo a engenharia genética, sobretudo no que se refere à manipulação das primeiras fases da vida humana, com a inseminação artificial, a fecundação in vitro, o congelamento de embriões e a possível produção de clones humanos.

Classificação das ciências

A ambição de saber própria do ser humano fez aumentar de tal forma o volume do conhecimento acumulado que este supera em muito o saber particular de cada indivíduo, tornando necessária a criação de sistemas de ordenação e classificação.

O próprio conceito de ciência e sua evolução histórica trazem a necessidade de estipular a área de conhecimento que compete a cada disciplina científica. Criou-se assim a taxionomia, ou teoria da classificação, disciplina independente que determina o objeto de cada área do conhecimento científico.

Aristóteles formulou uma primeira classificação que distinguia três grupos: o das ciências teóricas (física, matemática e metafísica), o das ciências práticas (lógica e moral) e o das ciências produtivas (arte e técnica).

Entre os muitos métodos classificatórios menciona-se especialmente o do físico francês André-Marie Ampère, do início do século XIX, segundo o qual as ciências se dividiam em duas áreas: as chamadas ciências cosmológicas (subdivididas em cosmológicas propriamente ditas e fisiológicas), que estudavam a natureza, enquanto as ciências noológicas (subdivididas em noológicas propriamente ditas e sociais) referiam-se aos raciocínios abstratos e às relações dos seres humanos em sociedade.

Embora se haja mantido a pluralidade de critérios no que se refere à ordenação científica, a tendência moderna é definir várias áreas de conhecimento e englobar em cada uma delas múltiplas disciplinas.

O conjunto das ciências exatas agrupa a matemática, a física e a química. As ciências biológicas ocupam-se do estudo dos seres vivos em diversos níveis (celular, de tecidos, de órgãos etc.) e compreendem grande número de disciplinas, como a botânica, a zoologia, a genética, a ecologia etc. Uma terceira área de conhecimento agrupa as ciências geológicas e geográficas, que tratam dos fenômenos relativos à Terra, e as astronômicas, relacionadas ao cosmos. Em outra esfera situam-se as ciências médicas, também muito diferenciadas, e um quinto segmento engloba as ciências sociais (economia, sociologia, demografia etc.).

As diversas disciplinas podem também classificar-se em dois grandes grupos, segundo seu objeto seja puramente científico, sem finalidade prática imediata (a chamada pesquisa de ponta) ou integrem a área das ciências aplicadas, como as pesquisas tecnológicas que se desenvolvem nas áreas mais especializadas da engenharia, arquitetura, metalurgia e muitas outras.

História da ciência

Admitindo-se a curiosidade e a ânsia de conhecer como qualidades inatas do gênero humano, pode-se afirmar que o nascimento da ciência deu-se com as primeiras observações dos homens primitivos, antes mesmo que fosse inventada a escrita.

Primeiras civilizações

Alguns monumentos megalíticos, como o cromlech de Stonehenge, na Inglaterra, são testemunho de que os europeus pré-históricos possuíam noções de astronomia e geometria muito superiores às que lhes foram atribuídas durante séculos.

Os primeiros centros importantes de irradiação científica localizaram-se na China, na Índia e no Oriente Médio. A sabedoria e a técnica chinesas superaram as ocidentais durante quase toda a antiguidade.

Os sábios chineses mediram fenômenos celestes em tempos muito remotos e progrediram extraordinariamente na alquimia, na medicina e na geografia, apoiados por seus governantes. Os indianos, mais interessados em questões metafísicas, desenvolveram muito a matemática e deram ao mundo moderno o sistema de numeração, transmitido e aperfeiçoado pelos árabes.

No Egito prestava-se mais atenção à resolução de problemas técnicos, enquanto na Mesopotâmia os caldeus e babilônios dedicaram-se sobretudo à astronomia e à matemática, além de aperfeiçoarem as técnicas de irrigação e construção de canais.

Cultura grega

O surgimento de uma cultura como a grega, isenta de misticismo exacerbado e onde os deuses eram mais sobre-humanos que divinos, deu lugar aos primeiros modelos racionalistas.

Sua filosofia foi a mais importante da antiguidade e serviu de modelo à ciência teórica, baseada na educação e não na experiência, conhecida como filosofia natural. A tradição helênica consagrou Tales, que viveu em Mileto, cidade grega da Anatólia ocidental, no século VI a.C., como o primeiro representante dessa corrente de pensamento. Tales procurou a ordem universal (kosmos em grego significa ordem) mediante a determinação dos elementos fundamentais que compõem o mundo e considerou o destino como motor dos corpos, que se encaminham naturalmente para seu próprio fim. Não deixou escritos, mas discípulos transmitiram e complementaram suas teorias.

Chegou-se assim à suposição de que todos os corpos conhecidos se formavam dos quatro elementos: terra, fogo, água e ar.

Fundamental para a ciência grega foi o pensamento de Pitágoras, um dos primeiros a medir fenômenos físicos.

Estabeleceu ele as leis acústicas pelas quais se relacionam as notas musicais e aplicou a mesma teoria à disposição dos planetas, do Sol, da Lua e das estrelas no firmamento: esses corpos celestes girariam em volta da Terra em sete esferas concêntricas.

A síntese do pensamento grego veio com Aristóteles, cuja preocupação foi manter a concepção espiritualista de seu mestre, Platão, integrando-a, porém, numa explicação científica do mundo físico.

Aristóteles adotou o modelo de esferas concêntricas de Pitágoras. Seus acertos na classificação dos seres vivos foram excepcionais, embora, por falta de conhecimentos matemáticos suficientes, tenha enunciado teorias físicas que, devido ao enorme prestígio que conquistaram na Idade Média, constituíram mais entrave do que benefício na história da ciência. Destaca-se também a figura de Arquimedes, que, discípulo do matemático Euclides, descobriu importantes leis da hidrostática, as roldanas e a alavanca.

As teorias gregas, que atribuíam ao mundo físico os ideais de beleza e perfeição plasmados em suas esculturas, viram-se seriamente abaladas depois da conquista da Mesopotâmia por Alexandre o Grande, pois os cálculos e medidas astronômicas dos caldeus puseram a descoberto falhas e incoerências nos modelos cósmicos aristotélicos. Mais tarde, Ptolomeu conseguiu reduzir as discrepâncias adotando o sistema geocêntrico, que situava a Terra no centro do universo.

A medicina grega atribuía causas naturais a todas as doenças. Hipócrates, estudioso da anatomia e do corpo humano, é considerado o pioneiro da medicina, embora esta tenha chegado ao apogeu na época helenística alexandrina. Destacaram-se então os estudos de Galeno de Pérgamo, que descobriu as veias, as artérias e os nervos, aos quais caberia propagar a energia vital pelo corpo.

Roma, Islã e cristianismo medieval. O esplendor da ciência de Arquimedes e Euclides coincidiu com o estabelecimento do poder romano no Mediterrâneo.

Os romanos limitaram-se a preservar os estudos dos gregos e preferiram resolver problemas de engenharia e arquitetura. Com a decadência e queda do Império Romano, os textos da antiguidade clássica praticamente desapareceram na Europa. A expansão do cristianismo, que se produziu nos últimos séculos do Império Romano, deu novo alento às interpretações espirituais e teológicas do mundo. Somente os mosteiros serviram de refúgio para a ciência antiga, pois neles os monges fizeram cópias manuscritas e comentários dos livros salvos dos saques promovidos pelas tribos germânicas que invadiram o continente.

A civilização árabe assimilou o acervo cultural do Ocidente e transmitiu o saber antigo à cristandade pela ocupação da península ibérica. Traduziram a obra de Aristóteles e de outros filósofos, fizeram progressos na medicina, na astronomia e na alquimia e inventaram a álgebra. Nesse contexto, sobressaem as figuras de Averroés, tradutor e comentarista da obra aristotélica, e de Avicena, cujo Canon foi o texto básico de medicina durante toda a Idade Média.

A cultura cristã medieval submeteu todo o conhecimento ao enfoque teológico. Registraram-se, no entanto, alguns avanços tecnológicos notáveis.

As pesquisas no campo da óptica atingiram grande desenvolvimento e a utilização de novas máquinas (como jogos de roldanas) e ferramentas (maças, cinzéis, rolos) permitiram aperfeiçoar os processos de construção e deram base técnica aos estilos arquitetônicos românico e gótico.

Revolução científica e revolução industrial

A consolidação do estado como instituição, a intensificação do comércio e o aperfeiçoamento da tecnologia militar contribuíram para aumentar o interesse pelas realizações técnicas. O Renascimento, primeiro na Itália e depois no resto da Europa, contribuiu com uma visão mais completa dos clássicos da antiguidade e levou ao humanismo, que concebia o homem como imagem de Deus, capaz e digno de criar.

O exemplo máximo de gênio criador do Renascimento foi Leonardo da Vinci, que se destacou como artista, inventor, engenheiro e perito em anatomia humana.

Os antigos modelos teóricos já não comportavam o volume gigantesco dos novos conhecimentos e, por isso, a maior parte das perguntas ficava sem resposta.

Era preciso estabelecer um modelo básico e uma metodologia que servissem de orientação para os novos estudos.

Esses recursos foram fornecidos por Copérnico, Galileu, Newton e outros cientistas, que tiveram de superar dois obstáculos de monta: as idéias e o prestígio de Aristóteles, muito arraigados no espírito medieval, e a hegemonia dos princípios defendidos pela igreja.

O heliocentrismo, modelo que situa o Sol no centro do universo, já fora usado por Aristarco de Samos na Grécia antiga. Não podendo ser confirmado pela experiência, foi superado pelo geocentrismo de Ptolomeu.

Copérnico enfrentou o mesmo problema ao formular sua teoria heliocêntrica, embora apoiado pelos estudos e observações de outros astrônomos, como Tycho Brahe, Kepler e Galileu, que foi o primeiro a utilizar o telescópio.

A obra De humani corporis fabrica libri septem (1543; Sete livros sobre a organização do corpo humano), de Andreas Vesalius, aplicou um novo método ao estudo do corpo humano, que contestava Galeno em algumas opiniões, até então tidas como irrefutáveis. A química, ainda centrada na análise da enorme quantidade de substâncias descobertas pelos alquimistas, só encontrou seu caminho científico moderno com Lavoisier, no século XVIII.

No século XVII, Newton publicou sua obra magna: Philosophiae naturalis principia mathematica (1687; Princípios matemáticos da filosofia natural), em que não só anunciava as leis fundamentais do movimento dos corpos e da gravitação universal, como apresentava um método de trabalho que se mostraria aplicável a muitas áreas científicas.

Simultaneamente com Leibniz, Newton inventou o cálculo infinitesimal, que daria a seus sucessores um valioso instrumento matemático.

Uma das conseqüências mais importantes das idéias e do método newtonianos manifestou-se no século XVIII, quando Coulomb enunciou uma lei análoga à lei de Newton para a mecânica, aplicável à eletricidade.

As ciências biológicas progrediram mais lentamente que as ciências técnicas. No século XVIII, porém, surgiu a primeira classificação rigorosa de animais e vegetais que se conhece desde a época de Aristóteles.

Com ela, o sueco Carl von Linné, conhecido como Lineu, lançou as bases da taxionomia moderna na classificação botânica e zoológica.

Atomismo, evolução e relatividade

No século XIX surgiu um novo enfoque das ciências, marcado de certa forma pela descoberta do mundo microscópico e pela formulação de modelos atômicos. A conexão entre as forças elétricas e magnéticas, corroborada por Oërsted e Faraday, deu origem a uma teoria unitária das modalidades físicas de ação recíproca que se mantém até hoje. Houve grandes progressos nos métodos matemáticos e, conseqüentemente, na formulação de complexos modelos teóricos. Joule e Helmholtz estabeleceram o princípio de conservação da energia e Helmholtz descobriu também a natureza eletromagnética da luz.

Com a teoria atômica de Dalton e o sistema periódico de Mendeleiev, a química consolidou seus princípios e seu método, enquanto a biologia teve grande impulso com os estudos de classificação realizados por Cuvier.

Ainda no século XIX, o naturalista inglês Darwin provocou uma autêntica revolução, que durante muitos anos foi objeto de controvérsia, com a publicação do livro On the Origin of the Species by Means of Natural Selection (1859; A origem das espécies), onde se acha exposta a célebre teoria da evolução.

Em 1838, Schwann e Schleiden lançaram as bases da teoria celular. Pouco depois, Pasteur e Koch estudaram a natureza dos germes microscópicos causadores das enfermidades e criaram as primeiras vacinas.

As ciências sociais progrediram e deram nascimento à sociologia e à economia como disciplinas científicas e independentes.

O século XX principiou com a descoberta da radioatividade natural por Pierre e Marie Curie e o anúncio de novas doutrinas revolucionárias.

A confirmação do conceito evolucionista das espécies e a extensão dessa idéia ao conjunto do universo, junto com a teoria quântica de Planck e a teoria da relatividade de Einstein, levaram a um conceito não-causal do cosmo, em que só é lícito adquirir conhecimento a partir de dados estatísticos, cálculos de probabilidade e conclusões parciais.

Nada disso implica um retrocesso na validade do método científico, pois não se duvida que esse método assegurou enormes progressos tecnológicos, mas sim um reconhecimento, por parte da ciência, de sua incapacidade de dar respostas cabais sobre a natureza e a origem do universo.

Na segunda metade do século XX, os métodos de observação de alta precisão apresentaram notáveis progressos com o descobrimento do microscópio eletrônico, no qual as lentes foram substituídas por campos eletromagnéticos e a luz por um feixe de prótons, e dos microscópios de raios X e de ultra-som, com grande poder de resolução.

A reunião de disciplinas como a automação, destinada ao estudo e controle dos processos em que o homem não intervém diretamente, e a informática, ou conjunto de técnicas dedicadas à sistematização automática da informação, nasceram outras disciplinas como a robótica, que se ocupa do desenho e do planejamento de sistemas de manipulação a distância.

Essa área de conhecimento teve aplicação, por exemplo, na astronáutica. Permitiu que o homem chegasse à superfície da Lua ou viajasse pelo espaço cósmico.

No campo da astronomia foram criadas disciplinas como a astronomia das radiações ultra-violeta e infravermelha, dos raios X, gama e outros. Esses progressos se devem aos conhecimentos da física nuclear, que permitiram descobrir uma enorme quantidade de fenômenos e de corpos celestes, como os buracos negros, objetos astrais de densidade elevada e que não emitem radiação, e os quasares, objetos semelhantes às estrelas que emitem radiações de grande intensidade.

A ciência moderna tem-se esforçado para obter novos materiais e fontes de energia alternativas para o carvão e o petróleo.

O progresso da técnica permitiu a fabricação de semicondutores e dispositivos eletrônicos que conduziram aos computadores modernos.

O domínio dos processos atômicos e nucleares possibilitou a construção de centrais elétricas e instrumentos de precisão.

A aplicação de novas tecnologias na medicina e o maior conhecimento do corpo humano e de seus mecanismos proporcionaram uma melhora apreciável nas condições de vida dos habitantes do planeta.

Ciência – Método científico

As principais características do método científico são:

O método científico é um ” ensaio e erro de método “. (Os cientistas tentam algo para ver se funciona ou não).O método científico depende de dados. O produto da comunidade científica processo é algo chamado de ” teoria “.

A maioria das pessoas aceitam o método científico como o mais confiável forma de obter conhecimento sobre a natureza, o universo eo ser humano corpo.

Como a luz viaja através de corpos transparentes?

A luz viaja através de corpos transparentes apenas em linhas retas …. Explicamos isso exaustivamente em nosso Book of Optics (Livro de Óptica).

Mas vamos agora falar alguma coisa para provar isso de forma convincente: o fato de que a luz viaja em linha reta é claramente observado nas luzes que entram em salas escuras através de buracos …. [T] entrar a luz será claramente observável no pó que enche o ar.

Alhazen levou muitos anos para provar sua afirmação de que “a luz viaja através dos corpos transparentes em linhas retas”. No final, ele demonstrou sua afirmação, colocando um pedaço de pau reto ou um tenso fio ao lado do feixe de luz.

Outras características da ciência

Nem todos concordam completamente sobre como a ciência funciona. Alguns filósofos e cientistas dizem que as teorias científicas só são aceitos, desde que eles são a melhor explicação para os dados que existem, e quando as teorias não explicam os dados, eles são descartadas e substituídas. Outras pessoas dizem que às vezes os cientistas vão fazer uma teoria melhor, em vez de descartá-lo, ou que eles vão continuar a usar a teoria na esperança de que ele vai ser bem melhor, eventualmente.

A ciência é uma forma de obter conhecimento, descartando o que não é verdade.

Os cientistas devem ter muito cuidado para fazer as explicações que se encaixam bem com o que observar e medir. Eles competem para fornecer melhores explicações.

Uma explicação poderia ser interessante ou agradável, mas se ele não concordar com o que outros cientistas realmente ver e medir, eles vão tentar encontrar uma explicação melhor.

Antes de um artigo científico é publicado, outros cientistas ler o artigo e decidir se as explicações fazem sentido a partir dos dados. Isso é chamado de revisão por pares. Depois artigos são publicados, outros cientistas também irá verificar se os mesmos experimentos, observações ou testes de produzir os mesmos dados novamente. revisão por pares e repetidos experimentos são a única maneira de ter certeza de que o conhecimento é correto.

A ciência faz modelos da natureza, os modelos de nosso universo, e medicina. Há muitas ciências diferentes, com seus próprios nomes. No entanto, não é certo dizer que “a ciência diz” qualquer coisa.

A ciência é um processo, não apenas os fatos e regras acreditavam em uma hora.

Alguns tipos de ciência