PUBLICIDADE
O que é tiroxina?
A tiroxina também denominada tetraiodotironina (geralmente abreviado T4), é um hormônio da tireóide secretada por células foliculares da mesma.
Possui 4 átomos de iodo e é um derivado do aminoácido tirosina. Atua como um catalisador no corpo influenciando uma grande variedade de efeitos, incluindo metabólica taxa; crescimento e desenvolvimento; metabolismo de carboidratos, gorduras, proteínas, reprodução e resistência à infecção.
A tiroxina regula o metabolismo celular. A hipossecreção do hormônio tireoidiano retarda o metabolismo, o que pode levar ao ganho de peso, fraqueza muscular, aumento da sensibilidade ao frio, diminuição da frequência cardíaca e perda de alerta mental.
A hipersecreção acelera o metabolismo, produzindo aumento do apetite, perda de peso, irritabilidade, nervosismo, taquicardia e intolerância a lugares quentes. A tiroxina, juntamente com o hormônio do crescimento, está envolvida na regulação do crescimento corporal, especialmente no sistema nervoso.
Durante o desenvolvimento do feto, um déficit na tiroxina produz a formação de um número menor de neurônios. Um déficit do hormônio tireoidiano nos primeiros anos de vida causa menor estatura e menor desenvolvimento dos órgãos reprodutivos e do cérebro.
A tiroxina também atua em vertebrados, como peixes e anfíbios. O salmão é um peixe que começa sua vida em água doce, migra para a água salgada e finalmente retorna à água doce para botar ovos e morrer. Na água doce, ela tende a entrar no peixe por osmose, enquanto na água salgada pode ficar desidratada pela perda de água.
O hormônio tiroxina gera as alterações metabólicas que permitem que o salmão passe de um meio para outro sem romper ou desidratar. Nos anfíbios, quando os níveis sanguíneos de tiroxina aumentam, eles provocam a metamorfose. O hormônio do crescimento da rã controla o crescimento após a metamorfose. Na maioria dos vertebrados, como pássaros e cobras, a tiroxina controla a mudança sazonal da plumagem ou da pele.
Camila Correia