Breaking News
Home / Biologia / Camuflagem

Camuflagem

PUBLICIDADE

O que é camuflagem?

Para os seres vivos a camuflagem serve como proteção e técnica de sobrevivência. Esta característica é utilizada por um variado número de animais para se esconderem de seus predadores ou presas.

É uma técnica de ocultação que permite a um determinado ser vivo ou objeto permanecer indistinto do meio que o rodeia. O animal consegue se misturar ao ambiente, ou seja, suas características se confundem com as do local, de forma que fica difícil saber onde o mesmo está.

A camuflagem é útil tanto para a presa, que pode se esconder mais facilmente de seu predador, quanto ao predador, que deseja atacar uma presa sem que esta o veja.

Camuflagem

Todos os animais que desenvolveram esse processo, o fizeram como forma de evitar serem vistos por outros, mas cada um desenvolve uma forma diferente de camuflagem. Há animais que desenvolveram adaptações que permitem que eles mudem de cor de acordo com o ambiente.

É o caso da raposa-do-ártico, que no verão apresenta uma pelagem marrom; enquanto que no inverno apresenta pelagem branca. Já outros possuem células chamadas de cromatóforos que lhes conferem a capacidade de mudança de cor, sendo ocaso de alguns peixes, anfíbios, moluscos e do camaleão.

Homotipia: O animal tem a forma de objetos que compõe o meio. Por exemplo: o bicho-pau, que possui forma de graveto e fica em árvores que têm galhos semelhantes a forma de seu corpo.

Homocromia: O animal tem a cor do meio onde vive. Por exemplo: os ursos polares, que têm o pelo branco que se confunde com a neve.

Mimetismo: Muito semelhante à camuflagem, porém ao invés de se parecerem com o ambiente, os animais têm intuito se passar por outros de espécies diferentes, que são venenosos ou possuem aparência que representam perigo.Por exemplo: a cobra falsa-coral não possui veneno (na verdade, possui, mas em razão da pequena abertura de sua boca raramente consegue utilizá-lo) e tenta se parecer com a coral verdadeira, devido a semelhança das mesmas.

Camila Correia

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Neurobiologia

Neurobiologia

PUBLICIDADE Definição Neurobiologia é o estudo de células do sistema nervoso e a organização dessas …

Esporos

PUBLICIDADE Definição Os esporos são a unidade reprodutiva unicelular de plantas não-florescentes, bactérias, fungos e …

Evolução Convergente

Evolução Convergente

PUBLICIDADE Definição de Evolução Convergente Evolução convergente é o processo no qual organismos que não estão …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.