Breaking News
Home / Biologia / Aplicação com Helicópteros

Aplicação com Helicópteros

A Aviação e a Agricultura no Brasil

PUBLICIDADE

Apenas 25% das áreas ocupadas pelas cinco maiores culturas agrícolas do país – milho, soja, cana-de-açúcar, arroz e algodão – utilizam aviões ou helicópteros no combate às pragas.

Essa participação, no entanto, deve crescer nas próximas safras. Afinal, numa plantação de 150 hectares, média na maior parte das regiões produtoras, o uso da aviação agrícola traz um ganho de 141 sacas, só por evitar o esmagamento causado pelos tratores. Não está incluída nesse cálculo a economia obtida com o ataque às pragas inesperadas, que só o avião ou o helicóptero é capaz de fazer com a velocidade necessária.

Conforme análise do SINDAG (Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola), a área agricultável no Brasil alcança atualmente cerca de 32 milhões de hectares, dos quais 22 milhões de hectares se poderiam valer dos serviços da aviação agrícola, para pulverização de fertilizantes e defensivos, além de lançamento de sólidos, como sementes. O que se verifica, porém, é que apenas 4 milhões de hectares são servidos pela aviação agrícola.

Aplicação com Helicópteros
Áreas planas extensivas propícias à aplicação aérea

Conceitos em Aplicação Aérea

“Aplicação aérea” é definida como um trabalho aéreo no qual a aeronave é usada como uma plataforma móvel para aplicar materiais como inseticidas, fungicidas, herbicidas, fertilizantes, sementes, substâncias químicas para controle de incêndio e outras. Geralmente são utilizadas aplicações aéreas nos campos da agricultura, silvicultura, combate de incêndio e na saúde pública.

“Operações aeroagrícolas” são operações aéreas que tenham por fim proteger ou fomentar o desenvolvimento da agricultura em qualquer de seus aspectos, mediante a aplicação em vôo de fertilizantes, sementes, inseticidas, herbicidas ou povoamento de água e combate a incêndios em campos e florestas.

As Vantagens da Aplicação com Aeronave Agrícola

É mais barata;
Tem maior qualidade;
Reduz o tempo de aplicação;
Reduz a quantidade de veiculantes;
Não amassa a cultura;
Aplica o defensivo no momento correto e oportuno (Timing);
É mais segura, pois exige uma equipe técnica presente à aplicação;
Aproveita melhor as condições climáticas;
Dá garantia ao serviço, pois é planejada.

Vantagens do Helicóptero

Menor tempo para realizar as curvas de reversão;
Menor tempo para reabastecimento;
Utiliza pequeno espaço para pouso e decolagem;
Aplica a baixas velocidades aproveitando melhor a pressão aerodinâmica;
Efeito aerodinâmico Downwash.

Versatilidade do Helicóptero nas Aplicações Aéreas

Versatilidade

É um atributo do helicóptero muito importante para o sucesso dos trabalhos de aplicação aérea.

Essa característica gera uma gama extensiva de oportunidades:

1) Aplicação em Hortaliças, Vinhedos, Pomares e Florestas
2) Aplica Material Líquido ou Granular
3) Áreas inundadas de difícil acesso

Aplicação com Helicópteros
Helicóptero aplicando inseticidas

Aplicação com Helicópteros
Helicóptero aplicando fertilizantes

Equipamento Multi-Uso

Quando afastado, a máquina se torna uma aeronave de categoria normal e está disponível para outros propósitos. Esta capacidade de multiuso permite a geração de renda adicional.

A retirada do Kit de pulverização leva apenas 15 minutos.

Aplicação com Helicópteros
Helicóptero com Kit de pulverização

Aplicação com Helicópteros
O Kit de pulverização pode ser instalado em 15 minutos

Vôo de Contorno

Até mesmo em terreno montanhoso o helicóptero, com seu controle de altura vertical altamente responsivo, pode manter uma velocidade de operação constante e ainda obter uma igualdade de cobertura química.

Aplicação com Helicópteros

O Helicóptero pulverizando culturas em áreas montanhosas consegue desenvolver um rendimento operacional de 50 ha/h. Essa mesma área precisaria de no mínimo 5 operadores com bombas costais manuais para ser aplicada num período de 15 dias.

Relações Públicas

Os produtores podem ir junto na cabine e mostrar os limites de campo, mostrar manchas de alta infestação na cultura e durante esses momentos, opinar e participar do planejamento da aplicação. Muitos contratos de aplicação são estendidos ou renovados em função desse bom relacionamento que se desenvolve entre o produtor e a equipe de aplicação do helicóptero.

Aplicações Noturnas

A habilidade do helicóptero de voar a baixa altitude em velocidades de operação reduzidas, equipado com sistemas de navegação noturna, permite tirar proveito das melhores condições climáticas.

Aplicação com Helicópteros
Piloto de Helicóptero equipado com Sistema NVG

Controle: A aeronave é inacreditavelmente responsiva em todo o seu eixo de movimento. Helicópteros podem cobrir os campos irregularmente amoldados e inacessíveis para outras formas de plataformas aéreas.

O efeito Downwash profere ao helicóptero um maior controle sobre o material a ser aplicado. O aproveitamento do efeito Downwash para melhorar a cobertura e distribuição das gotas em um campo específico, torna muito pequenas as chances da pulverização alcançar campos visinhos e provocar danos em culturas não-alvo.

Companhias de agroquímicos nos EUA estão considerando reduzir as doses recomendadas de determinados defensivos agrícolas no controle fitossanitário ao usar o helicóptero e algumas substâncias químicas terão uma formulação específica para o uso do helicóptero.

Aplicações Especializadas

Aplicações agrícolas especializadas para as quais o helicóptero está exclusivamente qualificado:

Secagem de frutos: prevenir o apodrecimento ou manchas. Ex: cerejas (1a utilização do helicóptero nos EUA – Oregon).
Utilizar o “Efeito DownWash” no combate à geada. Ex: Cinturão da laranja nos EUA – Evitou bilhões de dólares em prejuízo.
Polinização em milhos e videiras: eficiência comprovada.
Baixas velocidades e a capacidade de pairar sobre o alvo possibilita marcar árvores com problemas e acompanhar a movimentação de pragas nas culturas.

Equipamento de Apoio

O sucesso do trabalho de aplicação aérea com helicópteros é largamente dependente da disponibilidade e flexibilidade de seu equipamento móvel de apoio.

Caminhões com reservatório de água, veículo-oficina para reparos rápidos e tanques de pré-mistura de calda com agroquímicos são exemplos de equipamentos de apoio.

Aplicação com Helicópteros

Aplicação com Helicópteros

O helicóptero é capaz de um alto rendimento operacional no trabalho de aplicação se o equipamento de apoio é projetado corretamente para o trabalho.

A equipe de apoio deve estar sempre preparada para garantir que o helicóptero permaneça o menor tempo possível no solo no reabastecimento dos defensivos agrícolas e no reabastecimento com o combustível.

Aplicação com Helicópteros

Aplicação com Helicópteros

Os helicópteros nas fotos acima não chegam a pousar no solo no momento dos reabastecimentos com os insumos agrícolas a serem aplicados.

A eficiência na comunicação entre a equipe de apoio e o helicóptero, caso haja necessidade de mudanças na programação dos trabalhos, é determinante para a otimização do tempo nas aplicações.

Ecologicamente Correto

A habilidade incomparável do helicóptero para aplicar substâncias químicas a velocidades reduzidas e sua manobrabilidade nos campos em topografias adversas (qualquer terreno), faz dele a máquina mais aceitável para o trabalho de pulverização nesta nova era de consciência ambiental.

O helicóptero é a escolha mais lógica devido a estas razões:

1. Deriva reduzida devido à pressão aerodinâmica favorável
2. Controle preciso da largura da faixa de aplicação
3. Pousa e carrega dentro dos limites de campo
4. Habilidade para virar dentro dos limites do campo

Deriva reduzida devido à pressão aerodinâmica favorável

As gotas, quando saem das pontas de pulverização instaladas na barra de pulverização do helicóptero, são empurradas para baixo devido o efeito aerodinâmico “Down Wash” produzido pelas hélices do rotor do helicóptero, e o efeito de vórtice, responsável pela perda de gotas pequenas muito observado nas pontas das asas dos aviões agrícolas é quase imperceptível devido as baixas velocidades nas aplicações.

Aplicação com Helicópteros
Efeito “DownWash” do rotor do helicóptero

Controle preciso da largura da faixa de aplicação

Novamente, manobrabilidade, baixas velocidades de vôo, excelente controle do tamanho das gotas, controle do volume aplicado por fluxômetro e sistema de navegação satelital – GPS, conferem ao helicóptero uma vantagem opressiva em cima de todos os equipamentos de aplicação competidores.

Aplicação com Helicópteros
Helicóptero equipado com GPS

O Sistema de navegação satelital GPS é uma avançada ferramenta para balizamento aéreo que fornece ao piloto do helicóptero aplicador, informações exatas de direção altamente satisfatórias. Uma vez estabelecida a faixa de aplicação o sistema orienta o piloto a seguir uma linha de vôo pelo monitor de movimentos, registrando no mapa digital todo o percurso realizado na aplicação do agroquímico.

Aplicação com Helicópteros
Habilidade para virar dentro dos limites do campo (Curvas de Reversão)

As curvas de reversão com o helicóptero tem o ganho de 22 segundos comparado ao avião agrícola. Com a manobrabilidade vem a habilidade para evitar voar em cima de estradas, residências, lagos e outros ambientes naturais sensíveis.

Aplicação com Helicópteros
Menor tempo gasto nas curvas de contorno

Aplicação com Helicópteros

Aplicação com Helicópteros
Aplicação próxima a áreas sensíveis

Pousa para recarregar e reabastecer dentro dos limites de campo

A equipe de apoio utilizando reservatórios de água e tanques de pré-mistura de agroquímicos para a recarga próximo às áreas de aplicação, possibilita ao helicóptero pousar dentro da área de aplicação e evitar vôos em ambientes naturais sensíveis.

Aplicação com Helicópteros

Aplicação com Helicópteros
O helicóptero não necessita pista de pouso

Considerações Econômicas

A maneira pela qual a equipe de aplicação vai administrar o tempo durante as aplicações irá determinar a produtividade e a rentabilidade do trabalho de aplicação. A otimização do tempo determina a produtividade da operação.

Fatores envolvidos:

Tempo de pulverização.
Tempo de translado entre a área de aplicação e a base de operações.
Tempo de recarga do material a ser aplicado.
Tempo de reabastecimento do combustível.
Tempo das curvas de reversão.

O helicóptero não só compete com a aeronave de asa fixa, mas na maioria das aplicações é preferido, não só por causa da qualidade do trabalho, mas também por causa do problema crescente de urbanização. A capacidade de funcionamento do helicóptero é fator determinante em sua escolha para os trabalhos de aplicação de materiais.

Aplicação com Helicópteros

Treinamento do Pessoal Operacional de Apoio nas Aplicações Aéreas

1. Pessoal operacional deve ter treinamento unificado.
2. Treinamentos contínuos devido as constantes mudanças: agroquímicos, equipamentos, leis ambientais e outros.
3. Discutir nos treinamentos problemas operacionais encontrados durante os trabalhos.
4. Programação de metas: o que somos nós agora, o que desejamos ser no futuro e como chegar lá.
5. A eficiência das aplicações está diretamente condicionada ao treinamento do pessoal operacional.
6. O Pessoal operacional só poderá assumir responsabilidades se tiverem treinamentos.
7. Segurança é responsabilidade de todo mundo.

Programação de Trabalho nas Aplicações Aéreas

1. Programação reflete efeitos na produtividade.
2. Estatisticamente: 3 horas favoráveis/dia.
3. Planejamento na programação dos trabalhos buscando a máxima eficiência no aproveitamento nessas 3 horas.

Limitações:

Imposições da natureza
Regulamentos estaduais e federais
Limitações da aeronave
Limitações dos equipamentos de apoio
Limitações operacionais
Limitação das pessoas envolvidas
Limitações de liderança
Custos

O Futuro

Aplicação com Helicópteros
Helicópteros Aeromodelos Rádio-Controlados
Capacidade de carga: 150 kg

Aplicação com Helicópteros

Aplicação com Helicópteros

Aplicação com Helicópteros

Aplicação com Helicópteros

Fonte: www.pulverizador.com.br

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Progestina

PUBLICIDADE O termo progestina geralmente se refere a uma forma sintética do hormônio feminino progesterona, …

Pleiotropia

Pleiotropia

PUBLICIDADE O que é pleiotropia? A pleiotropia ocorre quando um gene influencia duas ou mais características …

Pinheirais

Pinheirais

PUBLICIDADE O que são pinheirais? Os pinheiros (gênero Pinus) são espécies de coníferas da família …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.