Breaking News
Home / Biologia / Alelos Múltiplos

Alelos Múltiplos

PUBLICIDADE

O que são alelos múltiplos?

Os alelos múltiplos ou polialelia são casos em que um caráter genético é determinado por três ou mais tipos de alelos e não apenas dois, ou seja, existem mais de dois alelos atuantes para uma mesma característica, pertencendo a um mesmo gene, ocorrendo aos pares, mas com diversas possíveis combinações.

Alelos são as diversas formas de um determinado gene, que atuam na determinação de um mesmo caráter e estão ocupando o mesmo lócus, que é a posição do gene em cromossomos homólogos. Quando há casos em que mais de dois tipos de alelos definem um determinado caráter na população, denomina-se como alelos múltiplos ou polialelia.

Os alelos múltiplos são resultantes de sucessivas mutações ocorridas em um determinado lócus nos genes,produzindo séries alélicas selecionadas e adaptadas ao ambiente.Cada mutação que surge gera uma nova condição para o aparecimento de mais um novo fenotípico (característica) na espécie.

De acordo com o padrão de herança mendeliana, cada característica hereditária ocorre através de dois alelos (alelos simples), em contraste vários alelos em uma dada característica é regulada por mais de dois alelos. São comuns casos de alelos múltiplos tanto em vegetais como em animais, por exemplo, a cor dos olhos em um grupo de moscas-das-frutas; determinação da cor da pelagem em coelhos e em grupos sanguíneos do sistema ABO em humanos.

Os quatro grupos sanguíneos: A, B, AB e O são o resultado de três diferentes alelos em um único gene (iA, iB e iO). Os alelos iA e iB produzem diferentes antígenos (glicoproteínas) na superfície de cada eritrócito.

Os tipos A produzem o antígeno A, os de B apenas os de B, os de O, nenhum.Indivíduos iAiB possuem glicoproteínas A e B, possuindo sangue tipo AB .

A existência de alelos múltiplos é benéfica para determinada espécie, pois ocorre mais variabilidade genética, possibilitando maiores oportunidades para adaptação ao ambiente (seleção natural).

Camila Correia

Veja também

Algas Dinophytas

Algas Dinophytas

PUBLICIDADE O que são algas dinophytas? As algas dinófitas, pertencem ao Filo Dinophyta e a …

Endoderma

PUBLICIDADE Definição de endoderma Endoderma ou Endoderme é a mais interna das três camadas germinativas, …

Bentos

Bentos

PUBLICIDADE O que são bentos? A palavra bentos tem origem grega, significando benthos = profundidade. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.