Breaking News
Home / Biologia / Alelos Múltiplos

Alelos Múltiplos

PUBLICIDADE

O que são alelos múltiplos?

Os alelos múltiplos ou polialelia são casos em que um caráter genético é determinado por três ou mais tipos de alelos e não apenas dois, ou seja, existem mais de dois alelos atuantes para uma mesma característica, pertencendo a um mesmo gene, ocorrendo aos pares, mas com diversas possíveis combinações.

Alelos são as diversas formas de um determinado gene, que atuam na determinação de um mesmo caráter e estão ocupando o mesmo lócus, que é a posição do gene em cromossomos homólogos. Quando há casos em que mais de dois tipos de alelos definem um determinado caráter na população, denomina-se como alelos múltiplos ou polialelia.

Os alelos múltiplos são resultantes de sucessivas mutações ocorridas em um determinado lócus nos genes,produzindo séries alélicas selecionadas e adaptadas ao ambiente.Cada mutação que surge gera uma nova condição para o aparecimento de mais um novo fenotípico (característica) na espécie.

De acordo com o padrão de herança mendeliana, cada característica hereditária ocorre através de dois alelos (alelos simples), em contraste vários alelos em uma dada característica é regulada por mais de dois alelos. São comuns casos de alelos múltiplos tanto em vegetais como em animais, por exemplo, a cor dos olhos em um grupo de moscas-das-frutas; determinação da cor da pelagem em coelhos e em grupos sanguíneos do sistema ABO em humanos.

Os quatro grupos sanguíneos: A, B, AB e O são o resultado de três diferentes alelos em um único gene (iA, iB e iO). Os alelos iA e iB produzem diferentes antígenos (glicoproteínas) na superfície de cada eritrócito.

Os tipos A produzem o antígeno A, os de B apenas os de B, os de O, nenhum.Indivíduos iAiB possuem glicoproteínas A e B, possuindo sangue tipo AB .

A existência de alelos múltiplos é benéfica para determinada espécie, pois ocorre mais variabilidade genética, possibilitando maiores oportunidades para adaptação ao ambiente (seleção natural).

Camila Correia

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Cromossomos homólogos

PUBLICIDADE Definição Os Cromossomos homólogos são dois cromossomos, um de origem paterna e outro de origem materna, …

Homologia

PUBLICIDADE Definição Homologia correspondente ou semelhante em posição ou estrutura ou função ou características; especialmente derivado …

Flavoproteína

Flavoproteína

PUBLICIDADE Definição A flavoproteína faz parte dos complexos enzimáticos que participam do catabolismo da glicina, glutamato, valina, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.