Breaking News
Home / Biologia / Parede Celulósica

Parede Celulósica

O que é a Parede Celulósica?

PUBLICIDADE

Uma das estruturas que diferencia uma célula vegetal de uma animal é a presença da Parede Celulósica, também denominada membrana esquelética celulósica. Esta parece celular tem como principal função a proteção e sustentação das células vegetais e de algumas algas. Isso se deve, principalmente, às suas características.

Características

Dentre elas, podemos destacar a resistência à tensão, decomposição e digestão, uma vez que há apenas alguns tipos de bactérias e fungos que apresentam enzimas capazes de atuar sobre a parede celulósica. Além disso, ela é permeável e, ao contrário da membrana plasmática, não tem seletividade. Portanto, a parede celulósica não faz, prioritariamente, a seleção do que entra na célula, pois seu papel é conferir mesmo a sustentação e proteção de célula. Quem fica responsável pela seleção é a membrana plasmática. Outro ponto da parede celulósica: ela apresenta capacidade de elasticidade.

A título de comparação: a estrutura molecular da parede celulósica pode ser comparada a uma espécie de “concreto armado”. Nesta metáfora, as microfibrilas de celulose podem ser comparadas a varetas de ferro e a argamassa corresponde às glicoproteínas e polissacarídeos da matriz. Desta forma, a parede celulósica consegue oferecer proteção e sustentação à célula vegetal.

E quais são os componentes responsáveis por essas características da parede celulósica? Este importante componente celular tem como principal componente um polissacarídeo, a celulose. A celulose, por sua vez, é um açúcar formada por moléculas de glicose, unidas pelas extremidades. A celulose aparece, ainda, ligada a hemicelulose e pectinas, que também são outros carboidratos.

Parede Celulósica

É importante destacar que, em células vegetais jovens, existe uma parede celulósica fina e flexível. Esta estrutura acaba por receber o nome de parede primária. Conforme a célula vai se desenvolvendo até atingir seu tamanho e forma definitivos, a célula produz uma segunda camada, sendo que esta é mais espessa e rígida, de forma a conferir maior sustentação e rigidez. Esta estrutura recebe o nome de parede secundária.

Juliano Schiavo
Biólogo e mestre em Agricultura e Ambiente

Referências

ALBUQUERQUE, E.T. Célula vegetal: a parede celular. Disponível em: <https://pt.slideshare.net/EduardoTuboAlbuquerque/clula-vegetal-parede-celulsica>. Acesso em 03/07/17.

EDUCAÇÃO INFOCO. Membrana celular. Disponível em: <https://sites.google.com/site/tudoensinomedio/unifei/calendario-1/biologia-1/citologia/membrana-plasm?tmpl=%2Fsystem%2Fapp%2Ftemplates%2Fprint%2F&showPrintDialog=1>.Acesso em 03/07/17.

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Palinologia

PUBLICIDADE Palinologia é o estudo do pólen da planta, esporos e certos organismos microscópicos do plâncton (chamados coletivamente de palinomorfos) …

Bioindicador

Bioindicador

PUBLICIDADE Definição Um bioindicador são espécies cujo desaparecimento ou perturbação dá um aviso prévio da degradação de …

Diatomáceas

PUBLICIDADE As diatomáceas são fitoplâncton onipresente que representam a fonte primária de fotossíntese (e produção de oxigênio) …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.