Breaking News
Home / Biologia / Parede Celulósica

Parede Celulósica

PUBLICIDADE

Parede Celulósica – O que é

Uma das estruturas que diferencia uma célula vegetal de uma animal é a presença da Parede Celulósica, também denominada membrana esquelética celulósica.

Esta parece celular tem como principal função a proteção e sustentação das células vegetais e de algumas algas. Isso se deve, principalmente, às suas características.

Parede Celulósica – Características

Dentre elas, podemos destacar a resistência à tensão, decomposição e digestão, uma vez que há apenas alguns tipos de bactérias e fungos que apresentam enzimas capazes de atuar sobre a parede celulósica.

Além disso, ela é permeável e, ao contrário da membrana plasmática, não tem seletividade. Portanto, a parede celulósica não faz, prioritariamente, a seleção do que entra na célula, pois seu papel é conferir mesmo a sustentação e proteção de célula. Quem fica responsável pela seleção é a membrana plasmática.

Outro ponto da parede celulósica: ela apresenta capacidade de elasticidade.

A título de comparação: a estrutura molecular da parede celulósica pode ser comparada a uma espécie de “concreto armado”. Nesta metáfora, as microfibrilas de celulose podem ser comparadas a varetas de ferro e a argamassa corresponde às glicoproteínas e polissacarídeos da matriz. Desta forma, a parede celulósica consegue oferecer proteção e sustentação à célula vegetal.

E quais são os componentes responsáveis por essas características da parede celulósica?

Este importante componente celular tem como principal componente um polissacarídeo, a celulose. A celulose, por sua vez, é um açúcar formada por moléculas de glicose, unidas pelas extremidades.

A celulose aparece, ainda, ligada a hemicelulose e pectinas, que também são outros carboidratos.

Parede CelulósicaParede Celulósica

É importante destacar que, em células vegetais jovens, existe uma parede celulósica fina e flexível. Esta estrutura acaba por receber o nome de parede primária.

Conforme a célula vai se desenvolvendo até atingir seu tamanho e forma definitivos, a célula produz uma segunda camada, sendo que esta é mais espessa e rígida, de forma a conferir maior sustentação e rigidez.

Esta estrutura recebe o nome de parede secundária.

Parede celular – para que serve?

As membranas celulares envolvem todas as células que você estudará.

As paredes celulares feitas de celulose só são encontradas em torno das células vegetais e de alguns outros organismos.

A celulose é um açúcar especializado classificado como carboidrato estrutural e não utilizado para fins energéticos.

Se uma célula vegetal é como um balão d’água, a parede celular é como uma caixa de papelão que protege o balão. O balão é protegido do mundo exterior por uma estrutura que fornece proteção e suporte.

Parede Celulósica

Embora muitos açúcares, como a glicose, possam se dissolver na água (H20), a celulose não se dissolve na água e pode formar longas cadeias para sustentar as plantas. Quando você come material vegetal, você não consegue nem mesmo digerir e quebrar a celulose para obter energia. Vacas e outros herbívoros têm bactérias especiais em seus estômagos para digerir os polímeros de celulose.

Embora as paredes celulares protejam as células, também permitem que as plantas cresçam a grandes alturas. Você tem um esqueleto para segurá-lo. Uma sequóia de 30 metros de altura não.

Ele usa as fortes paredes celulares para manter sua forma. Para suporte geral, células densas no centro do tronco podem permitir que uma árvore cresça muito.

As paredes celulares são ligeiramente elásticas para plantas menores, folhas e galhos finos. Os ventos podem empurrá-los de um lado para o outro e eles ricochetearam.

As sequoias grandes precisam de força em ventos fortes e balançam muito pouco (exceto no topo).

Fonte: Juliano Schiavo (Biólogo e mestre em Agricultura e Ambiente)

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Fator Rh

PUBLICIDADE Fator Rh – O que é O fator Rhesus, também conhecido como fator Rh, é um …

Flavonoides

PUBLICIDADE Os flavonoides ou bioflavonoides, são compostos naturais de plantas que constituem os pigmentos responsáveis …

Aldosterona

PUBLICIDADE Aldosterona – Hormônio A maioria das pessoas nunca ouviu falar desse hormônio em particular, mas ele …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.