PUBLICIDADE
O que são Basófilos?
O organismo de todos os seres vivos apresentam defesas. Os basófilos são um tipo de leucócito (células do sistema imunológico), produzidas na medula óssea vermelha, a partir da linhagem mielóide. São caracterizados por possuírem grandes grânulos e, um núcleo volumoso com formato irregular. É o tipo menos comum de leucócitos presentes na corrente sanguínea, representando 2% ou menos. Estão envolvidos em reações de hipersensibilidade imediata.
Tem como funções:
– combate a processos alérgicos e parasitários;
– receptores para Ige na membrana;
– atuam em infecções crônicas;
– asma brônquica; urticária;
– renite alérgica;
– anafilaxia às drogas;
– reações anafiláticas contra alguns parasitas.
Possuem fagocitose (englobar e digerir partículas estranhas) lenta.
Além dos basófilos podemos classificar outros leucócitos tais como:
Neutrófilos: são caracterizados por apresentarem um citoplasma com muitos grânulos. São os tipos mais comuns de leucócitos no sangue, representando de 45 a 75%. Responsáveis pelo combate as bactérias.
Eosinófilos: apresentam muitos grânulos em seu citoplasma. Correspondem de 1 a 5% dos leucócitos. Tem como função o combate a parasitas e processos alérgicos.
Monócitos: possuem um núcleo com formato de rim. Correspondem de 3 a 10%, sendo os maiores dos leucócitos. Tem como função o combate de vírus e bactérias. Quando ocorre invasão no organismo os monócitos são ativados e transformam-se em macrófagos capazes de fagocitar organismos estranhos ao corpo.
Macrófagos: são os primeiros a detectar e fagocitar microrganismos estranhos. Transmitem informações aos linfócitos T CD4, o mesmo estimula a ativação dos linfócitos B e os linfócitos T CD8.
Linfócitos B: produzem anticorpos e liberam os mesmos na corrente sanguínea. São responsáveis por neutralizar vírus e, contam com os macrófagos para fagocitar os mesmos.
Linfócitos T (CD4 e CD8):as CD4 ativam os linfócitos B e os linfócitos T CD8, que atacam e destroem células infectadas por vírus e células tumorais.
Natural Killer (NK):podem atacar diferentes tipos de células, apresentando como função o ataque a células tumorais.
Camila Correia