Breaking News
Home / Biologia / Basófilos

Basófilos

PUBLICIDADE

O que são Basófilos?

O organismo de todos os seres vivos apresentam defesas. Os basófilos são um tipo de leucócito (células do sistema imunológico), produzidas na medula óssea vermelha, a partir da linhagem mielóide.

São caracterizados por possuírem grandes grânulos e, um núcleo volumoso com formato irregular. É o tipo menos comum de leucócitos presentes na corrente sanguínea, representando 2% ou menos.

Estão envolvidos em reações de hipersensibilidade imediata.

Tem como funções:

Combate a processos alérgicos e parasitários;
Receptores para Ige na membrana;
Atuam em infecções crônicas;
Asma brônquica; urticária;
Renite alérgica;
Anafilaxia às drogas;
Reações anafiláticas contra alguns parasitas.

Possuem fagocitose (englobar e digerir partículas estranhas) lenta.

Basófilos

Além dos basófilos podemos classificar outros leucócitos tais como:

Neutrófilos: são caracterizados por apresentarem um citoplasma com muitos grânulos. São os tipos mais comuns de leucócitos no sangue, representando de 45 a 75%. Responsáveis pelo combate as bactérias.
Eosinófilos: 
apresentam muitos grânulos em seu citoplasma. Correspondem de 1 a 5% dos leucócitos. Tem como função o combate a parasitas e processos alérgicos.
Monócitos: 
possuem um núcleo com formato de rim. Correspondem de 3 a 10%, sendo os maiores dos leucócitos. Tem como função o combate de vírus e bactérias. Quando ocorre invasão no organismo os monócitos são ativados e transformam-se em macrófagos capazes de fagocitar organismos estranhos ao corpo.
Macrófagos: 
são os primeiros a detectar e fagocitar microrganismos estranhos. Transmitem informações aos linfócitos T CD4, o mesmo estimula a ativação dos linfócitos B e os linfócitos T CD8.
Linfócitos B:
 produzem anticorpos e liberam os mesmos na corrente sanguínea. São responsáveis por neutralizar vírus e, contam com os macrófagos para fagocitar os mesmos.
Linfócitos T (CD4 e CD8):
 as CD4 ativam os linfócitos B e os linfócitos T CD8, que atacam e destroem células infectadas por vírus e células tumorais.
Natural Killer (NK): 
podem atacar diferentes tipos de células, apresentando como função o ataque a células tumorais.

Basófilos – Tipos

Nosso corpo produz naturalmente vários tipos diferentes de glóbulos brancos.

Os glóbulos brancos trabalham para mantê-lo saudável, lutando contra vírus, bactérias, parasitas e fungos.

Os basófilos são um tipo de glóbulo branco. Embora sejam produzidos na medula óssea, eles são encontrados em muitos tecidos por todo o corpo.

Eles fazem parte do seu sistema imunológico e desempenham um papel em seu funcionamento adequado. Eles liberam enzimas especiais para ajudar a proteger seu corpo contra vírus, bactérias e outros invasores estranhos.

Se o seu nível de basófilos estiver baixo, pode ser devido a uma reação alérgica grave. Se você desenvolver uma infecção, pode levar mais tempo para cicatrizar. Em alguns casos, ter muitos basófilos pode resultar de certos tipos de câncer no sangue.

Normalmente, os basófilos constituem menos de 1 por cento dos glóbulos brancos circulantes. Um intervalo saudável é de 0 a 3 basófilos em cada microlitro de sangue.

Um nível baixo de basófilos é denominado basopenia. Pode ser causada por infecções, alergias graves ou glândula tireoide hiperativa.

Um nível anormalmente alto de basófilos é denominado basofilia. Pode ser um sinal de inflamação crônica em seu corpo.

Ou pode significar que uma condição está causando a produção de muitos glóbulos brancos na medula óssea.

O que os basófilos fazem?

Quer você se arranhe durante uma queda ou desenvolva uma infecção em um ferimento, pode contar com a ajuda de seus basófilos para mantê-lo saudável novamente.

Além de combater infecções parasitárias, os basófilos desempenham um papel em:

Prevenção da coagulação do sangue: Os basófilos contêm heparina. Esta é uma substância que dilui o sangue naturalmente.
Mediando reações alérgicas: Em reações alérgicas, o sistema imunológico é exposto a um alérgeno. Os basófilos liberam histamina durante as reações alérgicas. Os basófilos também desempenham um papel em fazer com que o corpo produza o anticorpo chamado imunoglobulina E (IgE).
Esse anticorpo então se liga aos basófilos e a um tipo semelhante de célula chamado mastócitos. Essas células liberam substâncias como histaminas e serotonina. Eles mediam a resposta inflamatória na área do corpo que foi exposta ao alérgeno.

O que é basofilia?

basofilia ocorre quando os níveis de tipos de glóbulos brancos conhecidos como basófilos estão elevados no corpo. Normalmente, essas substâncias aumentam no sangue ou na medula óssea.

Várias condições diferentes podem aumentar a quantidade de basófilos, incluindo doenças respiratórias, infecções e distúrbios do sangue. Os sintomas e tratamentos para basofilia são, portanto, frequentemente determinados por essas condições subjacentes.

O termo basófilo se refere a uma forma escassa de glóbulo branco encontrado tanto no sangue quanto na medula óssea. Eles atuam como agentes importantes na luta do sistema imunológico contra infecções e lesões, promovendo respostas como a coagulação do sangue. Uma quantidade anormal de basófilos – ou qualquer outra quantidade anormal de glóbulos brancos – pode, portanto, sinalizar um problema sério.

Níveis de basófilos muito baixos criam basopenia, enquanto contagens elevadas levam à basofilia.

Basofilia pode ocorrer de forma independente, mas geralmente é indicativa de uma condição subjacente. Úlceras, anemia e doenças da tireoide são alguns exemplos de distúrbios que aparecem na basofilia.

Uma vez que os basófilos liberam substâncias chamadas histaminas associadas a reações inflamatórias e alérgicas corporais, infecções ou problemas respiratórios como asma são os culpados particularmente prevalentes por trás da basofilia.

Talvez o motivo mais comum para o surgimento da doença seja um tipo de câncer conhecido como leucemia mielocítica crônica.

Esta doença afeta as substâncias responsáveis pela produção de basófilos: as células-tronco na medula óssea. Como tal, as células cancerosas aumentam dramaticamente todos os glóbulos brancos criados pela medula óssea, incluindo eosinófilos, neutrófilos e basófilos. Em muitos casos, contagens elevadas de células sanguíneas, como as encontradas na basofilia, são o principal indicador da leucemia.

As condições que facilitam o crescimento anormal de células sanguíneas dentro da medula óssea são conhecidas coletivamente como distúrbios mieloproliferativos.

Basófilos – Tipo de célula sanguínea

Isoladamente, a basofilia pode aparecer sem sintomas. Os indicadores simultâneos com as condições subjacentes podem sinalizar o problema, no entanto. Quando se considera os distúrbios mieloproliferativos, por exemplo, um baço aumentado está presente em uma grande porcentagem dos casos. Fadiga, dor óssea e perda de peso são outros sintomas potenciais da leucemia mielocítica crônica. As condições respiratórias, por outro lado, normalmente apresentam dificuldades respiratórias como o sintoma mais prevalente. Os sintomas infecciosos variam dependendo do tipo de infecção.

Os remédios potenciais para a basófila geralmente dependem do tratamento da origem da doença. Para os casos mais graves, como os que envolvem câncer, pode ser necessário um transplante de medula óssea.

Causas respiratórias e infecções podem se beneficiar de medicamentos antialérgicos e antibióticos, respectivamente. Um médico pode recomendar o curso de ação mais eficaz.

Fonte: Camila Correia/www.healthline.com/www.medicinenet.com

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Fator Rh

PUBLICIDADE Fator Rh – O que é O fator Rhesus, também conhecido como fator Rh, é um …

Flavonoides

PUBLICIDADE Os flavonoides ou bioflavonoides, são compostos naturais de plantas que constituem os pigmentos responsáveis …

Aldosterona

PUBLICIDADE Aldosterona – Hormônio A maioria das pessoas nunca ouviu falar desse hormônio em particular, mas ele …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.