Definição

senescência é definida como a deterioração das mudanças com o tempo durante a vida pós-maturacional, subjacente a uma crescente vulnerabilidade a desafios, diminuindo assim a capacidade do organismo de sobreviver.

O termo senescência é, de certa forma, sinônimo de envelhecimento biológico.

Em termos científicos, senescência refere-se ao estado em que as células param de se dividir e entram em um estado de parada do crescimento sem que as células morram.

Senescência e envelhecimento diferem um pouco, pois a senescência é uma marca registrada do processo geral de envelhecimento.

O que é senescência?

Senescência é o processo de envelhecimento, tanto em organismos inteiros como em células individuais dentro desses organismos.

Os pesquisadores se concentraram bastante na senescência humana, observando como os seres humanos envelhecem e por que, na esperança de algum dia tratar os problemas associados à senescência, que variam de uma eventual quebra do corpo humano a problemas mentais.

A senescência também é um tópico de interesse mais geral no campo da biologia, como ocorre em todos os organismos vivos da Terra.

O processo de senescência é incrivelmente complexo e acompanhado por uma infinidade de reações químicas e físicas.

À medida que os organismos envelhecem, eles se decompõem lentamente, sofrendo morte de tecidos e mau funcionamento mais geral, sejam plantas, animais, fungos ou organismos unicelulares.

Sem os processos de senescência, os organismos seriam imortais, apenas sujeitos à morte se fossem gravemente feridos ou mortos, e a Terra seria sufocada por organismos vivos como resultado.

Do ponto de vista biológico, a senescência promove a evolução e evita que a Terra fique cheia demais.

Muitos organismos são projetados para se reproduzir em uma idade muito jovem, afundando seus recursos na criação e nutrição de jovens e, como resultado, seus corpos acabam cedendo.

Os pesquisadores sugeriram que esta é uma decisão calculada por parte da natureza, que está ciente de que as chances de sobrevivência diminuem a cada ano de vida, devido a acidentes, lesões, ataques de predadores e assim por diante.

Ao tornar a reprodução precoce uma prioridade para que as espécies possam sobreviver, os indivíduos, por sua vez, estão sujeitos à senescência.

As pessoas podem estudar a senescência celular, que se concentra no envelhecimento de células específicas, bem como na senescência organizacional, que analisa o envelhecimento de um organismo inteiro como um todo.

A senescência celular pode ser muito interessante, pois pode ser usada para ver por que algumas células envelhecem de maneira diferente das outras e como o envelhecimento afeta a capacidade de uma célula funcionar.

Uma regra geral da senescência celular parece ser que as células não podem se reproduzir novamente após 50 divisões, e isso, por sua vez, explica por que muitos organismos tendem a experimentar uma variedade de problemas ao mesmo tempo com a idade, à medida que todas as células se quebram.

A senescência organizacional também é um campo de estudo muito interessante, especialmente para pesquisadores que têm acesso a indivíduos extremamente idosos.

Por exemplo, tartarugas e papagaios são famosos por viverem até a maioridade em seus ambientes naturais, e o estudo desses animais pode explicar por que eles envelhecem tão lentamente e vivem tanto tempo.

Representantes individuais de vida longa de uma espécie também podem fornecer frutos interessantes para estudo entre pesquisadores que desejam aprender mais sobre o processo de envelhecimento e eventual morte.

Definição de Senescência Celular

Um processo pelo qual uma célula envelhece e pára permanentemente de se dividir, mas não morre.

Com o tempo, um grande número de células velhas (ou senescentes) pode se acumular nos tecidos do corpo.

Essas células permanecem ativas e podem liberar substâncias nocivas que podem causar inflamação e danos às células saudáveis próximas.

A senescência celular pode desempenhar um papel no desenvolvimento de câncer e outras doenças que ocorrem com o envelhecimento das pessoas. Também chamado de envelhecimento celular.

Senescência