Breaking News
Home / Biologia / Herbivoria

Herbivoria

O que é Herbivoria?

PUBLICIDADE

Na natureza, os organismos não existem sozinhos. Eles estão sempre interagindo com o meio que os circunda, como também com seres da mesma espécie e com espécies diferentes. Ou seja: os organismos não estão isolados. Assim, ao falarmos das interações ecológicas dos seres vivos, podemos citar relações harmônicas, desarmônicas e neutras.

Por relações harmônicas, entende-se aquelas relações em que indivíduos diferentes, ao interagirem entre si, não saem prejudicados. Os dois ou apenas um deles se beneficia, sem no entrando prejudicar o outro. Já no caso de relações desarmônicas, um dos indivíduos prejudica o outro. E, por sua vez, as relações neutras não afetam nem um, nem outro. Este texto trata prioritariamente sobre uma relação ecológica desarmônica: a herbivoria.

Por Herbivoria podemos entender um tipo de relação que ocorre entre os vegetais e os animais, sendo que os animais se alimentam de partes da planta (ou até mesmo dela inteira). Desta forma, ao terem suas partes comidas, a planta sofre prejuízos, pois teve que investir energia para produzir aquelas partes. Em alguns casos, os danos causados pelos herbívoros (que são os seres vivos que se alimentam de plantas), são tão grandes, que levam as plantas à morte. Sob esta ótica, em que os vegetais têm prejuízos, a herbivoria é encarada como uma relação ecológica negativa. Só se beneficia dela o herbívoro, enquanto que a planta acaba por ser prejudicada.

É importante ressaltar que a herbivoria, normalmente, não resulta na morte da planta. Porém, nos casos em que os animais se nutrem dos vegetais, levando-os à morte, estes animais podem ser considerados como predadores.

Herbivoria

Vale lembrar que as plantas são a base da maioria das cadeias alimentares sendo, portanto, essenciais para a manutenção das relações ecológicas. Como são seres autótrofos, ou seja, produzem seu próprio alimento, as plantas são essenciais para que a cadeia alimentar não seja afetada. Ademais, os herbívoros, ao se alimentarem de plantas, podem auxiliar no controle de determinadas espécies vegetais.

Juliano Schiavo
Biólogo e mestre em Agricultura e Ambiente

Referências

MARTINS, V.F. Competição, facilitação,herbivoria, predação eataque de patógenos. Disponível em: <http://www2.ib.unicamp.br/profs/fsantos/bt682/2013/Aula12/Interacoes.pdf>. Acesso em 12/07/17

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Eritropoetina

PUBLICIDADE O que é A eritropoetina é um hormônio produzido nos rins. A existência desse …

Teste de Schilling

PUBLICIDADE Definição O teste de Schilling é uma investigação médica usada para pacientes com deficiência …

Prostaglandina

PUBLICIDADE Definição As prostaglandinas são um grupo de lipídios produzidos em locais de dano ou …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.