Breaking News
Home / Biologia / Herbivoria

Herbivoria

PUBLICIDADE

Herbivoria – O que é

Na natureza, os organismos não existem sozinhos. Eles estão sempre interagindo com o meio que os circunda, como também com seres da mesma espécie e com espécies diferentes.

Ou seja: os organismos não estão isolados. Assim, ao falarmos das interações ecológicas dos seres vivos, podemos citar relações harmônicas, desarmônicas e neutras.

Por relações harmônicas, entende-se aquelas relações em que indivíduos diferentes, ao interagirem entre si, não saem prejudicados. Os dois ou apenas um deles se beneficia, sem no entrando prejudicar o outro.

Já no caso de relações desarmônicas, um dos indivíduos prejudica o outro. E, por sua vez, as relações neutras não afetam nem um, nem outro.

Este texto trata prioritariamente sobre uma relação ecológica desarmônica: a herbivoria.

Por Herbivoria podemos entender um tipo de relação que ocorre entre os vegetais e os animais, sendo que os animais se alimentam de partes da planta (ou até mesmo dela inteira). Desta forma, ao terem suas partes comidas, a planta sofre prejuízos, pois teve que investir energia para produzir aquelas partes. Em alguns casos, os danos causados pelos herbívoros (que são os seres vivos que se alimentam de plantas), são tão grandes, que levam as plantas à morte. Sob esta ótica, em que os vegetais têm prejuízos, a herbivoria é encarada como uma relação ecológica negativa.

Só se beneficia dela o herbívoro, enquanto que a planta acaba por ser prejudicada.

É importante ressaltar que a herbivoria, normalmente, não resulta na morte da planta. Porém, nos casos em que os animais se nutrem dos vegetais, levando-os à morte, estes animais podem ser considerados como predadores.

Herbivoria
Herbivoria

Vale lembrar que as plantas são a base da maioria das cadeias alimentares sendo, portanto, essenciais para a manutenção das relações ecológicas. Como são seres autótrofos, ou seja, produzem seu próprio alimento, as plantas são essenciais para que a cadeia alimentar não seja afetada. Ademais, os herbívoros, ao se alimentarem de plantas, podem auxiliar no controle de determinadas espécies vegetais.

Em resumo, a herbivoria é um tipo de interação biológica pela qual um organismo, conhecido como herbívoro, consome principalmente autótrofos ou seus produtos, como subsistir em tecidos vegetais, produtos vegetais (frutas, pólen, néctar), algas e bactérias fotossintetizantes.

Herbivoria – Herbívoros

Herbívoros são animais cuja principal fonte de alimento é vegetal. Exemplos de herbívoros, incluem vertebrados como veados, coalas e algumas espécies de pássaros, bem como invertebrados, como grilos e lagartas.

Esses animais desenvolveram sistemas digestivos capazes de lidar com grandes quantidades de material vegetal.

Os herbívoros podem ser classificados em frugívoros (comedores de frutas), granívoros (comedores de sementes), nectívoros (comedores de néctar) e folívoros (comedores de folhas).

Carnívoros são animais que comem outros animais. A palavra carnívoro é derivada do latim e significa literalmente “comedor de carne”. Gatos selvagens, como leões e tigres são exemplos de carnívoros vertebrados, assim como cobras e tubarões, enquanto carnívoros invertebrados incluem estrelas do mar, aranhas e joaninhas.

Carnívoros obrigados são aqueles que dependem inteiramente da carne animal para obter seus nutrientes; exemplos de carnívoros obrigatórios são membros da família dos felinos, como leões e chitas.

Carnívoros facultativos são aqueles que também comem alimentos que não sejam de origem animal, além de alimentos de origem animal.

Observe que não há uma linha clara que diferencie carnívoros facultativos de onívoros; os cães seriam considerados carnívoros facultativos.

Onívoros são animais que comem alimentos derivados de plantas e animais. Em latim, onívoro significa comer de tudo. Humanos, ursos e galinhas são exemplos de vertebrados onívoros; onívoros invertebrados incluem baratas e lagostins.

Fonte: Juliano Schiavo

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Fator Rh

PUBLICIDADE Fator Rh – O que é O fator Rhesus, também conhecido como fator Rh, é um …

Flavonoides

PUBLICIDADE Os flavonoides ou bioflavonoides, são compostos naturais de plantas que constituem os pigmentos responsáveis …

Aldosterona

PUBLICIDADE Aldosterona – Hormônio A maioria das pessoas nunca ouviu falar desse hormônio em particular, mas ele …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.