Breaking News
Home / Biologia / Mórula

Mórula

PUBLICIDADE

Definição

Mórula é a massa de células resultante da clivagem do óvulo antes da formação de uma blástula.

A mórula é uma fase de desenvolvimento pós-fertilização quando um óvulo fertilizado, conhecido como zigoto, transita para uma massa composta por cerca de 10 a 30 células.

Durante a fertilização in vitro, a fase mórula normalmente ocorre no dia 4 do desenvolvimento. A fase da mórula é a fase final antes do desenvolvimento do blastocisto.

Mórula – Blastômeros

Mórula, massa sólida de blastômeros resultante de uma série de clivagens de um zigoto, ou ovo fertilizado.

Seu nome deriva de sua semelhança com uma amoreira (latim: morum).

Uma mórula é geralmente produzida naquelas espécies cujos ovos contêm pouca gema e, conseqüentemente, sofrem clivagem completa.

Esses blastômeros na superfície da mórula dão origem a partes extra-embrionárias do embrião. As células do interior, a massa celular interna, se desenvolvem no embrião propriamente dito.

Mórula – Processo

Neste ponto, a célula fertilizada é referida como um zigoto.

Algumas horas após a fertilização, o zigoto inicia um processo de rápida divisão celular interna.

Primeiro divide-se em duas células, depois em quatro células, depois oito células e assim por diante, duplicando o número em cada divisão.

Este processo de clivagem, ou divisão celular de um zigoto, é conhecido como segmentação. Segmentação transforma o zigoto em um aglomerado de células conhecido como mórula

O que é uma Mórula?

A mórula é um dos primeiros estágios do desenvolvimento embrionário, ocorrendo antes do embrião ter sido implantado, mas depois de fertilizado.

Esta fase é geralmente alcançada em cerca de quatro a cinco dias após a fertilização, e é seguida pelo desenvolvimento da blástula, um aglomerado de células em torno de uma cavidade cheia de líquido.

A mórula é um importante estado de desenvolvimento e pode ser facilmente identificada em um microscópio de alta potência usado para monitorar o desenvolvimento embrionário.

O desenvolvimento embrionário começa com a fertilização para criar um zigoto. O zigoto começa a se replicar e a se dividir, permanecendo ainda dentro dos limites da zona pelúcida, a membrana que envolve o exterior do ovo. Quando cerca de 12 a 30 células se desenvolveram, o embrião em crescimento se torna uma mórula. As células têm uma aparência ligeiramente desfocada e parecem estar funcionando juntas. Eles também são muito pequenos, porque ainda estão dentro da zona pelúcida. Assim, o número de células aumenta, mas o tamanho geral permanece o mesmo.

Uma vez no estágio de mórula, as células começam a se diferenciar e se organizar na forma da blástula. Isso também marca o início da desintegração da zona pelúcida, permitindo que o embrião cresça e implante, conectando o embrião com a parede uterina para que a placenta possa se desenvolver. Todos esses são marcos críticos no desenvolvimento embrionário e cada ponto de referência também representa um estágio em que o desenvolvimento pode dar errado ou parar, às vezes sem causa aparente.

Mórula
Mórula

Mórula
Um zigoto se replica e se divide para formar uma mórula

Vista sob ampliação, esta bola compacta de células lembra o fruto da amoreira.

Isto é referenciado no nome “mórula“, latim para “amoreira”.

O número de células envolvidas pode mudar porque, à medida que as células começam a se dividir, elas podem se dividir em taxas diferentes. Os embriões em desenvolvimento não seguem uma progressão exponencial de duas, quatro, oito, 16 e 32 células, em outras palavras; a qualquer momento, o número de células no embrião pode variar.

Quando as pessoas são tratadas com fertilização in vitro para problemas de infertilidade, os médicos pretendem transferir os embriões após o estágio de mórula para que possam implantar dentro do útero.

Se o embrião em desenvolvimento ainda é uma mórula depois de cinco dias, isso levanta a preocupação de que ele não se desenvolva mais e não seja mais viável, embora possa ser perfeitamente saudável e um pouco mais lento do que o habitual. Alguns médicos gostam de esperar pela transferência até estarem confiantes de que a divisão celular e o desenvolvimento ainda estão ocorrendo, enquanto outros podem ir em frente e transferir uma mórula.

Fonte: embryology.med.unsw.edu.au/www.wisegeek.org/www.britannica.com/www.fertilitysmarts.com/en.oxforddictionaries.com/www.advancedfertility.com

Veja também

Endoderma

PUBLICIDADE Definição de endoderma Endoderma ou Endoderme é a mais interna das três camadas germinativas, …

Alelos Múltiplos

PUBLICIDADE O que são alelos múltiplos? Os alelos múltiplos ou polialelia são casos em que …

Bentos

Bentos

PUBLICIDADE O que são bentos? A palavra bentos tem origem grega, significando benthos = profundidade. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.