Breaking News
Home / Biologia / Eucarioto

Eucarioto

PUBLICIDADE

Definição

Um eucarioto é qualquer organismo que tenha como unidade estrutural fundamental um tipo de célula ou mais células, cada uma das quais com um núcleo e outros compartimentos intracelulares bem desenvolvidos.

Os eucariotos incluem todos os organismos, exceto bactérias, vírus e certas algas (verde-azuladas) que, por outro lado, são procariotos.

Origem

Os eucariotos incluem fungos, animais e plantas, bem como alguns organismos unicelulares.

As células eucarióticas têm cerca de 10 vezes o tamanho de um procarionte e podem ser até 1000 vezes maiores em volume.

A diferença principal e extremamente significativa entre procariontes e eucariotos é que as células eucarióticas contêm compartimentos ligados à membrana nos quais ocorrem atividades metabólicas específicas.

O mais importante deles é a presença de um núcleo, um compartimento delineado por membrana que abriga o DNA da célula eucariótica.

É esse núcleo que dá nome ao eucarioto.

Eucarioto significa núcleo verdadeiro.

Organismos eucarióticos também têm outras estruturas especializadas, chamadas organelas, que são pequenas estruturas dentro das células que desempenham funções dedicadas.

Como o nome indica, você pode pensar nas organelas como pequenos órgãos.

Há uma dúzia de tipos diferentes de organelas comumente encontradas em células eucarióticas.

A origem da célula eucariótica foi um marco na evolução da vida.

Embora os eucariotos usem o mesmo código genético e processos metabólicos que os procariontes, seu maior nível de complexidade organizacional permitiu o desenvolvimento de organismos verdadeiramente multicelulares.

Sem eucariotos, o mundo careceria de mamíferos, pássaros, peixes, invertebrados, cogumelos, plantas e organismos unicelulares complexos.

O que é um eucarioto?

Um eucarioto é um tipo de célula (ou organismo unicelular) que possui um núcleo e organelas ligadas à membrana, em contraste com os procariontes (bactérias e arquéias) que não possuem.

Eucarioto significa “bom / verdadeiro amendoim / amêndoa” em grego, referindo-se ao núcleo, enquanto “procarionte” significa “antes da amêndoa / amêndoa”.

As células eucarióticas tendem a ser maiores (cerca de uma ordem de magnitude) e muito mais complexas que as células procarióticas.

Todas as plantas, animais, fungos e muitos microorganismos são eucariotos. As células eucarióticas apresentam numerosas organelas ou subunidades celulares com funções designadas. Isso inclui mitocôndrias (que alimentam a célula), retículo endoplasmático (sintetiza biomoléculas importantes), aparelho de Golgi (processa e empacota biomoléculas), lisossomos (que decompõem material morto ou estranho), centríolos (que mediam a divisão celular), cloroplastos (encontrados em plantas) e um citoesqueleto forte. Todas essas organelas flutuam no citoplasma, um fluido pegajoso e semi-transparente que funciona como o “sangue” da célula.

Além disso, as células eucarióticas podem ter uma variedade de características de superfície usadas para locomoção ou proteção não encontradas em procariontes.

Exemplos incluem flagelos, como os encontrados no esperma humano, e uma parede celular, encontrada nas plantas. As células dos fungos têm uma parede celular da quitina, o mesmo material usado pelos insetos para seus exoesqueletos.

Fungos como cogumelos não se sentem muito em contato porque a espessura de suas paredes de quitina é muito menor do que os exoesqueletos de quitina de insetos e outros artrópodes.

Os eucariotos têm potencial para uma complexidade e diversidade muito maiores do que as células procarióticas.

Algumas organelas nas células eucarióticas são na verdade ancestrais de procariontes, que já tiveram uma relação simbiótica com o eucarioto, mas que foram absorvidos por ele. Exemplos incluem mitocôndrias e cloroplastos.

As mitocôndrias têm até seu próprio DNA, que ao longo do tempo evolutivo foi lentamente transferido para o núcleo mais protegido.

Os eucariotos são mais recentes na vida na Terra do que os procariontes. Enquanto os procariontes evoluíram 3,4 – 2,7 bilhões de anos atrás, os eucariotos evoluíram entre 2,1 e 1,6 bilhões de anos atrás, embora algumas evidências indiquem uma possível origem de 2,7 bilhões de anos atrás. Os primeiros fósseis de eucariotos datam de 1,2 bilhão de anos atrás, na forma de algas vermelhas, um tipo de alga marinha.

Resumo

Eucarioto, qualquer célula ou organismo que possua um núcleo claramente definido.

A célula eucariótica possui uma membrana nuclear que circunda o núcleo, na qual estão localizados os cromossomos bem definidos (corpos que contêm o material hereditário).

As células eucarióticas também contêm organelas, incluindo mitocôndrias (trocadores de energia celular), um aparelho de Golgi (aparelho secretor), um retículo endoplasmático (um sistema de membranas do tipo canal dentro da célula) e lisossomos (aparelho digestivo de muitos tipos celulares).

Existem várias exceções para isso, no entanto; por exemplo, a ausência de mitocôndrias e um núcleo nos glóbulos vermelhos e a falta de mitocôndrias nas espécies Monocercomonoides.

As mitocôndrias são uma organela eucariótica definidora

Fonte: Editores Portal São Francisco

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Nucleotídeos

PUBLICIDADE Definição Um nucleotídeo é o componente básico dos ácidos nucleicos. RNA e DNA são polímeros feitos …

Fibroblasto

Fibroblasto

PUBLICIDADE Definição Os fibroblastos são as principais células responsáveis pela produção de colágeno, glicosaminoglicanos e proteoglicanos, que …

Vasopressina

PUBLICIDADE A vasopressina é um secretado pelo lobo posterior da hipófise ou obtido sinteticamente que …