Breaking News
Home / Biologia / Bentos

Bentos

PUBLICIDADE

O que são bentos?

A palavra bentos tem origem grega, significando benthos = profundidade. São organismos que vivem em associação no fundo dos ambientes aquáticos, vivendo fixos ou não ao substrato.

As espécies variam bastante e, são influenciadas por uma série de fatores ambientais. Os organismos bentônicos que vivem sobre a superfície do substrato são denominados epifauna, já os que se enterram no substrato são chamados de infauna.

A distribuição dos organismos bentônicos é diversificada pela salinidade da água, tipo de sedimento, temperatura, correntes, energia das ondas, entre outros e tende a ser maior em águas mais quentes. A composição e diversidade das comunidades bentônicas diferem de acordo com o ecossistema, região bioclimática e também com as características específicas de cada habitat.

Bentos

Costões rochosos, manguezais, recifes de corais, praias arenosas, marismas, estuários, comunidades de algas marinhas são exemplos de habitats bentônicos. Os recifes de corais destacam-se por serem um dos habitat que abriga o maior número de espécies no planeta, oferecendo um ambiente estável, seguro, fonte de dióxido de carbono e nutrientes.

Podem ser classificados em:

Zoobentos: organismos heterotróficos, ou seja, que não produzem seu próprio alimento.

Fitobentos: organismos autotróficos, vegetais e algas que vivem no fundo do ambiente aquático. Como dependem de luz, vivem em locais rasos e de águas claras.

Os organismos bentônicos também recebem uma classificação de acordo com seu tamanho, sendo está:

– microbentos;
– meiobentos;
– macrobentos;
– megabentos.

São importantes para o equilíbrio ecológico e utilizados como bioindicadores da qualidade do ambiente. Todos os organismos bentônicos participam da cadeia alimentar aquática, muitos servem de alimento para uma variedade de animais de níveis tróficos superiores.

Os zoobentos relacionam-se com a disponibilização de nutrientes e com o processo de decomposição de matéria orgânica.

Os fitobentos com a distribuição de oxigênio e nutrientes.

Os bentos são extremamente importantes para a remineralização da matéria orgânica tornando novamente os nutrientes disponíveis, sendo fundamental para produtividade primária nos estuários. Outra série de invertebrados bentônicos, por exemplo, mariscos são consumidos por seres humanos.

Camila Correia

Veja também

Mórula

PUBLICIDADE Definição Mórula é a massa de células resultante da clivagem do óvulo antes da …

Gástrula

PUBLICIDADE Gástrula – Definição Gástrula é um embrião metazoário em estado inicial de formação de …

Blástula

PUBLICIDADE Definição Um embrião animal no estágio inicial de desenvolvimento no qual consiste geralmente de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.